Inscreva-se nos cursos on-line e gratuitos “Nas tramas do texto” e “Leitura vai, escrita vem”
Com foco no trabalho com leitura e produção textual no contexto escolar, os cursos são gratuitos, on-line e oferecem certificado
Que tal aprimorar seus conhecimentos sobre leitura e escrita na escola, no horário que tiver disponível? As inscrições para os cursos “Nas tramas do texto” e “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula” estão abertas. Ambos são gratuitos, on-line e oferecem certificado.
A(O) cursista tem flexibilidade para assistir às aulas e fazer as atividades nos horários de sua preferência. A conclusão do curso pode ser realizada até 24 de novembro.
Atenção: para realizar sua inscrição é necessário ter o cadastro atualizado no Portal e estar logado(a) no momento. Clique aqui para fazer seu cadastro no Portal. Caso acesse a página do curso antes do horário de abertura das inscrições, recomendamos que atualize o site às 10 horas (horário de Brasília) para visualizar o botão de inscrição.
Para se inscrever, clique no nome do curso desejado e você será encaminhado para a página com mais informações, com o botão de inscrição ao final. Clique aqui e siga o passo a passo para fazer a sua inscrição.
Cada curso disponibiliza 3.000 vagas, mas só é possível fazer um curso por vez. Veja abaixo qual atende melhor às suas necessidades neste momento.
Verifique as principais características de cada curso e, para mais informações e inscrições, clique no nome do curso:

Leitura vai, escrita vem:
práticas em sala de aula
Objetivo: Oferecer reflexões teóricas e sugestões práticas para educadores e educadoras que queiram aprimorar dinâmicas de sala de aula para o ensino de leitura na escola.
Certificação total: 60 horas
Certificação parcial: 15 horas por unidade concluída.
Conteúdo e atividades
- Aulas de reflexão teórica e orientação para prática.
- Fóruns de discussão livres.
- Exercícios de resposta automática.
- 1 avaliação por unidade.

Objetivo: Proporcionar a reflexão sobre questões teóricas e práticas relativas ao ensino e à aprendizagem de produção de textos, por meio da análise de produções escritas por jornalistas, escritores e, principalmente, estudantes. Aprofundamento conceitual nos conteúdos mobilizados nos processos de escrita e de reescrita.
Certificação: 60 horas
Conteúdo e atividades
- Videoaulas com reflexões teóricas e orientação para prática.
- Fóruns de discussão livres.
- Exercícios de resposta automática.
- 1 avaliação por módulo.
Informações gerais
Investimento: todos os cursos on-line oferecidos pelo Programa Escrevendo o Futuro são gratuitos.
Quantidade: só é possível realizar um curso por vez. Após se inscrever em uma turma, a(o) cursista só poderá voltar a se inscrever em outro curso depois de obter o certificado ou no semestre seguinte, no caso daqueles que não se certificarem.
Cadastro no Portal: para se inscrever nos cursos on-line é obrigatório fazer o cadastro no Portal Escrevendo o Futuro. Se você ainda não possui cadastro ou se precisa fazer alguma atualização, clique aqui.
Certificação: todos os cursos oferecem certificado para as(os) cursistas concluintes, indicando a duração total do curso, o período de oferecimento e o programa resumido. A autenticidade dos certificados emitidos pode ser comprovada aqui.
Dúvidas e informações: envie um e-mail para escrevendocursos@cenpec.org.br.