Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        
Assunto: null
Autora: Marina Almeida
09 Fevereiro 2022

Especial sobre relatos de prática e mentoria para professores(as) de escolas que atendem aos critérios de reserva de vagas estão entre as ações previstas para este ano

Este será um ano de intensa formação no Programa Escrevendo o Futuro. Em 2022, as ações têm como foco o apoio ao trabalho dos(as) professores(as), oferecendo cursos on-line, material pedagógico e ações para ajudar os(as) educadores(as) a desenvolver sua escrita no relato de prática. Outra novidade é uma formação voltada aos(às) profissionais de escolas com Inse (Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica) baixo ou muito baixo, e que estão abaixo da meta regional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

“Em 2022, nosso principal objetivo é adensar o potencial formativo do Programa frente ao público de professores(as) de todas as unidades federativas que atuam em escolas que atendem aos critérios de reserva de vaga implementados no concurso em 2021: Inse baixo e muito baixo e Ideb abaixo da meta regional”, diz Maria Aparecida Laginestra, coordenadora do Programa Escrevendo o Futuro. Ela conta que, dentro desse recorte, estão inclusos tanto os(as) educadores(as) que já participaram do concurso como também aqueles(as) que nunca se inscreveram na Olimpíada de Língua Portuguesa.

Mentoria

Com formato de mentoria, a formação será acompanhada pelos(as) docentes membros da Rede de Ancoragem e apoiada por colaboradores(as) do Programa. Além de contribuir com o trabalho pedagógico desenvolvido pelos(as) docentes com os(as) estudantes dessas escolas, outro objetivo é aprofundar a reflexão e a prática sobre a escrita do professor, por meio da elaboração do relato de prática.

“Com essa formação, pretendemos apoiar o(a) professor(a) e instigá-lo(la) a desenvolver um registro reflexivo, elaborado ao longo do seu percurso, que amplie as perspectivas de planejamento, tarefas pedagógicas, vivências da sala de aula, acertos, revisões de percurso, imprevistos, oportunidades, decisões rápidas, êxitos e lembretes para o futuro”, conta Maria Aparecida. Ela ainda ressalta que o registro dessa vivência deve ir além de um relatório descritivo das atividades desenvolvidas, trazendo também reflexões e aprendizados, como indicam as orientações do texto “A tessitura do Relato de prática”.

Apoio pedagógico

As ações formativas de 2022 incluem ainda a realização de cursos on-line mediados e autoformativos e a produção de material de apoio pedagógico. O relato de prática e a escrita docente também terão espaço: o gênero será tema de um especial do Portal Escrevendo o Futuro. “Em razão dos desafios que ainda serão enfrentados em 2022 por conta da pandemia de Covid-19 e seus impactos, a proposta deste ano aposta nas ações remotas”, ressalta Maria Aparecida.

Com atualização quinzenal, o Portal trará artigos, materiais formativos, recursos pedagógicos e notícias sobre o Programa e outros temas de interesse relacionados à educação e cultura. Maria Aparecida ainda ressalta o compromisso do Programa com a diversidade, contemplando conteúdos literários de diferentes autores(as): escritores(as) canônicos, de nacionalidades africanas, afro-brasileiros(as), indígenas e periféricos(as).

A publicação de Planos de Aula e a realização de webinários com especialistas são outras ações programadas como recursos de apoio à prática de educadores(as). Já a revista Na Ponta do Lápis trará uma edição especial, prevista para março, com relatos de participantes da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada em 2021. Professores(as), estudantes e formadores(as) contarão suas experiências com a edição, a primeira realizada de forma totalmente remota. Todas as ações serão divulgadas na página do Portal Escrevendo o Futuro, no boletim quinzenal e nas redes sociais do Programa (Facebook, Instagram e Twitter).


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé