Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        
Assunto: null
Autora: Marina Almeida
29 Setembro 2021

On-line e gratuito, o curso é composto por textos, vídeos, áudios e exercícios que abordam os gêneros Poema, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário

Para se inscrever no curso "Avaliação textual", clique aqui

Estão abertas as inscrições para o curso “Avaliação textual”. Gratuito e on-line, o curso dá direito à certificado e pode ser concluído até o dia 29 de novembro.

O “Avaliação textual: análises e propostas” é um curso autoformativo, ou seja, sem a presença de um(a) mediador(a) nas turmas, e o(a) participante pode realizar seus estudos nos horários de sua preferência, garantindo flexibilidade e autonomia na gestão do processo.

Para se inscrever, clique aqui e acesse a página do curso “Avaliação textual”, e, na sequência, clique no botão “Quero me inscrever”. Para realizar sua inscrição é necessário ter o cadastro atualizado no Portal Escrevendo o Futuro e estar logado no momento. Veja também outros cursos com inscrições abertas aqui, mas lembre-se de que só é possível se inscrever em um curso por vez.

Leia mais:

- Passo a passo para se inscrever nos cursos on-line e autoformativos

- Inscrições abertas para cursos on-line, gratuitos e autoformativos

- Conheça as propostas do curso on-line e gratuito Nas tramas do texto

Sobre o curso

O “Avaliação textual” propõe reflexões e atividades que auxiliam o(a) participante a aprofundar-se nas características dos gêneros abordados, a partir da análise de diferentes aspectos de produções escritas ou audiovisuais, como adequação ao gênero, convenções da escrita, marcas de autoria, entre outras questões, com vistas aos processos de avaliação e aprimoramento. Após uma introdução sobre avaliação da escrita e multiletramentos, o curso é dividido em módulos que se aprofundam nos gêneros que fazem parte da Olimpíada de Língua Portuguesa: Crônica, Memórias literárias, Artigo de opinião, Documentário e Poema.

Além das explicações, vídeos com entrevistas, áudios e exercícios, o curso apresenta uma série de exemplos de textos e documentários. O objetivo é permitir ao(à) cursista conhecer melhor as características de cada um dos gêneros, ampliar a sensibilidade e os recursos como leitor(a), avaliador(a) e colaborador(a) das produções dos(as) estudantes e pensar no ensino e aprendizagem desses gêneros no contexto escolar.

Linguagem acessível e dimensão prática

A professora Priscila Werneck Avellar do Amaral, que atua na rede estadual de São Paulo, cursou o “Avaliação textual” no segundo semestre de 2019. Ela diz que as análises de crônicas e artigos de opinião compartilhadas durante o curso proporcionaram importantes reflexões sobre como conduzir o trabalho com esses gêneros.

O curso apoiou minhas reflexões sobre como trabalhar com esses gêneros, o que esperar da aprendizagem dos estudantes e como avaliá-los. Algumas reflexões sobre poemas, também, foram extremamente importantes.

A dimensão prática dos cursos também a agradou:

Adorei a linguagem simples e objetiva, que nos leva à reflexão sobre as práticas em sala de aula. Algumas atividades dos cursos, eu copiava e adaptava à realidade dos meus estudantes.

Atualmente trabalhando na formação de coordenadores, Priscila conta que sempre indica os cursos do Programa para os profissionais com que atua.

Estrutura

Organizado em cinco módulos, o curso tem carga horária total de 60 horas. Caso o(a) participante tenha interesse apenas nos módulo de alguns gêneros, ele pode cursar somente este módulo e obter um certificado parcial – de 10 horas para os módulos Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de opinião ou de 20 horas para o módulo Documentário. Para isso, é preciso realizar as atividades de avaliação ao final de cada módulo.

O curso também conta com uma Biblioteca, que reúne os principais textos utilizados em cada módulo do curso, e um fórum Sala dos Professores para troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos entre os(as) participantes.

Veja algumas imagens do ambiente virtual de aprendizagem:

Aula

Entrevistas

Atividades

Biblioteca


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé