Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Inscrições para o curso Avaliação textual têm início na segunda-feira, dia 04/10

Marina Almeida

07 de agosto de 2023

On-line e gratuito, o curso é composto por textos, vídeos, áudios e exercícios que abordam os gêneros Poema, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário

Estão abertas as inscrições para o curso “Avaliação textual”. Gratuito e on-line, o curso dá direito à certificado e pode ser concluído até o dia 29 de novembro.

O “Avaliação textual: análises e propostas” é um curso autoformativo, ou seja, sem a presença de um(a) mediador(a) nas turmas, e o(a) participante pode realizar seus estudos nos horários de sua preferência, garantindo flexibilidade e autonomia na gestão do processo.

Para se inscrever, clique aqui e acesse a página do curso “Avaliação textual”, e, na sequência, clique no botão “Quero me inscrever”. Para realizar sua inscrição é necessário ter o cadastro atualizado no Portal Escrevendo o Futuro e estar logado no momento. Veja também outros cursos com inscrições abertas aqui, mas lembre-se de que só é possível se inscrever em um curso por vez.

Leia mais:

- Passo a passo para se inscrever nos cursos on-line e autoformativos

- Inscrições abertas para cursos on-line, gratuitos e autoformativos

- Conheça as propostas do curso on-line e gratuito Nas tramas do texto

Sobre o curso

O “Avaliação textual” propõe reflexões e atividades que auxiliam o(a) participante a aprofundar-se nas características dos gêneros abordados, a partir da análise de diferentes aspectos de produções escritas ou audiovisuais, como adequação ao gênero, convenções da escrita, marcas de autoria, entre outras questões, com vistas aos processos de avaliação e aprimoramento. Após uma introdução sobre avaliação da escrita e multiletramentos, o curso é dividido em módulos que se aprofundam nos gêneros que fazem parte da Olimpíada de Língua Portuguesa: Crônica, Memórias literárias, Artigo de opinião, Documentário e Poema.

Além das explicações, vídeos com entrevistas, áudios e exercícios, o curso apresenta uma série de exemplos de textos e documentários. O objetivo é permitir ao(à) cursista conhecer melhor as características de cada um dos gêneros, ampliar a sensibilidade e os recursos como leitor(a), avaliador(a) e colaborador(a) das produções dos(as) estudantes e pensar no ensino e aprendizagem desses gêneros no contexto escolar.

Linguagem acessível e dimensão prática

A professora Priscila Werneck Avellar do Amaral, que atua na rede estadual de São Paulo, cursou o “Avaliação textual” no segundo semestre de 2019. Ela diz que as análises de crônicas e artigos de opinião compartilhadas durante o curso proporcionaram importantes reflexões sobre como conduzir o trabalho com esses gêneros.

O curso apoiou minhas reflexões sobre como trabalhar com esses gêneros, o que esperar da aprendizagem dos estudantes e como avaliá-los. Algumas reflexões sobre poemas, também, foram extremamente importantes.

A dimensão prática dos cursos também a agradou:

Adorei a linguagem simples e objetiva, que nos leva à reflexão sobre as práticas em sala de aula. Algumas atividades dos cursos, eu copiava e adaptava à realidade dos meus estudantes.

Atualmente trabalhando na formação de coordenadores, Priscila conta que sempre indica os cursos do Programa para os profissionais com que atua.

Estrutura

Organizado em cinco módulos, o curso tem carga horária total de 60 horas. Caso o(a) participante tenha interesse apenas nos módulo de alguns gêneros, ele pode cursar somente este módulo e obter um certificado parcial – de 10 horas para os módulos Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de opinião ou de 20 horas para o módulo Documentário. Para isso, é preciso realizar as atividades de avaliação ao final de cada módulo.

O curso também conta com uma Biblioteca, que reúne os principais textos utilizados em cada módulo do curso, e um fórum Sala dos Professores para troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos entre os(as) participantes.

Veja algumas imagens do ambiente virtual de aprendizagem:

Aula

Entrevistas

Atividades

Biblioteca

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

sequência didática, planejamento de aula, gestos didáticos, planejamento docente

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

Luiz Gama, poema, poesia, texto literário

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, formação docente, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL, literatura indígena

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000