Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Conheça as propostas do curso on-line e gratuito Nas tramas do texto

Marina Almeida

07 de agosto de 2023

Formação é composta por videoaulas, leituras, atividades e fóruns entre os(as) participantes

Para proporcionar reflexões sobre a produção de textos e a reescrita em sala de aula, o curso “Nas tramas do texto” traz videoaulas, leituras, atividades de resposta automática, fóruns de discussão, entrevistas e áudios. Gratuito e on-line, o curso dá direito à certificado e está com inscrições abertas. Para se inscrever, clique aqui.

Partindo da leitura de notícias, crônicas de escritores consagrados e também de produções de estudantes, o curso leva as(os) participantes a pensarem sobre todo o processo de produção escrita, do planejamento à revisão e aprimoramento do texto.

O “Nas tramas do texto” é organizado em quatro módulos que abordam questões como os fatores de textualidade; a prática social da escrita; a coerência e a coesão; a crônica como produto cultural e as possibilidades de construção de textos desse gênero; a metodologia no ensino de produção textual; o planejamento didático a partir das necessidades de estudantes; a revisão coletiva do texto, entre outras.

Reescrita

A professora Nilva Luzia Alves de Castro, de Visconde do Rio Branco (MG), cursou o "Nas tramas do texto" e conta que os conteúdos ofereceram apoio fundamental para as suas aulas.

Neste curso, adquiri segurança para propor às minhas alunas e alunos a reescrita textual – tarefa em que encontrava muitas dificuldades por não saber como conduzi-la.

“Entendi que a revisão do texto integra todo o processo de produção escrita, ou seja, a revisão se inicia já na primeira versão escrita pela(o) aluna(o)”, diz a professora. Nilva ainda ressalta a importância de se atentar às etapas envolvidas nesse trabalho: avaliação diagnóstica das produções, planejamento, realização das atividades e orientação para a revisão. Para ela, também foi importante o curso mostrar como outras(os) professoras(es) organizam suas práticas de ensino.

Os vídeos ressaltam a importância de os alunos estarem cientes dos objetivos das atividades realizadas, fazendo com que acompanhem e avaliem seus próprios aprendizados.

Estrutura e funcionamento

Após assistir às aulas, acompanhar as leituras e realizar as atividades de cada módulo, a(o) participante pode acessar e fazer o download do PDF com a síntese dos principais temas abordados. Também há a indicação de leituras complementares e fóruns de discussão entre as(os) participantes. Ao final de cada módulo, a(o) participante faz uma avaliação que retoma os conteúdos estudados.

Para ajudar na organização dos estudos e no aprofundamento dos temas, a(o) cursista conta também com uma Biblioteca, onde tem acesso a todos os textos citados ao longo do curso, além de outros materiais de apoio. Já o Glossário traz a definição de termos utilizados nas aulas.

Veja algumas imagens do ambiente virtual de aprendizagem:

Videoaula

Tela de um trecho de aula

Conteúdos do módulo 3

Glossário

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

formação leitora, ensino de literatura, literatura de autoria feminina, literaturas e identidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, poema, texto literário, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, revista NPL, educação para as relações étnico-raciais, formação docente, literatura indígena

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000