Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
formação leitora, ensino de literatura, literatura de autoria feminina, literaturas e identidades
Formação é composta por videoaulas, leituras, atividades e fóruns entre os(as) participantes
Para proporcionar reflexões sobre a produção de textos e a reescrita em sala de aula, o curso “Nas tramas do texto” traz videoaulas, leituras, atividades de resposta automática, fóruns de discussão, entrevistas e áudios. Gratuito e on-line, o curso dá direito à certificado e está com inscrições abertas. Para se inscrever, clique aqui.
Partindo da leitura de notícias, crônicas de escritores consagrados e também de produções de estudantes, o curso leva as(os) participantes a pensarem sobre todo o processo de produção escrita, do planejamento à revisão e aprimoramento do texto.
O “Nas tramas do texto” é organizado em quatro módulos que abordam questões como os fatores de textualidade; a prática social da escrita; a coerência e a coesão; a crônica como produto cultural e as possibilidades de construção de textos desse gênero; a metodologia no ensino de produção textual; o planejamento didático a partir das necessidades de estudantes; a revisão coletiva do texto, entre outras.
Reescrita
A professora Nilva Luzia Alves de Castro, de Visconde do Rio Branco (MG), cursou o "Nas tramas do texto" e conta que os conteúdos ofereceram apoio fundamental para as suas aulas.
“Neste curso, adquiri segurança para propor às minhas alunas e alunos a reescrita textual – tarefa em que encontrava muitas dificuldades por não saber como conduzi-la.”
“Entendi que a revisão do texto integra todo o processo de produção escrita, ou seja, a revisão se inicia já na primeira versão escrita pela(o) aluna(o)”, diz a professora. Nilva ainda ressalta a importância de se atentar às etapas envolvidas nesse trabalho: avaliação diagnóstica das produções, planejamento, realização das atividades e orientação para a revisão. Para ela, também foi importante o curso mostrar como outras(os) professoras(es) organizam suas práticas de ensino.
“Os vídeos ressaltam a importância de os alunos estarem cientes dos objetivos das atividades realizadas, fazendo com que acompanhem e avaliem seus próprios aprendizados.”
Estrutura e funcionamento
Após assistir às aulas, acompanhar as leituras e realizar as atividades de cada módulo, a(o) participante pode acessar e fazer o download do PDF com a síntese dos principais temas abordados. Também há a indicação de leituras complementares e fóruns de discussão entre as(os) participantes. Ao final de cada módulo, a(o) participante faz uma avaliação que retoma os conteúdos estudados.
Para ajudar na organização dos estudos e no aprofundamento dos temas, a(o) cursista conta também com uma Biblioteca, onde tem acesso a todos os textos citados ao longo do curso, além de outros materiais de apoio. Já o Glossário traz a definição de termos utilizados nas aulas.
Veja algumas imagens do ambiente virtual de aprendizagem:
Videoaula
Tela de um trecho de aula
Conteúdos do módulo 3
Glossário
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