Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        
Assunto: null
Autora: Marina Almeida
22 Setembro 2021

Formação é composta por videoaulas, leituras, atividades e fóruns entre os(as) participantes

Para proporcionar reflexões sobre a produção de textos e a reescrita em sala de aula, o curso “Nas tramas do texto” traz videoaulas, leituras, atividades de resposta automática, fóruns de discussão, entrevistas e áudios. Gratuito, on-line e autoformativo, o curso dá direito à certificado e está com inscrições abertas. Para se inscrever, clique aqui.

Leia mais:

- Curso on-line Nas tramas do texto: caminhos para reescrita

- Inscrições abertas para cursos on-line, gratuitos e autoformativos

Passo a passo para se inscrever nos cursos on-line e autoformativos

Partindo da leitura de notícias, crônicas de escritores consagrados e também de produções de estudantes, o curso leva os(as) participantes a pensarem sobre todo o processo de produção escrita, do planejamento à revisão e aprimoramento do texto.

O “Nas tramas do texto” é organizado em quatro módulos que abordam questões como os fatores de textualidade; a prática social da escrita; a coerência e a coesão; a crônica como produto cultural e as possibilidades de construção de textos desse gênero; a metodologia no ensino de produção textual; o planejamento didático a partir das necessidades de estudantes; a revisão coletiva do texto, entre outras.

Reescrita

A professora Nilva Luzia Alves de Castro, de Visconde do Rio Branco (MG), cursou o "Nas tramas do texto" no primeiro semestre deste ano. Ela, que participa da Olimpíada de Língua Portuguesa desde suas primeiras edições, conta que o curso foi um apoio fundamental para ajudá-la a realizar algumas atividades dos Cadernos Docentes.

Neste curso, adquiri segurança para propor aos meus alunos e alunas a reescrita textual – tarefa em que encontrava muitas dificuldades por não saber como conduzi-la.

“Entendi que a revisão do texto integra todo o processo de produção escrita, ou seja, a revisão se inicia já na primeira versão escrita pelo aluno”, diz a professora. Nilva ainda ressalta a importância de se atentar às etapas envolvidas nesse trabalho: avaliação diagnóstica das produções, planejamento, realização das atividades e orientação para a revisão. Para ela, também foi importante o curso mostrar como outros(as) professores(as) organizam suas práticas de ensino.

Os vídeos ressaltam a importância de os alunos estarem cientes dos objetivos das atividades realizadas, fazendo com que acompanhem e avaliem seus próprios aprendizados.

Nesta edição da Olimpíada, Nilva participa com seus alunos e alunas nos gêneros Crônica e Poema. “Eu compartilhei algumas atividades do curso com os alunos de Crônica, do 8º ano, como sugerido. Já com os alunos do 5º ano, de Poema, a atividade de maior relevância para o aprimoramento dos textos foi a escrita coletiva, realizada com a ferramenta Padlet associada ao Google Meet.

Estrutura e funcionamento

Após assistir às aulas, acompanhar as leituras e realizar as atividades de cada módulo, o(a) participante pode acessar e fazer o download do PDF com a síntese dos principais temas abordados. Também há a indicação de leituras complementares e fóruns de discussão entre os(as) participantes. Ao final de cada módulo, o(a) participante faz uma avaliação que retoma os conteúdos estudados.

Para ajudar na organização dos estudos e no aprofundamento dos temas, o(a) cursista conta também com uma Biblioteca, onde tem acesso a todos os textos citados ao longo do curso, além de outros materiais de apoio. Já o Glossário traz a definição de termos utilizados nas aulas.

Veja algumas imagens do ambiente virtual de aprendizagem:

Videoaula

Tela de um trecho de aula

Conteúdos do módulo 3

Glossário


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé