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Perguntas e Respostas sobre a Etapa Estadual e a Comissão Julgadora Estadual

Marina Almeida

07 de agosto de 2023

Respondemos às dúvidas sobre o papel de representantes e avaliadores da Comissão Julgadora Estadual,
responsáveis pela seleção dos materiais até 1º de outubro

Na Etapa Estadual, os estados e o Distrito Federal vão organizar Comissões Estaduais para avaliar os materiais – Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma – que foram selecionados pelas Comissões Municipais. Esta Etapa, que acontece de 3 de setembro a 1º de outubro, vai definir os(as) professores(as) e suas respectivas turmas semifinalistas da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Respondemos às dúvidas sobre a organização da Comissão Julgadora Estadual e o trabalho de avaliadores(as) na seleção dos materiais elaborados pelos(as) professores(as) e suas turmas das escolas públicas municipais, estaduais e federais.

Se tiver alguma dúvida, ligue para a nossa Central de Atendimento no telefone 0800 771 9310 ou envie um e-mail para olimpiada@cenpec.org.br.

Leia mais:

Clique na pergunta para ler a resposta:

P: 1. O que é a Etapa Estadual?

R: Na Etapa Estadual, que acontece de 3 de setembro a 1º de outubro, as Secretarias Estaduais de Educação organizam as Comissões Julgadoras Estaduais, que vão avaliar e selecionar os materiais - Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma - das escolas nas categorias do concurso: Poema, Crônica, Memórias Literárias, Documentário e Artigo de Opinião. Os materiais selecionados irão representar as escolas municipais, estaduais e federais localizadas no estado na Etapa Semifinal.

P: 2. Quem avalia os materiais na Etapa Estadual?

R: Os(As) avaliadores(as) que integram a Comissão Julgadora Estadual avaliam os materiais - Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma.

P: 3. É o(a) representante que organiza e coordena a Comissão Julgadora Estadual?

R: Sim, o(a) representante organiza e coordena a Comissão Julgadora Estadual. O(a) representante é indicado(a) pelo(a) Secretário(a) Estadual de Educação no momento de adesão ao concurso. AComissão também é acompanhada por um(a) representante da organização da Olimpíada em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal, em parceria com um(a) especialista de uma universidade pública.

P: 4. Quais as funções do(a) representante da Comissão Julgadora Estadual?

R: O(A) representante deve convidar os(as) avaliadores(as) que vão integrar a Comissão Julgadora Estadual e orientá-los(as) com base nos textos Tessitura do Relato de prática e Critérios de Avaliação para que leiam, avaliem e atribuam nota aos materiais dos(as) professore(as) e suas turmas no ambiente virtual. Na sequência, o(a) representante combina a reunião de encontro da Comissão (remota ou presencial) para validar e confirmar os materiais selecionados. Ao final, o(a) representante indica os materiais selecionados e gera a ata no sistema do Portal Escrevendo o Futuro.

P: 5. Quantos(as) avaliadores(as) fazem parte da Comissão Julgadora Estadual?

R: A Comissão Julgadora Estadual deve ter, no mínimo, 3 avaliadores(as) e ser composta por um número ímpar de participantes, para evitar empates nas votações. O número de avaliadores(as) depende da quantidade de materiais que serão avaliados em cada estado.

P: 6. Quem são os(as) avaliadores(as) da Comissão Julgadora Estadual?

R: Os(As) avaliadores(as) podem ser representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); professores(as) de Língua Portuguesa não inscritos(as) na Olimpíada; e representantes da comunidade reconhecidos(as) pelo domínio da Língua Portuguesa e da área do audiovisual como, por exemplo, repentistas, cordelistas, contadores(as) de histórias, jornalistas, escritores(as) e poetas. Os(As) avaliadores(as) não podem ter qualquer tipo de vínculo familiar, parental ou socioafetivo com os(as) professores(as) ou os alunos(as) das turmas inscritas.

P: 7. Os(As) avaliadores(as) devem selecionar um conjunto de materiais por gênero?

R: Sim. Os(As) avaliadores(as) vão avaliar e selecionar os conjuntos de materiais (Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma) de cada um dos gêneros do concurso.

Lembrando que a Olimpíada contempla 5 gêneros: Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião.

P: 8. Como os materiais são avaliados pelos(as) avaliadores(as)?

R: Para fazer a avaliação, os(as) avaliadores(as) devem conhecer o documento Tessitura do Relato de prática, com orientações sobre o Relato de Prática, Linha do tempo e Álbum da turma, que são fruto do trabalho desenvolvido pelos(as) professores(as) com seus(suas) alunos(as). Eles(as) também devem conhecer o texto Critérios de Avaliação.

P: 9. Cada conjunto de materiais será avaliado por quantos(as) avaliadores(as)?

R: Cada conjunto de materiais - Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma - deve ser avaliado por, no mínimo, 2 avaliadores(as).

P: 10. A avaliação é feita de forma on-line?

R: Sim, os(as) avaliadores(as) têm acesso aos materiais por meio do sistema do Portal Escrevendo o Futuro. Eles(as) precisam ler, avaliar, atribuir e inserir as notas no ambiente virtual com base nos Critérios de Avaliação.

P: 11. Quais as pontuações dos materiais: Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma?

R: Cada material tem a sua respectiva pontuação: o Relato de prática tem a pontuação máxima de 6 pontos, a Linha do tempo tem pontuação máxima de 2,5 pontos e o Álbum da turma tem a pontuação máxima de 1,5 pontos.

P: 12. Quais os critérios de avaliação do Relato de prática?

R: O Relato de prática tem a pontuação máxima de 6 pontos. Os critérios para avaliação do Relato de prática são: Delimitação do tema e contextualização do foco do Relato (1,5 ponto); Autoria e sustentação da reflexão desenvolvida (2 pontos); Análise e reflexão (2 pontos); e Convenções da escrita (0,5 ponto). Para mais informações, leia o texto Critérios de Avaliação.

P: 13. Quais os critérios de avaliação da Linha do tempo?

R: A Linha do tempo tem a pontuação máxima de 2,5 pontos. Os critérios para avaliação da Linha do tempo são: Representatividade da amostra de produções (1,5 ponto); e Evidências do trabalho realizado (1 ponto). Para mais informações, leia o texto Critérios de Avaliação.

P: 14. Quais os critérios de avaliação do Álbum da turma?

R: O Álbum da turma tem a pontuação máxima de 1,5 pontos. Os critérios para avaliação do Álbum da turma são:  Relevância do material selecionado (1 ponto); e Contribuição da legenda para a compreensão do material (0,5 ponto). Para mais informações, leia o texto Critérios de Avaliação.

P: 15. As notas podem ser redondas ou fracionadas?

R: As notas podem ser fracionadas. Por exemplo: se a pontuação máxima de um determinado critério de avaliação for 1 ponto, o avaliador pode atribuir uma nota de 0,7, conforme a sua avaliação.

P: 16. O(A) avaliador(a) pode mudar uma nota que já foi lançada no sistema do Portal Escrevendo o Futuro?

R: Sim. Enquanto o(a) representante não gerar e enviar a ata, o(a) avaliador(a) pode alterar a(s) nota(s) do(s) material(is) no sistema do Portal Escrevendo o Futuro.

P: 17. Quantos professores serão selecionados na Etapa Estadual?

R: Na Etapa Estadual, está prevista a seleção de 210 professores(as) semifinalistas e suas respectivas turmas de estudantes, segundo o Regulamento:

Cada um dos 26 Estados e o Distrito Federal contará com uma vaga garantida por categoria. As vagas restantes serão preenchidas de acordo com os critérios de reserva de vagas descritos a seguir:

  • uma vaga por Unidade Federativa para os Relatos de prática com melhores notas;
  • três vagas para cada região (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste) para os Relatos de prática com melhores notas e que atendam aos critérios de reserva de vaga.

As demais vagas, que não foram preenchidas pelos critérios de reserva de vagas, serão ocupadas pelos demais docentes inscritos, em ampla concorrência, considerando-se as melhores notas.

P: 18. Qual o novo critério de seleção para as Etapas Estadual, Semifinal e Final?

R: Nestas etapas, serão reservadas vagas para docentes que atuam em escolas com Inse (Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica) baixo ou muito baixo e que estão abaixo da meta regional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Além de ampliar a participação de escolas com baixo Ideb e que atendem estudantes com menor nível socioeconômico, a reserva de vagas possibilitará apoiar – por meio de ações formativas oferecidas pela iniciativa – professores(as) que atuam em contextos mais desafiadores, contribuindo assim para efetivação do direito à educação a todos(as) os(as) seus(suas) estudantes.

P: 19. O que acontece se a escola não tiver Inse ou Ideb por alguma razão?

R: As escolas que por quaisquer razões não possuam os indicadores do Inse (Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica) e do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) irão automaticamente concorrer às vagas na ampla concorrência.

P: 20. O que fazer se há uma suspeita de plágio entre os materiais avaliados?

R: Casos de plágio, se comprovados, devem ser desclassificados. Casos suspeitos podem ser verificados com uma pesquisa no Google.

P: 21. Por que é necessário realizar uma reunião entre os participantes da Comissão?

R: A reunião (remota ou presencial) tem o objetivo de validar e confirmar a seleção dos materiais com todos(as) os(as) avaliadores(as). A definição de eventuais empates de pontuação também será decidida na reunião.

P: 22. Como deve ser realizada a reunião?

R: A reunião será organizada pelo(a) representante da Comissão Julgadora Estadual e pode ocorrer de forma remota ou presencial, seguindo os protocolos de segurança. Para participar, o(a) representante e os(as) avaliadores(as) precisam de computadores com acesso à internet e equipamento de som.

P: 23. Como deve ser feita a indicação dos materiais classificados para a próxima etapa?

R: Após a seleção dos materiais pelos(as) avaliadores(as) na reunião, o(a) representante deve indicar os materiais selecionados, gerar e enviar a ata no sistema do Portal Escrevendo o Futuro. Isso deve ser feito no período de 3 de setembro a 1º de outubro.

P: 24. Como é gerada a ata?

R: Após a reunião com os(as) avaliadores(as) para confirmar a classificação dos materiais, o(a) representante deve indicar os materiais classificados no sistema e, em seguida, gerar a ata, o que é feito automaticamente pelo sistema do Portal Escrevendo o Futuro. O(A) representante irá clicar em “Ata”, onde verá as informações da Comissão Julgadora Estadual, bem como os materiais selecionados. O sistema também vai mostrar se todas as vagas para as categorias foram preenchidas. Ao se certificar de que está tudo correto, ele(a) deve clicar no botão “Enviar ata”. Mas, atenção: ao finalizar a ata, não é mais possível fazer alterações. O(A) representante também receberá uma cópia da ata por e-mail, que poderá ser salva em PDF.

P: 25. O(A) representante percebeu que cometeu um erro após enviar a ata. Como ele(a) deve proceder?

R: O(A) representante deve ligar para a nossa Central de Atendimento: 0800 771 9310. O horário de atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h.

P: 26. Como os(as) professores(as) sabem que seus materiais foram selecionados para a Etapa Semifinal?

R: Os materiais selecionados pela Comissão Julgadora Estadual serão conferidos para evitar casos de plágio, que serão desclassificados. Após passarem por essa validação, os(as) professores(as) classificados(as) serão informados(as) por e-mail de que são semifinalistas da Olimpíada.

P: 27. Após a Etapa Estadual, qual a próxima etapa?

R: A próxima etapa é a Semifinal. Os(As) professores(as) e as turmas que foram classificados(as) na Etapa Estadual participarão dos Encontros de Semifinalistas, uma série de encontros formativos que acontecerão entre outubro e novembro.

P: 28. Como posso esclarecer uma dúvida sobre a Etapa Estadual?

R: Ligue para a nossa Central de Atendimento: 0800 771 9310. O horário de atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h.

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