Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Veja como funciona a Etapa Estadual e conheça o papel da Comissão Julgadora Estadual

Inicio do conteudo
Assunto: null
Autora: Marina Almeida
01 Setembro 2021

Após a Etapa Municipal, que terminou em 31 de agosto, será realizada a Etapa Estadual no período de 3 de setembro a 1º de outubro

A Etapa Municipal da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa terminou nesta terça-feira, 31 de agosto, após as Comissões Julgadoras Municipais selecionarem os materiais – Relato de prática, Álbum da turma e Linha do tempo – das escolas públicas municipais, estaduais e federais localizadas no município.

Na sequência, acontece a Etapa Estadual, de 3 de setembro a 1º de outubro. Nesta fase, as Secretarias Estaduais de Educação organizam as Comissões Julgadoras Estaduais, que vão avaliar e selecionar os materiais das escolas nas categorias do concurso: Poema, Crônica, Memórias Literárias, Documentário e Artigo de Opinião. Os materiais selecionados irão representar as escolas do estado na Etapa Semifinal.

Qual o objetivo da Comissão Julgadora Estadual?

A Comissão Julgadora Estadual vai avaliar e classificar os materiais - Relatos de prática, Linha do tempo e Álbum da turma - das escolas públicas municipais, estaduais e/ou federais localizadas no estado, que já foram selecionados anteriormente pelas Comissões Julgadoras Municipais.

Como é organizada a Comissão Julgadora Estadual?

A Comissão Julgadora Estadual (CJE) é organizada e coordenada pelo(a) representante indicado(a) pelo(a) Secretário(a) Estadual de Educação, no momento da adesão à Olimpíada. A Comissão é acompanhada por um(a) representante da organização da Olimpíada em cada um dos 26 (vinte e seis) estados e no Distrito Federal, em parceria com um(a) especialista de uma universidade pública.

Como é composta a Comissão Julgadora Estadual?

A Comissão Julgadora Estadual deve ter, no mínimo, três avaliadores e ser composta por um número ímpar de participantes para evitar empates nas votações. O número de avaliadores e a duração do trabalho depende da quantidade de materiais que serão avaliados.

Os avaliadores podem ser representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); professores de Língua Portuguesa não inscritos na Olimpíada; e representantes da comunidade reconhecidos pelo domínio da Língua Portuguesa e da área do audiovisual como, por exemplo, repentistas, cordelistas, contadores de histórias, jornalistas, escritores e poetas. Os avaliadores não podem ter qualquer tipo de vínculo familiar, parental ou socioafetivo com os professores ou os alunos das turmas inscritas.

Como ocorre o acesso e a avaliação dos materiais?

Todo o processo de leitura e avaliação dos materiais acontecerá de forma on-line, por meio do Portal Escrevendo o Futuro. O representante da Comissão Julgadora Estadual deve cadastrar os avaliadores no Portal Escrevendo o Futuro, além de distribuir os materiais entre eles. Para ter acesso aos materiais, o avaliador deve acessar www.escrevendoofuturo.org.br, descer até a seção “Olimpíada” e clicar em “Comissão Julgadora Estadual”. O sistema para avaliação será aberto em 3 de setembro. Cada conjunto de materiais - Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma - deverá ser analisado por, no mínimo, dois avaliadores.

Também é papel do representante da Comissão Julgadora Estadual orientar os avaliadores para que leiam, avaliem e atribuam notas a todos os materiais (Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma) no Portal Escrevendo o Futuro. Para tanto, o coordenador deve encaminhar a eles os textos Tessitura do Relato de prática e Critérios de avaliação.

A Comissão deve ficar atenta para casos eventuais de plágio. Em caso de dúvida sobre a autoria, faça uma pesquisa no Google para averiguar eventuais plágios. Se houver plágio comprovado, a Comissão deverá desclassificar a produção.

Quais os critérios de avaliação dos materiais?

Com o objetivo de alinhar critérios e aprimorar o processo de seleção, os representantes devem encaminhar os textos sobre os materiais e os critérios de avaliação para os participantes da Comissão.

Os avaliadores devem conhecer o documento Tessitura do Relato de prática, com orientações sobre a elaboração do Relato de Prática, da Linha do tempo e do Álbum da turma, que são fruto do trabalho desenvolvido pelos professores com seus alunos.

Também devem conhecer os Critérios de Avaliação, que podem ser acessados no folder Comissão Julgadora Estadual –  Orientações para o(a) participante.

Como ocorre a validação da seleção dos materiais?

Após a atribuição das notas, a Comissão Julgadora Estadual deve validar e confirmar os materiais que foram selecionados.

Para isso, o representante vai realizar um encontro com os avaliadores entre 3 de setembro e 1º de outubro. Por conta da pandemia, a orientação é que o encontro ocorra de forma remota.

Para o encontro, quer seja realizado de forma presencial ou remota, todos os participantes, representante e avaliadores, precisam ter acesso a computador, internet e equipamento de som.

Quantos materiais serão selecionados na Etapa Estadual?

Na Etapa Estadual, serão selecionados 210 professores(as) semifinalistas e suas respectivas turmas de estudantes em todo o Brasil, de acordo com a tabela a seguir:

Como os materiais selecionados seguem para a Etapa Semifinal?

Após a escolha e validação dos materiais de cada gênero – de acordo com o número de vagas do seu estado e os critérios de reserva de vagas descritos no regulamento – pelos avaliadores da Comissão Julgadora Estadual, o representante irá selecionar os classificados no Portal Escrevendo o Futuro.

Ao final do processo, uma ata será gerada automaticamente com os dados dos avaliadores da Comissão Julgadora Estadual.

 Clique no botão abaixo para acessar o sistema.

 

Confira os folderes com orientações para representantes e avaliadores das Comissões Julgadoras Estaduais. Divulgue em sua escola e entre os membros da Comissão.

Comissão Julgadora Estadual
Orientações para o(a) responsável
(colorido)

 

Comissão Julgadora Estadual
Orientações para o(a) responsável
(preto e branco)

 

 

Comissão Julgadora Estadual
Orientações para o(a) participante
(colorido)

 

Comissão Julgadora Estadual
Orientações para o(a) participante
(preto e branco)

 


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé