Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Saiba como funciona a Etapa Municipal e conheça o papel da Comissão Julgadora Municipal

Marina Almeida

07 de agosto de 2023

Após a Etapa Escolar, que terminou nesta segunda-feira (16), a Etapa Municipal será realizada de 20 a 31 de agosto

A Etapa Escolar terminou nesta segunda-feira, 16 de agosto, após a Comissão Julgadora Escolar selecionar os materiais elaborados por professores e seus alunos - Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma. Esses materiais foram inseridos pela direção da escola no Portal Escrevendo o Futuro.

Agora acontece a Etapa Municipal, de 20 a 31 de agosto. Neste período, a Comissão Julgadora Municipal vai avaliar e selecionar os materiais das escolas nas categorias do concurso:  Poema, Crônica, Memórias Literárias, Documentário e Artigo de Opinião. Os materiais selecionados irão representar o município na Etapa Estadual.

Qual o objetivo da Comissão Julgadora Municipal?

A Comissão Julgadora Municipal vai avaliar e classificar os materiais - Relatos de prática, Linha do tempo e Álbum da turma - que já foram selecionados anteriormente pelas Comissões Julgadoras Escolares das escolas públicas municipais, estaduais e/ou federais localizadas no município.

Como é organizada a Comissão Julgadora Municipal?

A Comissão Julgadora Municipal é organizada e coordenada pelo(a) representante indicado(a) pelo(a) Secretário(a) Municipal de Educação e/ou pelo(a) responsável indicado(a) pela Diretoria Regional de Ensino no caso de município que não fez adesão ao concurso.

Como é composta a Comissão Julgadora Municipal?

A Comissão Julgadora Municipal deve ter, no mínimo, três avaliadores e ser composta por um número ímpar de participantes para evitar empates nas votações. O número de avaliadores e a duração do trabalho depende da quantidade de materiais que serão avaliados.

Os avaliadores podem ser professores de Língua Portuguesa que não estejam inscritos nesta edição da Olimpíada; representantes das redes municipal, estadual e federal; e representantes da comunidade reconhecidos pelo domínio da Língua Portuguesa e da área do audiovisual como, por exemplo, repentistas, cordelistas, contadores de histórias, jornalistas, escritores e poetas. Os avaliadores não podem ter qualquer tipo de vínculo familiar, parental ou socioafetivo com os professores ou os alunos das turmas inscritas.

Como ocorre a avaliação dos materiais?

Todo o processo de leitura e avaliação dos materiais acontecerá de forma on-line, por meio do Portal Escrevendo o Futuro.

O representante da Comissão Julgadora Municipal deve cadastrar os avaliadores no Portal Escrevendo o Futuro. Para ter acesso aos materiais, o avaliador deve acessar www.escrevendoofuturo.org.br, descer até a seção “Olimpíada” e clicar em “Comissão Julgadora Municipal”. O sistema para avaliação será aberto em 20 de agosto, quando também serão divulgados os tutoriais, em texto e vídeo, para explicar como acessar os materiais.

Também é papel do representante da Comissão Julgadora Municipal orientar os avaliadores para que leiam, avaliem e atribuam notas a todos os materiais (Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma) no Portal Escrevendo o Futuro. Para tanto, o representante deve encaminhar a eles os textos sobre os materiais e os critérios de avaliação.

A Comissão deve ficar atenta para casos eventuais de plágio, que deverão ser desclassificados. Uma pesquisa no Google pode ajudar os participantes a identificar possíveis casos suspeitos.

Quais os critérios de avaliação dos materiais?

Com o objetivo de alinhar critérios e aprimorar o processo de seleção, os representantes devem encaminhar os textos sobre os materiais e os critérios de avaliação para os participantes da Comissão.

Os avaliadores devem conhecer o documento Tessitura do Relato de prática, com orientações sobre a elaboração do Relato de Prática, da Linha do tempo e do Álbum da turma, que são fruto do trabalho desenvolvido pelos professores com seus alunos.

Também devem conhecer os Critérios de Avaliação, que podem ser acessados no folder Comissão Julgadora Municipal - Orientações para o(a) participante.

Como ocorre a validação da seleção dos materiais?

Após a atribuição das notas, a Comissão Julgadora Municipal deve validar e confirmar os materiais que foram selecionados.

Para isso, o representante vai realizar um encontro com os avaliadores de 20 a 31 de agosto. Por conta da pandemia, a orientação é que o encontro ocorra de forma virtual.

Para o encontro, quer seja realizado de forma virtual ou presencial, todos os participantes, representante e avaliadores, precisam ter acesso a computador, internet e equipamento de som.

O número de materiais selecionados por categoria (gênero) varia de acordo com a quantidade de escolas participantes da Olimpíada no município, como mostra a tabela abaixo:

Como os materiais selecionados seguem para a próxima etapa?

Após a escolha e validação dos materiais pela Comissão Julgadora Municipal, o representante irá selecionar os classificados no Portal Escrevendo o Futuro.

Ao final do processo, uma ata será gerada automaticamente com os dados dos avaliadores da Comissão Julgadora Escolar.

Os diretores e professores cujos materiais foram selecionados serão informados de que seguirão para a próxima etapa por e-mail.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

planejamento docente, planejamento de aula, sequência didática, gestos didáticos

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

Luiz Gama, poema, texto literário, poesia

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, formação docente, revista NPL, educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000