Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
formação leitora, literaturas e identidades, literatura de autoria feminina, ensino de literatura
Publicação traz o conto “Força flutuante”, de Geni Guimarães, bem como uma análise do seu livro Leite do Peito, além de entrevista com o escritor Cuti e textos sobre as experiências, as reflexões e os desafios do ensino remoto
A 37ª edição da revista Na Ponta do Lápis já está disponível na íntegra, para download.
Nesta edição, destacamos as obras da escritora Geni Guimarães, homenageada da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Na seção Óculos de leitura, o texto “‘Dentro do meu dentro’ – A experiência literária de Geni Guimarães”, da pesquisadora Lara Santos Rocha, traz uma análise do livro Leite do Peito, revelando o forte caráter autobiográfico de sua escrita, que nos toca com suas memórias sensíveis e potentes. O conto “Força Flutuante”, sobre o primeiro dia de aula de uma professora, pode ser conferido em Página Literária.
Mantendo o foco na autoria negra, esta edição traz uma entrevista com o escritor Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, doutor em literatura brasileira e um dos criadores da consagrada série Cadernos Negros - da qual Geni Guimarães foi colaboradora. Cuti aborda o conceito de literatura negro-brasileira, a importância da literatura na formação da subjetividade negra e o ensino de literatura nas escolas, além de nos apresentar um pouco de sua poesia.
A seção Especial traz o estudo “Desigualdades educacionais sob a perspectiva de aquisição da língua portuguesa: o que dizem os dados das avaliações externas?”, de autoria da professora doutora Ana Lorena Bruel, que nos convida a refletir sobre o entrecruzamento das desigualdades educacionais com as sociais, raciais e de acesso a bens e serviços.
Em resposta às atuais adversidades, a professora do Ensino Médio Carla Barbosa Moreira fala sobre a criação do Guia de Revisão, que pode ser trabalhado tanto no ensino a distância como no presencial. No texto “Arquivo de produção e revisão: um processo de reponsabilização", ela detalha sua experiência.
Já na seção Tirando de letra, conhecemos o Relato de prática “Beleza, professora!”, de Flaviana Fagotti Bonifácio. No texto, a docente conta como driblou, com a ajuda de um grupo de WhatsApp, o desafio do ensino remoto para trabalhar o texto argumentativo com estudantes prestes a fazer o Enem.
Boa leitura!
Clique aqui e acesse a 37ª edição da revista Na Ponta do Lápis.
Confira aqui as demais edições da revista Na Ponta do Lápis.
Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
formação leitora, literaturas e identidades, literatura de autoria feminina, ensino de literatura
Poemas de Luiz Gama
poema, Luiz Gama, poesia, texto literário
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas, formação docente, revista NPL
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.