Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Confira a nova edição da revista Na Ponta do Lápis

Inicio do conteudo
Assunto: null
Autora: Marina Almeida
04 Agosto 2021

Publicação traz o conto “Força flutuante”, de Geni Guimarães, bem como uma análise do seu livro Leite do Peito, além de entrevista com o escritor Cuti e textos sobre as experiências, as reflexões e os desafios do ensino remoto

37ª edição da revista Na Ponta do Lápis já está disponível na íntegra, para download.

Nesta edição, destacamos as obras da escritora Geni Guimarães, homenageada da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Na seção Óculos de leitura, o texto “‘Dentro do meu dentro’ – A experiência literária de Geni Guimarães”, da pesquisadora Lara Santos Rocha, traz uma análise do livro Leite do Peito, revelando o forte caráter autobiográfico de sua escrita, que nos toca com suas memórias sensíveis e potentes. O conto “Força Flutuante”, sobre o primeiro dia de aula de uma professora, pode ser conferido em Página Literária.

Mantendo o foco na autoria negra, esta edição traz uma entrevista com o escritor Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, doutor em literatura brasileira e um dos criadores da consagrada série Cadernos Negros - da qual Geni Guimarães foi colaboradora. Cuti aborda o conceito de literatura negro-brasileira, a importância da literatura na formação da subjetividade negra e o ensino de literatura nas escolas, além de nos apresentar um pouco de sua poesia.

A seção Especial traz o estudo “Desigualdades educacionais sob a perspectiva de aquisição da língua portuguesa: o que dizem os dados das avaliações externas?”, de autoria da professora doutora Ana Lorena Bruel, que nos convida a refletir sobre o entrecruzamento das desigualdades educacionais com as sociais, raciais e de acesso a bens e serviços.

Em resposta às atuais adversidades, a professora do Ensino Médio Carla Barbosa Moreira fala sobre a criação do Guia de Revisão, que pode ser trabalhado tanto no ensino a distância como no presencial. No texto “Arquivo de produção e revisão: um processo de reponsabilização", ela detalha sua experiência.

Já na seção Tirando de letra, conhecemos o Relato de prática “Beleza, professora!”, de Flaviana Fagotti Bonifácio. No texto, a docente conta como driblou, com a ajuda de um grupo de WhatsApp, o desafio do ensino remoto para trabalhar o texto argumentativo com estudantes prestes a fazer o Enem.

Boa leitura!

Clique aqui e acesse a 37ª edição da revista Na Ponta do Lápis.

Confira aqui as demais edições da revista Na Ponta do Lápis.


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé