Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        
Assunto: null
Autora: Marina Almeida
28 Julho 2021

Após a entrega de conjunto de materiais às escolas, Comissões Julgadoras Escolares farão seleção por gênero

Termina na próxima semana, no dia 05 de agosto, o prazo para os professores e professoras entregarem seus Relatos de prática, Linha do tempo e Álbum da turma para a direção de suas escolas. Nesta etapa, cada escola define como os materiais devem ser entregues: em versão impressa, por e-mail ou outra forma. Todas as instruções sobre a elaboração desses três materiais do concurso estão disponíveis aqui.

Leia mais:

Em seguida, de 06 a 16 de agosto, começa o trabalho da Comissão Julgadora Escolar, que vai avaliar e escolher os materiais dos 5 gêneros do concurso: Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião.

Coordenada pelo diretor da escola, a Comissão deve ser composta por três a cinco avaliadores, como professores de Língua Portuguesa que não estejam inscritos nesta edição da Olimpíada, representantes dos pais de estudantes que não estejam participando do concurso ou representantes da comunidade que sejam reconhecidos pelo domínio da Língua Portuguesa e da área do audiovisual, como, por exemplo, repentistas, cordelistas, contadores de histórias, jornalistas, escritores e poetas. Os avaliadores da Comissão não podem ter qualquer tipo de vínculo familiar, parental ou socioafetivo com os professores ou os alunos das turmas inscritas.

Por conta da pandemia, a orientação é que a Comissão se reúna de forma virtual para avaliar os materiais entregues pelos professores e selecionar um conjunto de Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma por gênero.

Para saber sobre a avaliação dos materiais, confira o texto “Critérios de avaliação” ou clique aqui para ler o PDF sobre a Comissão Julgadora Escolar.

Postagem do material

Assim que a Comissão Escolar selecionar um conjunto de materiais por gênero, o diretor deve inseri-los no Portal Escrevendo o Futuro no período de 06 a 16 de agosto. Ele também precisa indicar o nome e o Cadastros de Pessoas Físicas (CPF) de cada avaliador, bem como os nomes dos professores selecionados. O próprio sistema vai gerar uma ata com estas informações para ser enviada. Outro dado necessário é a lista dos alunos das turmas selecionadas, contendo os nomes completos, telefones e e-mails de cada estudante e seu responsável.

Para ajudá-los, teremos um tutorial em vídeo com o passo a passo desse processo que estará disponível aqui no Portal Escrevendo o Futuro no dia 6 de agosto, que é a data que começa a Etapa Escolar.

Confira os cartazes com orientações para participantes e dirigentes das Comissões Julgadoras Escolares. Divulgue em sua escola e entre os membros da Comissão.

Comissão Julgadora Escolar
Orientações para o(a) responsável
(colorido)

 

Comissão Julgadora Escolar
Orientações para o(a) responsável
(preto e branco)

 

 

Comissão Julgadora escolar
Orientações para o(a) participante
(colorido)

 

Comissão Julgadora escolar
Orientações para o(a) participante
(preto e branco)

 

 

Saiba mais

Assista ao 6º webinário sobre as Comissões Julgadoras das Etapas Escolar e Municipal, que trará mais informações e responderá às dúvidas dos participantes. O evento on-line será transmitido no dia 29 de julho, quinta-feira, às 17h (horário de Brasília), no Portal Escrevendo o Futuro e nas páginas do Youtube e Facebook da Olimpíada. Acompanhe!

Etapa Municipal

Após a seleção da Comissão Julgadora Escolar e postagem dos materiais no portal da Olimpíada, os conjuntos de Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma serão avaliados pelas Comissões Julgadoras Municipais. Essa etapa acontece de 20 a 31 de agosto.


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé