Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        
Assunto: null
Autora: Marina Almeida
17 Junho 2021

Veja como se organizar para produzir os materiais para a 7ª edição da Olimpíada

Você já leu e está desenvolvendo as atividades dos Cadernos Docentes com seus alunos, acompanha as sugestões das Pílulas pedagógicas no Telegram e faz as adaptações necessárias para o ensino remoto, mas ainda não sabe por onde começar o Relato de prática?

Pensando nisso, reunimos um passo a passo para orientar professores e professoras na produção dos três materiais para o concurso: Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma.

Leia também:

Relato de prática

1) Em um caderno, faça uma espécie de diário com anotações sobre as atividades realizadas com a turma, destacando os aprendizados, desafios, avanços, momentos importantes da aula, comentários dos alunos, etc. Se for o caso, anote também os desafios do ensino remoto, a relação estabelecida com os alunos e o retorno deles nesse novo formato.

2) Agora, escolha o foco do Relato de prática que você irá escrever. Reveja as produções da turma e suas anotações sobre esse processo. Pense sobre o que considera mais representativo, o que chama a atenção no trabalho desenvolvido e nas reflexões provocadas por ele.

3) Definido o foco do seu Relato, comece a redigir o texto, que deve ter um título e 15 mil caracteres (com espaços). Faça um contexto geral sobre a escola e as atividades desenvolvidas com a turma antes de se aprofundar no foco. Inclua também evidências que sustentem o seu texto, como a voz do aluno e exemplos das ações desenvolvidas. Leia mais sobre essa etapa no texto Tessitura do relato de prática.

*Se você desenvolve as atividades da Olimpíada com mais de uma turma, será necessário elaborar um Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma para cada uma, ainda que sejam todas do mesmo gênero. O mesmo vale para o caso de aulas remotas que agrupam várias turmas.

 

Linha do tempo

1) Durante a realização das atividades com os alunos, guarde todas as produções dos estudantes. Será importante ter esses registros para avaliar a evolução da turma.

2) Ao finalizar as atividades, você e a turma devem selecionar 2 produções finais de 2 alunos. Escolham produções que representem o trabalho desenvolvido com a turma.

3) Agora, reúna 2 materiais preliminares de cada um dos mesmos 2 alunos. Portanto, no total, serão reunidas 6 produções.

*Os textos dos alunos não têm limite de caracteres. Serão aceitos arquivos de texto e imagem fixa (fotografias, por exemplo) com os seguintes formatos: PDF, JPEG, PNG, GIF, TIFF, BMP, HEIC, WEBP.

*No caso dos gêneros textuais Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de opinião, os materiais preliminares podem ser versões anteriores do texto final, atividades de reescrita ou outros exercícios que indiquem melhorias no texto final.

*No caso de Documentário, a produção final são os vídeos produzidos pelos alunos. Já os materiais preliminares podem ser uma sinopse, um storyboard, um roteiro, um argumento ou outra atividade produzida no processo.

 

Álbum da turma

1) Faça e guarde os registros das atividades realizadas com os estudantes. Esses registros podem ser fotos da aula virtual, um vídeo-minuto ou um áudio-minuto de uma atividade, um print de troca de mensagens no WhatsApp, um meme que represente a experiência ou um storyboard no caso de documentário. Uma sugestão é montar uma pasta compartilhada com os alunos para salvar esses materiais.

2) Ao finalizar as atividades, escolha o registro mais significativo, que mostre como o trabalho desenvolvido com a turma ajudou nas produções finais. Conte com o apoio dos alunos para fazer essa seleção.

3) Faça uma legenda para o registro escolhido, explicando a relação com o trabalho desenvolvido pela turma.

*A Linha do tempo e o Álbum da turma foram tema do nosso quarto webinário, confira!

 

Entrega dos materiais

1) Entregue os três materiais (Relato de prática + Linha do tempo + Álbum da turma) para a direção da escola até o dia 5 de agosto. Cada escola deve combinar como receberá os materiais: de forma impressa, por e-mail ou outra forma.

2) A direção da escola organizará a Comissão Julgadora Escolar para selecionar um Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma por gênero.

3) Após a seleção da Comissão Julgadora Escolar, será aberto um espaço virtual no Portal Escrevendo o Futuro para que o professor insira seus materiais. Em breve, será divulgado um tutorial para ajudar na postagem dos materiais.


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé