Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Passo a passo do Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma

Marina Almeida

07 de agosto de 2023

Veja como se organizar para produzir os materiais para a 7ª edição da Olimpíada

Você já leu e está desenvolvendo as atividades dos Cadernos Docentes com seus alunos, acompanha as sugestões das Pílulas pedagógicas no Telegram e faz as adaptações necessárias para o ensino remoto, mas ainda não sabe por onde começar o Relato de prática?

Pensando nisso, reunimos um passo a passo para orientar professores e professoras na produção dos três materiais para o concurso: Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma.

Leia também:

Relato de prática

1) Em um caderno, faça uma espécie de diário com anotações sobre as atividades realizadas com a turma, destacando os aprendizados, desafios, avanços, momentos importantes da aula, comentários dos alunos, etc. Se for o caso, anote também os desafios do ensino remoto, a relação estabelecida com os alunos e o retorno deles nesse novo formato.

2) Agora, escolha o foco do Relato de prática que você irá escrever. Reveja as produções da turma e suas anotações sobre esse processo. Pense sobre o que considera mais representativo, o que chama a atenção no trabalho desenvolvido e nas reflexões provocadas por ele.

3) Definido o foco do seu Relato, comece a redigir o texto, que deve ter um título e 15 mil caracteres (com espaços). Faça um contexto geral sobre a escola e as atividades desenvolvidas com a turma antes de se aprofundar no foco. Inclua também evidências que sustentem o seu texto, como a voz do aluno e exemplos das ações desenvolvidas. Leia mais sobre essa etapa no texto Tessitura do relato de prática.

*Se você desenvolve as atividades da Olimpíada com mais de uma turma, será necessário elaborar um Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma para cada uma, ainda que sejam todas do mesmo gênero. O mesmo vale para o caso de aulas remotas que agrupam várias turmas.

 

Linha do tempo

1) Durante a realização das atividades com os alunos, guarde todas as produções dos estudantes. Será importante ter esses registros para avaliar a evolução da turma.

2) Ao finalizar as atividades, você e a turma devem selecionar 2 produções finais de 2 alunos. Escolham produções que representem o trabalho desenvolvido com a turma.

3) Agora, reúna 2 materiais preliminares de cada um dos mesmos 2 alunos. Portanto, no total, serão reunidas 6 produções.

*Os textos dos alunos não têm limite de caracteres. Serão aceitos arquivos de texto e imagem fixa (fotografias, por exemplo) com os seguintes formatos: PDF, JPEG, PNG, GIF, TIFF, BMP, HEIC, WEBP.

*No caso dos gêneros textuais Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de opinião, os materiais preliminares podem ser versões anteriores do texto final, atividades de reescrita ou outros exercícios que indiquem melhorias no texto final.

*No caso de Documentário, a produção final são os vídeos produzidos pelos alunos. Já os materiais preliminares podem ser uma sinopse, um storyboard, um roteiro, um argumento ou outra atividade produzida no processo.

 

Álbum da turma

1) Faça e guarde os registros das atividades realizadas com os estudantes. Esses registros podem ser fotos da aula virtual, um vídeo-minuto ou um áudio-minuto de uma atividade, um print de troca de mensagens no WhatsApp, um meme que represente a experiência ou um storyboard no caso de documentário. Uma sugestão é montar uma pasta compartilhada com os alunos para salvar esses materiais.

2) Ao finalizar as atividades, escolha o registro mais significativo, que mostre como o trabalho desenvolvido com a turma ajudou nas produções finais. Conte com o apoio dos alunos para fazer essa seleção.

3) Faça uma legenda para o registro escolhido, explicando a relação com o trabalho desenvolvido pela turma.

*A Linha do tempo e o Álbum da turma foram tema do nosso quarto webinário, confira!

 

Entrega dos materiais

1) Entregue os três materiais (Relato de prática + Linha do tempo + Álbum da turma) para a direção da escola até o dia 5 de agosto. Cada escola deve combinar como receberá os materiais: de forma impressa, por e-mail ou outra forma.

2) A direção da escola organizará a Comissão Julgadora Escolar para selecionar um Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma por gênero.

3) Após a seleção da Comissão Julgadora Escolar, será aberto um espaço virtual no Portal Escrevendo o Futuro para que o professor insira seus materiais. Em breve, será divulgado um tutorial para ajudar na postagem dos materiais.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

formação leitora, literatura de autoria feminina, literaturas e identidades, ensino de literatura

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, poesia, texto literário, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

literatura indígena, línguas indígenas, formação docente, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000