Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Perguntas e respostas sobre Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma

07 de agosto de 2023

Confira as dúvidas mais frequentes sobre a produção dos materiais para a 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Nesta edição da Olimpíada, professores e suas turmas devem produzir três materiais: Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma. Para ajudar os docentes nesse processo, reunimos as respostas às principais dúvidas sobre como elaborar esses materiais.

Assista ao nosso terceiro webinário, que abordou a elaboração do texto do Relato de prática. Acompanhe também o quarto webinário, 10 de junho às 17h (horário de Brasília), que irá focar na produção dos materiais para o concurso.

Leia também:

Clique nas perguntas para ler a resposta:

P: 1. O que é o Relato de prática?

R: É um texto reflexivo escrito pelo(a) professor(a), em que conta suas experiências durante o desenvolvimento das atividades da Olimpíada com a sua turma. As sugestões de trabalho para o professor estão disponíveis nos Cadernos Docentes. Cada Caderno Docente é focado em um gênero de acordo com o ano da turma:

  • 5º ano: Poema
  • 6º e 7º anos: Memórias literárias
  • 8º e 9º anos: Crônica
  • 1ª e 2ª séries do Ensino Médio: Documentário
  • 3ª série do Ensino Médio: Artigo de opinião

P: 2. Qual o tamanho do Relato de prática?

R: Até 15 mil caracteres com espaços. Para calcular o número de caracteres no Microsoft Word, selecione todo o texto, em seguida, no menu “Ferramentas”, clique em “Contagem de palavras” ou clique no número de palavras no canto inferior esquerdo.

P: 3. O Relato de prática deve ter um título?

R: Sim, escolha um título que dialogue com seu texto e chame a atenção dos seus leitores.

P: 4. Quando devo começar a escrever o Relato de prática?

R: Assim que começar a planejar suas atividades. A sugestão é que o professor tenha um caderno, como se fosse um diário, para anotações: escreva quais as atividades realizadas com a turma, os aprendizados, os desafios e os avanços. Esses pequenos registros ajudam a construir as vivências e aprendizagens com a turma.

P: 5. Como escolher o foco do Relato de prática?

R: O foco do Relato é determinado pelas experiências vividas com a classe, mas algumas perguntas podem orientar essa escolha: o que chama mais atenção nas suas anotações e reflexões? O que pode ser inspirador para o trabalho de outros colegas? O que você considera mais representativo? Mais sugestões podem ser encontradas no texto Tessitura do relato de prática.

P: 6. Qual deve ser a estrutura do Relato de prática?

R: Em resumo, o Relato de prática deve incluir:

  • uma contextualização (da escola e do trabalho com as atividades),
  • um foco de reflexão a partir dessa contextualização,
  • uma análise ou reflexão sobre o que foi vivenciado (o que aprendi com essa experiência),
  • evidências que sustentem o que está sendo relatado (a voz do aluno, ações desenvolvidas, exemplo de uma atividade, etc.).

Mais informações podem ser encontradas no texto Tessitura do relato de prática.

P: 7. No Relato de prática devo contar sobre as atividades desenvolvidas com a turma?

R: Apenas se este for o foco do seu Relato. Dentro de todo o trabalho, escolha algo que singularizou sua experiência: O que chamou a sua atenção durante as atividades? Que obstáculo vivido com os estudantes fez você perceber que precisaria de mais atividades para que entendessem determinada questão?

P: 8. Preciso contar sobre todas as atividades desenvolvidas com a turma ou posso escolher apenas uma atividade para o Relato de prática?

R: Se este for o foco do seu Relato, escolha uma experiência, dificuldade, parceria ou aprendizagem que foi mais significativa. Também é importante fazer um comentário geral para contextualizar a escolha do foco de seu Relato.

P: 9. Devo incluir os conteúdos trabalhados com a turma no Relato de prática?

R: Não é preciso citar todos os conteúdos trabalhados. Escolha apenas o(s) conteúdo(s) que dialoguem com o foco do seu Relato. Com base nesse foco, parta de uma contextualização maior, que pode conter um ou mais desses conteúdos e faça suas reflexões, que podem conter exemplos.

P: 10. No Relato de prática devo descrever sobre o desenvolvimento dos textos dos alunos?

R: Apenas se este for o foco do seu Relato de prática. A produção do aluno vai aparecer na Linha do tempo, portanto, não é necessário fazer essa descrição se não for o foco do seu Relato.

P: 11. No Relato de prática, devemos citar somente os alunos que foram selecionados pelos textos ou podemos citar outros alunos?

R: O foco do seu Relato irá orientar suas reflexões. Se quiser, o professor pode comentar as produções de outros alunos, além dos que tiveram seus textos selecionados.

P: 12. Estou participando com duas turmas. Quantos Relatos de prática devo fazer?

R: O professor deve fazer um Relato de prática (mais Linha do tempo e Álbum da turma) para cada uma das turmas em que estiver inscrito na Olimpíada. Escolha um foco para o Relato de prática elaborado para cada turma.

P: 13. Como proceder se na minha escola as aulas de turmas de um mesmo ano ocorrem juntas, no formato remoto?

R: Se os alunos estão juntos, mas são de turmas diferentes, é necessário ter um foco diferente para cada Relato de prática. Por exemplo: para a turma A, o professor terá um foco para seu Relato de prática com as atividades com estes alunos. Já para a turma B, ele precisará escolher outro foco para seu Relato de prática.

P: 14. Quais são os materiais que devem ser enviados?

R: Três materiais devem ser enviados:

  • Relato de prática: texto escrito pelo professor com até 15 mil caracteres (com espaços);
  • Linha do tempo: 2 produções finais de 2 alunos e mais 2 materiais preliminares de cada uma dessas produções. Ou seja, ao todo sua linha do tempo será composta por seis materiais.
  • Álbum da turma: material multimídia para ilustrar o momento mais significativo da trajetória, que pode ser fotografia, vídeo, áudio, storyboard, trailer, meme, com uma legenda que contribua para a compreensão desse momento.

Mais informações podem ser encontradas no texto Tessitura do relato de prática.

P: 15. Qual o objetivo da Linha do tempo?

R: A Linha do tempo vai mostrar a evolução da turma por meio das produções de 2 alunos, cujo tema é “O lugar onde vivo”. Para tanto, a Linha do tempo é composta por 2 produções finais de 2 alunos escolhidas pelo professor e pela turma, além dos 2 materiais preliminares de cada uma das produções desses mesmos 2 alunos, totalizando 6 produções.

P: 16. O que é a Linha do tempo para os gêneros textuais Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de opinião?

R: O professor e a turma vão escolher 2 textos finais de 2 alunos, além dos 2 materiais preliminares de cada uma das produções desses alunos (produções iniciais ou intermediárias, atividades, exercícios, entre outros). Por exemplo: as produções da Maria e do João foram escolhidos como os textos finais. Agora, é preciso reunir o material inicial e o material intermediário da Maria, assim como o material inicial e o material intermediário do João. Isso significa que teremos materiais da Maria e materiais do João, totalizando 6 produções.

P: 17. O que é a Linha do tempo para o gênero Documentário?

R: O documentário é realizado por trios de estudantes. O professor e a turma vão escolher 2 documentários de 2 trios de estudantes, além das 2 produções iniciais e 2 produções intermediárias desses mesmos 2 trios de estudantes. Por exemplo: os documentários do trio João, José e Joaquim, e do trio Maria, Madalena e Marcela foram escolhidos como os documentários finais. Agora, é preciso reunir a produção inicial e intermediária do trio João, José e Joaquim, assim como a produção inicial e a produção intermediária do trio Maria, Madalena e Marcela. Isso significa que teremos 6 produções de cada trio. Lembrando que os materiais iniciais e intermediários não precisam ser vídeos. Pode ser uma sinopse, um argumento, um roteiro ou um storyboard.

P: 18. Como escolher os textos finais dos 2 alunos?

R: As produções finais não precisam ser as melhores, o importante é que sejam reveladoras do trabalho realizado por todos. Algumas perguntas podem ajudar na escolha:

  • Os textos mostram diferenças entre as versões preliminares e a versão final?
  • Os textos mostram indicações de reescrita e alterações feitas?
  • É possível relacionar melhoras no texto com o ensino de determinados recursos linguísticos, discursivos e estilísticos?
  • É possível relacionar melhoras no texto com o desenvolvimento de determinadas atividades?

P: 19. No caso do gênero Documentário, como escolher as produções finais?

R: Algumas perguntas podem ajudar na escolha:

  • Os materiais representam diferentes etapas de produção do documentário (storyboard, sinopse, argumento, roteiro, cenas do documentário sem edição)?
  • Os materiais mostram indicações de ajustes de planejamento?
  • É possível relacionar aspectos do produto final com o ensino de determinados recursos da linguagem audiovisual?
  • É possível associar elementos do produto final com o desenvolvimento de determinadas atividades?
  • As duas produções audiovisuais escolhidas (junto com seus respectivos materiais preliminares) representam a variedade das produções da turma?

P: 20. Na Linha do tempo dos gêneros textuais, o professor e a turma escolhem o mesmo texto mostrando sua evolução ou são textos diferentes?

R: A ideia é reunir versões preliminares do mesmo texto ou materiais preliminares dos mesmos alunos para mostrar a evolução da produção. Se o texto final escolhido for de um aluno que não fez uma versão preliminar desse texto, o professor pode escolher uma outra atividade que este aluno desenvolveu como um planejamento, uma reescrita ou um exercício realizado que teve impacto na qualidade do texto final.

P: 21. Os textos dos alunos devem ser digitados? Se sim, qual o total de caracteres?

R: Os textos dos alunos não precisam ser digitados e não precisam ter um limite de caracteres. O professor teve o seu trabalho selecionado pela Comissão Julgadora Escolar irá inserir os arquivos com os textos dos alunos em um espaço virtual no Portal Escrevendo o Futuro. Serão aceitos arquivos de texto e imagem fixa (fotografias, por exemplo) com os seguintes formatos: PDF, JPEG, PNG, GIF, TIFF, BMP, HEIC, WEBP. Os arquivos devem ter qualidade suficiente para garantir a legibilidade dos textos.

P: 22. Qual o tempo máximo do documentário e seu formato?

R: O tempo máximo é de 5 minutos, incluindo os créditos, no formato MP4 de até 150 mb (megabytes).

P: 23. Os textos dos alunos devem ser corrigidos pelo professor ou devem ser enviados da forma que os alunos escreveram?

R: As produções da turma podem ser enviadas da forma que os alunos escreveram, mas lembrando que o apoio do professor é imprescindível durante o processo de escrita, inserindo perguntas, roteiro de revisão e bilhete orientador para ajudar o aluno a revisar e aprimorar o texto.

P: 24. Trabalho com 1º e 2º anos. É preciso fazer um documentário para cada ano ou posso juntar as turmas para fazerem um só documentário?

R: Cada turma deve fazer seu documentário. Os alunos devem se organizar em trios por turma para fazer o documentário.

P: 25. Como a participação nas aulas on-line está baixa, posso enviar apenas um documentário ou é obrigatório enviar dois documentários por turma?

R: É preciso fazer dois documentários por turma.

P: 26. Quais as recomendações em relação aos direitos autorais das imagens do documentário?

R: Os estudantes devem providenciar a documentação da cessão de direitos autorais e de personalidade de todos os participantes do documentário. Esta documentação será solicitada para os Relatos de prática semifinalistas. Clique aqui e saiba mais no item Autorizações, no Caderno Docente de Documentário.

P: 27. O que é o Álbum da turma?

R: É um registro multimídia do momento mais significativo da trajetória da turma. Entre várias possibilidades, elencamos algumas abaixo:

  • 1 fotografia (no formato JPEG, PNG, GIF, TIFF, BMP, HEIC, WEBP);
  • 1 vídeo com duração de, no máximo, 1 minuto, no formato do arquivo MP4 com até 150 mb (megabytes);
  • 1 áudio, com duração de, no máximo, 1 minuto;
  • 1 storyboard, no caso do documentário;
  • 1 print de uma troca de mensagens por aplicativo como WhatsApp;
  • 1 meme.

P: 28. Qual registro enviar para o Álbum da turma?

R: Você deve enviar um único registro. É importante que o registro ajude a compreender o trabalho desenvolvido pela turma para chegar às produções finais. Veja algumas dicas para escolher o registro:

  • Para uma fotografia: o que inspirou a produção, seja um texto ou um documentário. Pode ser uma foto da turma desenvolvendo a atividade em uma reunião virtual.
  • Para um vídeo-minuto: um depoimento sobre o que gerou o documentário; trecho de entrevista sobre o tema; trecho do debate feito pela turma.
  • Áudio-minuto: leitura de trechos de poemas escritos pela turma; depoimento sobre o que gerou o documentário; trecho de entrevista sobre o tema ou com a pessoa entrevistada para o gênero Memórias literárias.

P: 29. O registro para o Álbum da turma precisa de uma legenda?

R: Sim, a legenda vai destacar a relação entre o registro (seja em foto, áudio, vídeo) e o trabalho. Uma única frase basta para explicar essa relação. Você também pode decidir se é importante apontar ou explicar algo que não esteja evidente no material.

P: 30. Tenho aulas on-line. Como fazer o registro para o Álbum da turma?

R: O registro pode ser um vídeo ou áudio enviados pelo WhatsApp, o print de uma mensagem ou uma foto da aula on-line.

P: 31. Não tenho aulas on-line. Como fazer o registro para o Álbum da turma?

R: Você pode fazer uma foto dos materiais impressos enviados para os alunos ou do retorno deles, por exemplo.

P: 32. Como devo enviar os materiais do Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma?

R: O professor deve entregar os materiais para a direção de sua escola. Cada escola deve combinar como receberá os materiais: de forma impressa, por e-mail ou outra forma.

P: 33. Qual o prazo para envio dos materiais do Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma para sua escola?

R: O professor deve finalizar o Relato de prática e organizar a Linha do tempo e Álbum da turma para entregar à direção de sua escola até 5 de agosto de 2021.

P: 34. Devo enviar os materiais do Relato de Prática, Linha do tempo e Álbum da turma em um único arquivo ou em arquivos separados?

R: Após a seleção da Comissão Julgadora Escolar, em que cada escola escolherá um Relato de prática por gênero, será aberto um espaço virtual no Portal Escrevendo o Futuro para que o professor insira seus materiais. Estes materiais deverão ser enviados em arquivos separados. Em breve, divulgaremos o tutorial para ajudar na postagem.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literatura de autoria feminina, literaturas e identidades, ensino de literatura, formação leitora

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, Luiz Gama, poema, poesia

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, formação docente, línguas indígenas, revista NPL, literatura indígena

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000