Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Perguntas e respostas sobre adaptações das atividades da Olimpíada para o ensino remoto

Marina Almeida

07 de agosto de 2023

Como fazer as mudanças necessárias para as diferentes realidades de ensino remoto ou híbrido no país

Com muitas aulas acontecendo no formato remoto ou híbrido, os(as) professores(as) precisam fazer adaptações para realizar as atividades da Olimpíada com seus estudantes. Para auxiliá-los nesse processo, respondemos algumas das principais questões sobre como realizar o trabalho nesse novo formato. Esse tema também foi abordado no nosso segundo webinário, que propôs algumas alternativas e trouxe o relato de professoras sobre as adaptações realizadas com suas turmas.

E não se esqueça: as inscrições para a Olimpíada vão até o dia 20 de maio. Assista ao tutorial, confira o passo a passo, acesse a página do concurso, se cadastre e se inscreva para participar.

P: 1. Onde encontrar materiais de apoio para o trabalho remoto com a classe?

R: Os Cadernos Docentes são materiais de apoio para professores e professoras realizarem as atividades com os(as) estudantes. Os gêneros variam conforme o ano ou série da turma. Poema: 5º ano do Ensino Fundamental; Memórias literárias: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Crônica: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Documentário: 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e Artigo de Opinião: 3ª série do Ensino Médio. Eles estão disponíveis nas versões virtual e PDF.

Não deixe de acompanhar também as Pílulas pedagógicas no Telegram: semanalmente são enviadas orientações sobre como trabalhar os 5 gêneros com os(as) estudantes, seja no formato híbrido, remoto ou presencial. E leia a coluna quinzenal Pergunte à Olímpia, que traz sugestões sobre como trabalhar os gêneros com a turma em meio às mudanças trazidas pela pandemia.

P: 2. Preciso realizar todas as atividades do Caderno Docente com meus estudantes?

R: Não. Os(as) professores(as) devem estudar os Cadernos Docentes para conhecer as atividades e entender seus objetivos. A partir disso, podem selecionar o que é fundamental e possível propor de acordo com as condições da turma, inclusive de acesso à internet, além de fazer as adaptações necessárias. O importante é que, ao final do processo, os(as) estudantes tenham lido textos, assistido documentários, discutido, escrito e aprimorado suas produções.

P: 3. Como usar ferramentas tecnológicas para desenvolver as atividades dos Cadernos Docentes?

R: A tecnologia é uma grande aliada e há várias ferramentas virtuais gratuitas que podem ajudar nas atividades dos Cadernos Docentes. Após um ano de pandemia, cada professor já sabe o que funciona para o trabalho remoto com os estudantes: aulas e reuniões por Google Meet ou WhatsApp; troca de mensagens, áudios e vídeos das atividades por WhatsApp; criação de murais digitais e compartilhamento de produções pelo Padlet; a produção de podcasts com aplicativos gratuitos como, por exemplo, o Anchor; e a distribuição de materiais impressos aos alunos. Aproveite para trocar experiências com os alunos que são nativos digitais e conhecem muitos recursos.

P: 4. Como adaptar e manter a qualidade das oficinas para trabalhar com alunos sem acesso à internet, em que o contato acontece por meio de atividades impressas?

R: Ao conhecer a realidade da turma, o professor vai buscar as alternativas possíveis como a realização de um encontro síncrono com seus estudantes ou compartilhar o material impresso com os alunos, incluindo bilhetes contendo orientações e dicas para estabelecer um diálogo pela escrita. Dê atenção ao retorno das atividades realizadas: busque levar ânimo e motivação para os estudantes, envie mais exemplos, chame a atenção para algum aspecto que o aluno ainda não conseguiu se apropriar, veja qual caminho reflexivo os estudantes fizeram e envie dicas sobre suas produções.

P: 5. Posso adaptar as oficinas à nossa realidade, com alunos on-line e offline? Há alguma penalidade por conta do Relato de prática?

R: O professor pode fazer todas as adaptações necessárias e isso não acarreta nenhuma penalidade. O Relato de prática deve dar luz ao que realmente aconteceu no trabalho com a turma: suas experiências, o que deu certo e o que não deu, as saídas encontradas e o que foi possível realizar. Não há uma só forma de fazer o trabalho e o Relato de prática permite que o professor mostre como desenvolveu as atividades com sua turma.

P: 6. Como registrar as atividades realizadas em ensino remoto para o Relato de prática?

R: Faça anotações escritas durante o processo para construir essa memória, como se fosse um diário. Quando for escrever o texto, você terá um conjunto de materiais para ler e avaliar o que é mais relevante para compartilhar em seu Relato de prática.

P: 7. Como fazer fotos do trabalho realizado, se estamos realizando atividades de forma remota?

R: O registro não precisa ser, necessariamente, dos rostos dos estudantes, pode ser de um destaque, algo marcante no percurso do trabalho. Além disso, vale a criatividade. O professor, ou um de seus alunos, pode fazer uma montagem com as fotos dos estudantes, unindo os rostos de cada um deles em suas casas, por exemplo.

P: 8. Minha escola está totalmente remota, posso registrar as fotos pelo Google Meet?

R: Sim. É preciso trazer o momento que estamos vivenciando para o Relato de prática. Se a escola está remota e você consegue registrar imagens das aulas on-line, ótimo. Use o que você tem como possibilidade, o que é possível fazer no momento. As Comissões Julgadoras sabem as condições de ensino atuais e levarão essas realidades em conta na avaliação dos relatos.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

planejamento de aula, planejamento docente, gestos didáticos, sequência didática

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, texto literário, Luiz Gama, poesia

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, línguas indígenas, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000