Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        
Assunto: null
Autor(a):
14 Abril 2021

Respondemos às principais questões para auxiliar professores(as) e gestores(as) a participar do concurso

As inscrições e adesões para a Olimpíada de Língua Portuguesa estão abertas, mas professores(as) e gestores(as) ainda têm dúvidas sobre alguma etapa deste processo. Pensando nisso, selecionamos as questões mais frequentes e respondemos abaixo. Incluímos desde dúvidas mais gerais até algumas mais técnicas. Algumas dessas questões também foram abordadas no primeiro webinário da Olimpíada, realizado em 7 de abril e disponível aqui.

Para as dúvidas sobre como realizar as atividades em aulas remotas ou em formato híbrido, acompanhe o próximo webinário da Olimpíada, que será realizado dia 28 de abril, às 17 horas (horário de Brasília), no Portal e nos canais do YouTubeFacebook.

Clique em cada pergunta para ler a resposta:

INSCRIÇÃO DE PROFESSORES

P: 1. Quem pode participar da Olimpíada de Língua Portuguesa?

R: Podem participar da 7ª edição da Olimpíada, professores(as) de Língua Portuguesa da rede pública e seus estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Clique neste link para saber mais: https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso

P: 2. Alunos podem se inscrever na Olimpíada?

R: Apenas professores(as) podem se inscrever na Olimpíada. Converse com seu(sua) professor(a) e mostre nosso portal: https://www.escrevendoofuturo.org.br/

P: 3. Apenas escolas públicas podem participar?

R: O Programa Escrevendo o Futuro, que promove a Olimpíada de Língua Portuguesa, tem como iniciativa principal a formação de docentes das escolas públicas, a fim de mobilizar e oferecer novas didáticas e metodologias para esses professores e professoras. Contudo, os(as) professores(as) de escolas particulares podem utilizar os materiais e realizarem os cursos disponíveis no Portal Escrevendo o Futuro. Mais informações em https://www.escrevendoofuturo.org.br/

P: 4. Como o(a) professor(a) faz a inscrição?

R: Primeiro, os(as) professores(as) devem fazer o cadastro no Portal Escrevendo o Futuro. Depois, devem fazer a inscrição na 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Assista ao tutorial com o passo-a-passo para realizar a inscrição: https://www.youtube.com/watch?v=SBXIKRyXNao

P: 5. Esqueci minha senha ou não tenho mais acesso à antiga senha. Como devo proceder?

R: Para isso, selecione a opção "Entrar" no canto superior direito da página inicial do Portal Escrevendo o Futuro ou por este link:

https://www.escrevendoofuturo.org.br/login#voltar=https://www.escrevendoofuturo.org.br/

Selecione a opção "Esqueci minha senha". Preencha com seu e-mail ou CPF. Um e-mail será enviado com um link para cadastrar uma nova senha. Caso seja necessário alterar seu e-mail, clique em “Não tenho acesso a essa conta”, preencha com seu CPF e data de nascimento e cadastre um novo e-mail e uma nova senha.

P: 6. Como faço para alterar meu e-mail?

R: Para alterar o seu e-mail, basta selecionar a opção "Entrar" no canto superior direito da página inicial do Portal Escrevendo o Futuro ou por este link:

https://www.escrevendoofuturo.org.br/login#voltar=https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso

Você pode acessar com o seu CPF e senha. Selecione a opção "Editar dados pessoais".

P: 7. Não consigo me inscrever pois recebo a mensagem de que o CNPJ da secretaria onde trabalho está incorreto. O que faço?

R: Por favor, envie um e-mail para olimpiada@cenpec.org.br ou ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 7719310. Nossa equipe técnica poderá te informar sobre a sua inscrição.

P: 8. Como faço para me inscrever se já tenho CPF de outra edição?

R: Se o seu CPF já está cadastrado no Portal Escrevendo o Futuro, você precisa recuperar a sua senha. Para isso, selecione a opção "Entrar" no canto superior direito da página inicial do Portal Escrevendo o Futuro ou por este link:

https://www.escrevendoofuturo.org.br/login#voltar=https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso. Selecione a opção "Esqueci minha senha". Preencha com seu e-mail ou CPF. Um e-mail será enviado com um link para cadastrar uma nova senha.

P: 9. Posso inscrever duas escolas?

R: Sim, neste caso será necessário fazer duas inscrições. Primeiro, é necessário fazer o cadastro no Portal Escrevendo o Futuro (https://www.escrevendoofuturo.org.br/cadastro-usuario).

Em seguida, faça a inscrição na 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (https://www.escrevendoofuturo.org.br/login#voltar=inscricao-concurso).

Assista ao tutorial com o passo-a-passo para realizar a inscrição: https://www.youtube.com/watch?v=SBXIKRyXNao

P: 10. Quando digito o INEP da minha escola, recebo a mensagem de que ele não existe. O que devo fazer?

R: Por favor, envie um e-mail para olimpiada@cenpec.org.br ou ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 7719310. Nossa equipe técnica te dará todo o suporte.

P: 11. Durante a inscrição, não encontrei o INEP da minha escola. Como proceder?

R: Por favor, envie um e-mail para olimpiada@cenpec.org.br ou ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 7719310. Nossa equipe técnica te dará todo o suporte.

P: 12. Cometi um erro durante a inscrição. Como devo proceder?

R: Por favor, envie um e-mail para olimpiada@cenpec.org.br ou ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 7719310. Nossa equipe técnica poderá te dar todas as informações.

P: 13. Só consegui fazer a inscrição hoje. Estou então em lista de espera?

R: Não existe lista de espera para a participação na Olimpíada de Língua Portuguesa. Se você completou sua inscrição, já está inscrito. Para conferir sua inscrição, acesse o Mapa de Adesões e Inscrições de 2021 aqui, clique em seu estado e veja a lista de professores inscritos.

P: 14. Já sou inscrito há muito tempo, preciso me inscrever de novo?

R: Se você ainda não realizou sua inscrição via página do concurso, você ainda não está inscrito e precisa sim fazer sua inscrição. Professores(as) que participaram de outras edições da Olimpíada também precisam se inscrever novamente para a 7ª edição do concurso. Atenção: é diferente o cadastro no portal (que gera um login e uma senha para acesso aos materiais) e a inscrição na Olimpíada. Para se inscrever, é preciso entrar na página do concurso e clicar no botão de inscrição (ou acessar pelo link https://www.escrevendoofuturo.org.br/login#voltar=inscricao-concurso). Assista também ao tutorial com o passo-a-passo para realizar a inscrição: https://www.youtube.com/watch?v=SBXIKRyXNao.

P: 15. Somente a escola precisa se inscrever ou o(a) professor(a) também?

R: O(A) professor(a) precisa se inscrever na Olimpíada. Ao realizar sua inscrição, ele(a) irá identificar sua escola e apontar os anos ou séries que serão contemplados no seu trabalho. É a inscrição do(a) professor(a) que adiciona os dados da escola, pois não há inscrição separada para a escola.

P: 16. Quantos professores podem se inscrever por escola?

R: Todos(as) os(as) professores(as) de Língua Portuguesa de uma escola podem participar da Olimpíada. Quanto maior a mobilização melhor. Com mais professores(as) mobilizados, os(as) estudantes também se envolvem mais e compartilham as experiências de escrita dos diferentes gêneros textuais.

P: 17. Como proceder quando o CPF do gestor escolar aparece como inválido?

R: Por favor, envie um e-mail para olimpiada@cenpec.org.br ou ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 7719310. Nossa equipe técnica te dará todo o suporte.

P: 18. Ao realizar sua inscrição, o(a) professor(a) automaticamente inscreve seus alunos?

R: Sim, o(a) professor(a) deve decidir com quais turmas irá participar e, durante a inscrição, deve indicar os anos escolares. Não é necessário inscrever os(as) alunos(as) individualmente.

P: 19. Há necessidade de o(a) professor(a) se inscrever em todas as modalidades?

R: Não, o(a) professor(a) pode se inscrever apenas nas modalidades dos anos ou séries em que leciona, em todas as suas turmas ou apenas em algumas delas.

P: 20. Posso trabalhar com apenas algumas turmas ou preciso inscrever todas as minhas turmas?

R: O(A) professor(a) pode participar com todas as turmas em que leciona ou apenas com algumas delas. Mas quanto mais turmas participarem, maior a chance de ter seu trabalho reconhecido.

P: 21. O(A) professor(a) só pode participar se a Secretaria Municipal de Educação fizer sua adesão?

R: Sim, é necessário que a Secretaria Municipal de Educação faça sua adesão também. A adesão pode ser feita por meio do botão ‘Clique aqui para fazer a Adesão’ na página do concurso: https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso. Para auxiliar os(as) gestores(as), há um tutorial com o passo-a-passo para realizar a adesão: https://www.youtube.com/watch?v=4WqBvCtRcCE

P: 22. A inscrição é tanto para escolas estaduais e municipais?

R: São os(as) professores(as) que inscrevem suas escolas, sejam elas municipais ou estaduais.

P: 23. A escola também precisa se inscrever?

R: Não, a escola é inscrita no momento em que o(a) primeiro(a) professor(a) daquela unidade faz sua inscrição. Não é necessário fazer uma inscrição à parte para a escola.

P: 24. Gostaria de alterar os anos escolares que me inscrevi, isso é possível?

R: Por favor, envie um e-mail para olimpiada@cenpec.org.br ou ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 7719310. Nossa equipe técnica poderá te dar todas as informações.

P: 25. O e-mail do diretor cadastrado deve ser do diretor atual? Como fazer para mudar o e-mail do diretor?

R: Sim, o e-mail deve estar atualizado. Para alterar esses dados, envie um e-mail para olimpiada@cenpec.org.br ou ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 7719310.

P: 26. A EJA pode participar?

R: Não. A Olimpíada é voltada para estudantes do ensino regular, do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

P: 27. Realizei minha inscrição, porém meu nome e o nome da minha escola não aparecem no Mapa de Adesões e Inscrições. Qual o problema?

R: Quando a escola é cadastrada como nova, passa por uma verificação para verificar se atende aos critérios de participação do concurso. Aguarde 2 dias úteis após a inscrição para ver se a escola aparece no Mapa ou entre em contato com o 0800 7719310 0800 e informe os dados da escola.

P: 28. Professor(a) temporário(a) também pode participar?

R: O(A) professor(a) temporário(a) pode participar se estiver lecionando, em 2021, para estudantes de escolas da rede pública matriculados nos seguintes anos escolares: 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (inclusive, nas classes de aceleração que atendem estudantes com defasagem entre idade e série), e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, conforme consta no regulamento.

 

ADESÃO DE SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO - MUNICIPAL E ESTADUAL

P: 1. Por que as Secretarias de Educação precisam fazer a adesão?

R: Para validar as inscrições das escolas da sua rede e viabilizar que as escolas inscritas mostrem o trabalho que realizaram.

P: 2. Como as Secretarias de Educação, municipal e estadual, fazem a adesão?

R: Para que as escolas participem da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, é necessário que as Secretarias de Educação Municipais e Estaduais façam a adesão ao concurso. Assista ao tutorial com o passo-a-passo para realizar a adesão, clicando aqui.

P: 3. Como posso saber se o município/estado fez a adesão?

R: Temos um mapa dos municípios e estados que já aderiram à Olimpíada e pode ser acessado neste link: https://olimpiada.escrevendoofuturo.org.br/index.php

Também temos uma matéria explicando o passo-a-passo para saber se seu município ou estado já fez a adesão: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/noticias/sobre-o-programa/artigo/2852/confira-se-sua-escola-ou-rede-ja-esta-inscrita-na-olimpiada

P: 4. A adesão precisa ser feita em todas as edições da Olimpíada de Língua Portuguesa?

R: Sim, em todas as edições é necessário refazer a adesão das redes estaduais e municipais.


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé