Por conta da grande procura, o curso on-line gratuito Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas está com lista de espera para novos interessados. Oferecido pelo Programa Escrevendo o Futuro, as inscrições para o curso, voltado para educadores de todo o país, se encerraram um dia após a abertura, ocorrida nesta segunda-feira, 5 de abril.
O curso propõe atividades individuais e discussões coletivas, dá direito a certificado e tem carga horária de 80 horas. Seu objetivo é ajudar professores e professoras de Língua Portuguesa a trabalhar com gêneros e sequências didáticas na escola.
As inscrições para a lista de espera devem ser realizadas exclusivamente pela internet, aqui no Portal Escrevendo o Futuro. Veja o botão de inscrições ao final desta notícia. Atenção: para realizar sua inscrição é obrigatório ter o cadastro atualizado no Portal e no momento de se inscrever você deve estar logado(a).
Para saber mais sobre o curso, clique nas perguntas abaixo:
Quais são os objetivos do curso?
Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas tem como principal objetivo proporcionar a vivência de uma sequência didática (SD) para escrita de uma resenha de um produto cultural; e a compreensão, a partir dessa vivência, dos princípios do trabalho com gêneros e com SD na escola.
Quem pode participar?
O curso é destinado a professores e professoras de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de escolas públicas de todo o país.
De quanto tempo preciso dispor?
A carga horária total é de 80 horas e o período de realização será de 12/04 a 05/07. Você poderá organizar seu tempo para fazer o estudo e as atividades nos horários mais convenientes para você, desde que cumpra com os prazos de entrega e participação finais.
Como funciona a avaliação e certificação?
Alunos e alunas serão avaliados ao longo do curso, pelo mediador responsável pela sua turma, a partir da realização de atividades de diferentes naturezas:
- autoformativas (exercícios realizados individualmente, com resposta automática, sem interação ou mediação);
- interativas (debates em fóruns com outros cursistas e mediador);
- tarefas individuais (realizadas por escrito, enviadas pelo participante e comentadas pelo mediador).
Os/As cursistas que cumprirem com os critérios de certificação e obtiverem aproveitamento satisfatório receberão um certificado de 80 horas.
Onde e como posso fazer minha inscrição?
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, aqui no Portal Escrevendo o Futuro, ao final desta página. Ao fazer a inscrição, professores e professoras receberão um e-mail com instruções para confirmação de matrícula. Fique atento(a), a confirmação é obrigatória para garantir a sua vaga! As pessoas que não conseguirem vaga poderão se inscrever na lista de espera para ocupar o lugar de eventuais desistentes.
Como funciona a lista de espera?
Além das 600 vagas disponibilizadas para as turmas, teremos uma lista de espera para ocupar as vagas de eventuais desistentes. Caso você não consiga a vaga na turma, pode se inscrever na lista de espera e terá chances de ser chamado nas duas primeiras semanas de curso.
Importante: enquanto estiver inscrito na lista de espera, durante as duas primeiras semanas de curso, não será possível inscrever-se em outros cursos oferecidos pelo Programa. Após o prazo de duas semanas, caso não tenha conseguido uma vaga, será possível inscrever-se em outros cursos deste semestre.
É possível me inscrever em mais de um curso do Escrevendo o Futuro ao mesmo tempo?
Para que possa se dedicar, e também para dar oportunidade a um maior número de educadores e educadoras, não será permitido que uma mesma pessoa se inscreva ao mesmo tempo em mais de um curso on-line oferecido pelo Programa Escrevendo o Futuro.
Por isso, recomendamos que você verifique aqui a proposta de cada um dos cursos ofertados neste primeiro semestre: quais os objetivos e tipos de atividades, se você prefere fazer um curso mediado ou autoformativo, e quanto tempo de dedicação é necessário para cada um deles. E escolha qual atende melhor suas necessidades formativas neste momento. Confira também o cronograma para poder se organizar!
Relatos de participantes
O curso Sequência didática propõe aos professores e professoras que escrevam uma resenha sobre um produto cultural.
Confira dois textos produzidos no último semestre: a resenha escrita pela professora Alice Cezar Monti Rolim sobre o curta-metragem A vida é urgente, e a resenha escrita pelo professor de Pedro Daniel dos Santos Souza sobre os curta-metragens do Projeto Nhemongueta Kunhã Mbaraete.
Não perca essa oportunidade. Participe!
Inscrição