Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        
Assunto: null
Autora:
17 Março 2021

Olimpíada tem material atualizado para o trabalho com Poema e homenageia nesta edição a escritora e poeta Geni Guimarães

Dia 21 de março é o Dia Mundial da Poesia. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1999 como forma de reconhecer e incentivar movimentos poéticos em diferentes regiões do mundo. É também uma maneira de promover a diversidade de línguas e a troca entre culturas por meio da palavra, seja ela escrita ou oral.

A poesia também tem espaço na Olimpíada de Língua Portuguesa, sendo que Poema é uma das categorias do concurso. Por meio de versos, ritmo e rima, estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental expressam seu olhar para o mundo e para o lugar onde vivem. Para apoiar os professores nesse trabalho, uma edição dos Cadernos Docentes é dedicada ao gênero Poema. O caderno foi revisto e atualizado recentemente e traz novos autores e obras, atividades e uma sequência didática pensada para incentivar os alunos a fazerem suas próprias composições.

Poeta homenageada

A autora homenageada na 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa é contista e também poeta. Geni Guimarães conta que se iniciou no mundo da poesia por influência da mãe, que era repentista. Dos versinhos que fazia na infância a uma grande produção, que já lhe rendeu o prêmio Jabuti pelo livro A cor da ternura, ela diz que a carreira literária foi acontecendo sem planejamento e em paralelo ao seu trabalho como professora.

Geni participou também da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, quando falou aos professores sobre sua atuação literária e o racismo que enfrentou em sua trajetória desde os tempos de escola. Já os alunos entrevistaram a escritora sobre sua vida e registraram suas memórias por escrito.

Ouça Geni lendo um pequeno trecho de um poema seu:


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé