Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Novidades da 7ª edição da Olimpíada serão anunciadas dia 22

Inicio do conteudo
Assunto: null
Autora: Marina Almeida
17 Fevereiro 2021

Evento de lançamento será realizado on-line e ao vivo, às 18h (horário de Brasília),
com transmissão pelo Portal Escrevendo o Futuro, YouTubeFacebook do Programa

Este ano acontece a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Em 2021, o concurso foi redesenhado para se adaptar às necessidades de professores (as), estudantes e escolas neste momento de incertezas e desafios causados pela pandemia. Todas as mudanças serão apresentadas na cerimônia oficial de lançamento, que será realizada ao vivo e on-line na próxima segunda-feira, dia 22, às 18h (horário de Brasília). “Este vai ser um ano muito diferente: a Olimpíada traz importantes mudanças, que serão anunciadas no evento”, conta Claudia Petri, coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa no Itaú Social.

“O ponto chave da 7ª edição será o fortalecimento da parceria e do trabalho colaborativo entre professores e estudantes”, diz Claudia. Ela explica que a Olimpíada acontece respeitando o momento de pandemia que ainda vivemos. “As escolas estão trabalhando no processo híbrido, algumas estão voltando ao ensino presencial, outras não, mas o ensino remoto vai permanecer ainda este ano de uma forma muito intensa. Fizemos adaptações para esse contexto.” Ela lembra que parte da Olimpíada já acontecia on-line, como as inscrições, mas neste ano todas as ações poderão ser realizadas de forma virtual.

As alterações buscam assegurar a natureza formativa da Olimpíada, explica Maria Aparecida Laginestra, coordenadora do Programa Escrevendo o Futuro no Cenpec. “Vivemos um momento sensível, em que as desigualdades educacionais se intensificaram, o que nos fez refletir sobre a importância de acolhimento, apoio pedagógico, trabalho colaborativo e como a ausência do acesso aos recursos tecnológicos e conexão com internet podem comprometer o dia a dia do processo de ensino e aprendizagem”, diz. Para isso, entre os materiais disponíveis para apoiar educadores(as) na garantia do direito à educação, ela cita os Cadernos Docentes, disponíveis na página do Programa, que passaram por revisão e atualização.

Podem participar da Olimpíada professores de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de todas as escolas públicas do país. Não houve alteração nas etapas e categorias envolvidas no concurso. E, assim como em outros anos, o tema das produções é O lugar onde vivo. “O mote permanece o mesmo, mas, de uma forma sensível, vamos dar muita luz para esse contexto de pandemia e crise sanitária que vivemos”, aponta Claudia.

Evento on-line

Além das novidades e mudanças desta edição, a cerimônia de lançamento também revelará o nome do escritor ou escritora homenageada. “A literatura, com destaque para a linguagem poética, também nos fará companhia no lançamento”, revela Maria Aparecida. Ela ainda conta que a cerimônia será realizada num espaço considerado patrimônio histórico e simbólico na cidade de São Paulo.

“Fazemos um convite a todos os professores, gestores escolares e equipes de secretarias para participar do lançamento, conhecer as novidades, fazer suas inscrições e participar. As mudanças são significativas e vêm para ficar. Estou apostando muito que os educadores vão gostar desse redesenho da Olimpíada”, conta Claudia. Ela ainda lembra que o evento é aberto a todos e contará com participações especiais.

A cerimônia de lançamento da 7ª edição também dá a largada para as inscrições de professores na Olimpíada. Mas, vale lembrar: é preciso que municípios e estados façam adesão ao concurso para a inscrição dos professores. Acompanhe o lançamento, conheça as novidades desta edição e seja o primeiro a se inscrever!

Lançamento da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

Segunda-feira, 22/02, 18h (horário de Brasília)

Ao vivo e on-line

Transmissão pelo Portal Escrevendo o Futuro, YouTubeFacebook do Programa.

Mais informações sobre a 7ª edição da Olimpíada.


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé