Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        
Assunto: null
Autor(a):
27 Outubro 2020

Neste mês de outubro, o programa Leia para uma Criança (Itaú) está realizando uma série de lives com convidados especiais, interação e leitura de histórias. Entre as histórias lidas, estão duas crônicas escritas por estudantes vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Uma delas é “A flor que chegou primeiro”, de Mayara de Aleluia Pereira (Vianópolis - GO), uma das vencedoras de 2016. O texto foi lido pela cantora paraense Gaby Amarantos no dia 17. Assista abaixo:

Gilberto Gil, no dia 24, fez a leitura da crônica "O apanhador de acalantos", da estudante Beatriz Pereira Rodrigues (Catalão - GO), 14 anos, vencedora da 6ª edição da Olimpíada (2019), com a orientação da professora Vânia Rodrigues, da Escola Municipal Nilda Margon Vaz. Confira o vídeo em que a estudante compartilha conosco a emoção deste momento:

“É bastante gratificante ver essas histórias ganhando o mundo em outros formatos”, celebra Esdras Soares, da equipe do Programa Escrevendo o Futuro. “Já são quatro textos vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa transformados em livros digitais do programa Leia para uma Criança. Os livros estão lindos! Além disso, tenho certeza de que vai ser incrível ver Gilberto Gil, um ícone da cultura brasileira, ler O apanhador de acalantos. Em sua crônica, Beatriz compartilha seu olhar bastante peculiar sobre solidão, conexão e rápidas mudanças do mundo. Um belo convite!”

Veja a leitura de Gilberto Gil no vídeo a seguir:

 

E-books com textos premiados

Acesse gratuitamente o e-book O apanhador de acalantos. Além da crônica de Beatriz, o Leia para uma Criança lançou mais três títulos baseados em textos vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa: a crônica A flor que chegou primeiro, de Mayara de Aleluia Pereira (Vianópolis - GO); e os poemas Sovaco da Cobra, de Ângelo Raphael Albuquerque Ferreira (Manaus - AM) e Da janela de Minas para o mundo, de Nicole Rodrigues Florentino (Belo Horizonte, MG).

Os e-books fazem parte da série Kidsbook e têm títulos assinadas por autores renomados, como Conceição Evaristo, Fernando Veríssimo, Zeca Baleiro, entre outros. Os títulos da coleção estão disponíveis gratuitamente para leitura interativa na Estante Digital do programa. 


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé