Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Textos vencedores da última edição da Olimpíada são transformados em livros digitais

Inicio do conteudo
Assunto: null
Autora: Marina Almeida
14 Outubro 2020

Dois novos títulos do Leia para uma Criança são baseados em textos vencedores da Olimpíada 2019; em outubro, lives do projeto trarão leitura de histórias

 

Da janela de Minas para o mundo. O poema de Nicole Rodrigues Florentino, vencedor da última edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, foi transformado em livro digital pelo projeto Leia para uma Criança. O texto foi adaptado, ganhou ilustrações coloridas e animações interativas, e pode ser facilmente lido no computador ou celular. Também está disponível no Instagram, organizado de forma a facilitar a leitura da história.

No poema de Nicole, escrito quando ela tinha 12 anos, conhecemos um pouco de sua cidade: Belo Horizonte (MG). A menina nos apresenta suas paisagens e museus, seus habitantes e visitantes, o feijão tropeiro e as cachoeiras. Mas seu olhar atento capta também a imagem das crianças sem lar, da “gente de barriga vazia e o peito cheio de fé” e até as lágrimas de quem perdeu o amigo na barragem que se rompeu. 

“Da janela de minha casa,

Vejo ontem, vejo hoje,

Vejo perto e vejo longe.

Quem será que vem

Na linha do horizonte?”

 

A crônica Apanhador de acalantos, outro texto vencedor na edição de 2019 da Olimpíada, também foi transformada em livro digital e em página no Instagram. Escrita pela aluna Beatriz Pereira Rodrigues, de Catalão (GO), conta a história de um passeio da jovem à feira de sua pequena cidade. Ela observa as quaresmeiras em flor, a igrejinha, os feirantes e turistas, até se deparar com um senhor de chapéu: ele para em todas as barracas, conversa com muitas pessoas, mas não compra nada:

“Vi quando ele pegou uma laranja, levou a nariz, cheirou e disse: – As de hoje não tem mais aquele perfume... ‘Sassinhora’! Que saudade!”

A partir de conversas e observações, a menina compreende melhor esse senhor, que vai à feira em busca de companhia, mais que de frutas ou verduras. E percebe que compartilha com ele mais do que imaginou. 

Outros dois textos, vencedores do prêmio em 2016, já foram adaptados ao formato digital.

Live para uma criança

Além dos livros, o projeto Leia para uma Criança realizará uma série de lives durante os sábados de outubro. As apresentações trarão convidados especiais, interação e leitura de histórias, inclusive as que foram escritas pelos alunos participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa. As lives ocorrerão no Youtube, às 16h.

Confira a programação abaixo e clique para acessar o link da transmissão:

10 de outubro: Super-protetores - Drauzio Varella  

17 de outubro: A flor que chegou primeiro - Gaby Amarantos  

24 de outubro: O apanhador de acalantos - Gilberto Gil  

31 de outubro: Livro e convidado surpresas  

Leia para uma Criança é uma das iniciativas voltadas à educação promovidas pelo Itaú. As diferentes histórias da série Kidsbook são assinadas por autores renomados, como Conceição Evaristo, Fernando Veríssimo, Zeca Baleiro, entre outros. Os títulos da coleção estão disponíveis gratuitamente para leitura interativa na página: https://www.euleioparaumacrianca.com.br/


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé