Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Percursos formativos na rede

Inicio do conteudo
Assunto: null
Autora: Tamara Castro
31 Março 2020

O período de distanciamento social que muitos estão vivendo, como medida necessária para conter a pandemia do Covid-19, tem gerado reflexões e mudanças no cotidiano em diversos campos, entre eles, na educação.

A necessidade de reclusão por tempo ainda indeterminado, a fim de conter o aumento do número de infectados pelo novo coronavírus, tem levado secretarias de educação, escolas, professores, estudantes e suas famílias a pensar alternativas para dar continuidade às atividades educacionais.

A fim de oferecer apoio aos educadores e às famílias dos estudantes, diversos sites e instituições ligadas à educação estão oferecendo cursos e materiais gratuitos na rede. No entanto, o acúmulo de demandas tem sido grande para muitos, que estão se adaptando a uma nova rotina de trabalho em casa - estudo, mensagens, reuniões remotas -, dividindo o tempo com as tarefas de casa, alimentação e cuidados com filhos.

O Portal Escrevendo o Futuro oferece uma série de cursos on-line, recursos formativos, entrevistas, artigos e outros materiais que buscam contribuir para a melhoria do ensino e  aprendizagem de leitura e escrita. Ao longo da quarentena, daremos luz a alguns desses materiais. Eles podem ser acessados pelos educadores de acordo com seus interesses, necessidades e disponibilidade de tempo. Cadastre-se no Portal e explore os materiais oferecidos.

Materiais e recursos formativos oferecidos pelo Portal Escrevendo o Futuro

Cadernos do Professor

Nos Cadernos do Professor, os educadores encontram orientações e recursos didáticos para o ensino da escrita dos diferentes gêneros textuais trabalhados na Olimpíada de Língua Portuguesa. As atividades são voltadas ao desenvolvimento da competência comunicativa, envolvendo leitura e análise de textos já publicados, linguagem oral, conceitos gramaticais, pesquisas, produção, aprimoramento de textos dos alunos etc. Com a introdução do gênero Documentário nas aulas de Língua Portuguesa, o Caderno Olhar em Movimento busca ampliar o letramento dos estudantes, a integração de múltiplas semioses e o domínio da linguagem audiovisual. Os Cadernos consistem em materiais de apoio para planejamento e realização das aulas.

Percursos Formativos

Neles os educadores encontram um diagrama interativo que reúne conteúdos do Portal e de sites afins, constituindo um acervo de artigos, entrevistas, depoimentos, jogos, vídeos, áudios didaticamente organizados nos eixos de Leitura, Oralidade e Escrita.  Esses recursos dialogam com a proposta de Língua Portuguesa da área de Linguagens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) –, em articulação com três aspectos: contribuições teóricas, orientações para prática e recursos didáticos. Essa ferramenta possibilita que os educadores sejam curadores de seu próprio itinerário formativo, escolhendo temas/questões de acordo com suas necessidades e interesses. Nos Percursos, é possível elaborar seus planos de aula, além de realizar um estudo direcionado e obter um certificado de 8 horas.

Pergunte à Olímpia

Olímpia é uma professora que responde a perguntas de outros professores de Língua Portuguesa sobre práticas de ensino de leitura e escrita. A seção é atualizada quinzenalmente com um texto novo.

 

Literatura em Movimento

Nesta seção dedicada à literatura, é possível encontrar artigos, entrevistas, indicações de leitura, relatos e textos literários com o objetivo de apoiar e dinamizar a prática docente. Entre os entrevistados, estão nomes marcantes na literatura brasileira atual, como Conceição Evaristo, Slam das Minas, Marcelino Freire e Marcelo D’Salete. Os educadores também podem ler relatos de prática de professores, resenhas de livros e filmes, narrativas sobre as experiências com leitura, artigos de especialistas em ensino e mediação de leitura, e degustar textos literários de grandes autores.

 

Jogos de Aprendizagem

Recursos didáticos para trabalhar leitura e escrita de maneira lúdica com estudantes.

Pontos de Vista

No “Pontos de Vista”, os estudantes são convidados a argumentar sobre assuntos do cotidiano. Questões de gênero, padrões de beleza, fake news, bullying e o papel da política na comunidade são alguns dos temas trabalhados. O jogo possui um conteúdo que suscita a tomadas de decisão e de opinião por parte dos jogadores, e está disponível em formato de aplicativo (APP) a ser baixado em dispositivos móveis, como celulares e tablets, e também conta com uma versão para computador.

Q. P. Brasil: O jogo da argumentação

Com uma versão em PDF, o jogo de tabuleiro traz questões relevantes da atualidade e o objetivo é apresentar argumentos consistentes, contrários ou favoráveis, em relação a questões polêmicas do cotidiano, em especial, as que são veiculadas nas mídias (redes sociais, TV, rádio, jornais e revistas).

Cursos on-line

O Programa Escrevendo o Futuro oferece cinco cursos gratuitos e totalmente a distância. Eles são desenvolvidos por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, com o objetivo de contribuir com a formação de professores de Língua Portuguesa, com o foco em leitura e escrita. A abertura de vagas e orientações para inscrição são sempre noticiadas com antecedência aqui no Portal Escrevendo o Futuro.

 

 

 


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé