Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Comissões Julgadoras Escolares e envio dos textos e vídeos

Inicio do conteudo

Ao longo deste ano, um intenso trabalho foi desenvolvido por professores(as) de língua portuguesa e estudantes de todo o Brasil, e muitos textos e documentários foram produzidos para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

Agora é o momento de realizar as Comissões Julgadoras Escolares e dar visibilidade a todo esse trabalho!

De 12 a 19 de agosto, todas as escolas participantes devem realizar as Comissões Julgadoras Escolares e enviar os textos e documentários selecionados na escola para a Etapa Municipal.

 

Comissão Julgadora Escolar (CJEsc): o que é e como fazer?

Essa Comissão tem a difícil tarefa de selecionar entre os melhores textos (nas categorias Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de opinião) e vídeos (na categoria Documentário) da escola apenas uma produção por categoria da qual participa, conforme os anos escolares que atende.

A  Comissão Julgadora Escolar deve ser coordenada pelo(a) diretor(a) da escola e composta por três a cinco avaliadores, entre professores e professoras da língua portuguesa não inscritos na Olimpíada; representantes da comunidade que dominem a língua portuguesa (jornalistas, escritores e escritoras, contadores de histórias, poetas) e profissionais da área do audiovisual.

Mas atenção: nenhum professor(a) inscrito ou pessoa que tenha vínculo familiar ou socioafetivo com os alunos e alunas participantes da Olimpíada poderá ser membro da Comissão.

Estão sendo enviados para todas as escolas do Brasil os folhetos com orientações para organização da Comissão Julgadora Escolar, que ainda traz orientações sobre os procedimentos dessa comissão na escolha dos textos e vídeos. Esse material também pode ser acessado no Portal Escrevendo o Futuro (clique aqui).

Além disso, para orientar o processo avaliativo, a Olimpíada oferece o curso autoformativo Avaliação textual: análises e propostas, destinado a todos os integrantes das Comissões Julgadoras Escolares, Municipais e Estaduais. O curso já está disponível para download e poderá ser realizado pelos avaliadores e avaliadoras nos horários de sua conveniência, sem a necessidade de um(a) mediador(a) ou orientador(a). Clique aqui para baixar. Em caso de dúvida ou dificuldade técnica, envie um e-mail para nosso suporte: escrevendocursos@cenpec.org.br.

 

Como enviar os textos e documentários selecionados?

Os textos e documentários selecionados pela Comissão Julgadora Escolar deverão ser digitados e postados no ambiente virtual do Portal Escrevendo o Futuro.

Para isso, é necessário que o(a) diretor(a) da escola seja cadastrado(a) no Portal. É aconselhável que o(a) diretor(a) tente acessar o Portal antes do período para verificar se consegue efetuar o login. Caso necessite de ajuda, entre em contato com a Central de Atendimento: 0800 771 9310.

Para conhecer o passo a passo de envio dos textos e documentários, assista ao tutorial abaixo:






Não deixe para última hora, o período para realização das Comissões Julgadoras Escolares e envio das produções selecionadas é de 12 a 19 de agosto e não será prorrogado.


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé