Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Jogo Pontos de Vista incentiva a argumentação sobre temas do cotidiano

Inicio do conteudo
Assunto: null
Autora: Suzana Camargo
30 Abril 2019

Jogo está disponível em lojas virtuais de aplicativos e pode ser baixado em celulares, tablets e no computador

Programa Escrevendo o Futuro anuncia o lançamento de um novo jogo interativo que pode auxiliar o trabalho com o gênero artigo de opinião com os estudantes.  Trata-se do “Pontos de Vista”, jogo em formato de aplicativo (APP) a ser baixado em dispositivos móveis, como celulares e tablets, e também no computador.

No “Pontos de Vista” os estudantes são convidados a opinar e argumentar sobre assuntos do cotidiano. Questões de gênero, padrões de beleza, fake news, bullying eo papel da política na comunidade são alguns dos temas trabalhados no jogo.

O acesso ao “Pontos de Vista” é feito por meio das lojas virtuais de aplicativos, como o Play Store, do Google, e Apple Store, do iOS. O usuário baixa em seu dispositivo móvel (celular ou tablet) ou em seu computador e já pode começar a jogar.

Além de possuir conteúdo que suscita argumentações e tomadas de decisão e de opinião por parte dos jogadores, “Pontos de Vista” foi pensado para também agradar pelo aspecto da jogabilidade, conforme ressalta a professora de língua portuguesa, escritora e colaboradora do Programa Escrevendo o Futuro, Ana Paula Severiano, que desenvolveu o conteúdo do jogo. “Foram ouvidos jovens com idade entre 9 e 17 anos, que opinaram e disseram o que acham interessante em um jogo. Essas opiniões foram levadas em conta e inspiraram a criação”, afirma.

Ana Paula informa que o jogo foi pautado no gênero artigo de opinião e  possui três níveis: Fato ou Boato; Meu Corpo, Meus Padrões; e Participação Política. Ela recomenda que os jogadores iniciem pelo nível cujo assunto possuem maior intimidade e depois explorem e avancem para os demais. Aponta ainda os fatores que fazem do “Pontos de Vista” um jogo especial: “Ele parte de uma ferramenta que é muito comum para os jovens de hoje, que é o game, para fazê-los pensar e opinar sobre situações cotidianas, e ao final, elaborarem um texto, que dentro do jogo, é publicado no blog da escola, por exemplo”.

Abaixo é possível jogar "Pontos de Vista" em seu computador. Para baixar em seu celular ou tablet, clique nos ícones das lojas virtuais de aplicativos.

Jogo Pontos de Vista

Disponível na Play Store (Google) e Apple Store (iOS), por meio de APP que precisa ser baixado em celulares ou tablets, e no Portal Escrevendo o Futuro.

Game em que os jogadores escolhem um nível (assunto principal) e precisam cumprir tarefas (que envolvem decidir posicionamentos ante questões do cotidiano, descobrir pistas, elaborar textos, etc.) até chegarem ao final.

Público: a partir dos 9 anos de idade.


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé