Volta às aulas: a importância do planejamento docente
sequência didática, gestos didáticos, planejamento docente, planejamento de aula
As propostas pedagógicas foram desenvolvidas visando o trabalho com todos os estudantes e estão alinhadas aos princípios da Base Nacional Comum Curricular, em implementação nas escolas públicas
Democratizar o acesso à cultura escrita e dar oportunidade de aprendizagem para todos os estudantes, sem exceção, são fundamentos presentes nas publicações e materiais pedagógicos da Olimpíada de Língua Portuguesa. Os princípios teórico-metodológicos e as orientações para a prática propostos pelo material estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em implementação nas escolas públicas e, portanto, podem ser desenvolvidos de forma integrada à rotina de ensino, e não precisam ser vistos como uma atividade extra.
Coordenadora da Olimpíada pelo CENPEC, Maria Aparecida Laginestra lembra que o acesso à educação é um direito previsto na principal legislação brasileira: “A educação como ‘direito de todos’ está presente na Constituição e nos marcos legais que embasam a BNCC”. Ela ainda destaca outros aspectos que remetem à importância da integração de todos os alunos nas atividades propostas pela Olimpíada de Língua Portuguesa: “Sabemos que é por meio do conhecimento da língua que crianças e jovens interagem, compartilham suas ideias, produzem conhecimento e participam da vida social. Nesse sentido, nosso desafio é oferecer, no cotidiano da sala de aula, atividades de leitura, escrita e oralidade que mobilizem, despertem o interesse e ganhem sentido para que todos os estudantes avancem em seu aprendizado”, conclui.
Reforçando a recomendação de que nenhum aluno e aluna fique de fora, a professora Elizete Vilela, de Divinópolis/MG, argumenta que “qualquer trabalho em sala de aula só fará sentido se for pensado para todos os alunos”. Ela acredita que “caminhar apenas com aqueles que possuem mais autonomia pode até parecer mais fácil, mas não é o ideal, pois além de o professor estar deixando alguns ou vários alunos para trás, o resultado não refletirá o resultado real de toda a turma. O necessário é que o professor ao desenvolver qualquer projeto pense na turma como um todo”, afirma.
A professora ainda analisa as vantagens da forma como estão organizadas as atividades de apoio da Olimpíada de Língua Portuguesa: “Elas foram dispostas em torno de uma sequência didática, então a aprendizagem vai acontecendo aos poucos, de forma gradativa, e com isso o professor consegue perceber onde está a dificuldade de cada aluno, tendo a possibilidade de fazer adaptações e traçar rotas alternativas para alguns”.
O Programa Escrevendo o Futuro disponibiliza uma série de materiais de apoio ao trabalho de professoras e professores, com orientações para realização de uma sequência didática, por meio de oficinas e jogos de aprendizagem, que levam os alunos a escrever textos nos gêneros Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião, e a produzir um documentário.
Mais sobre a Olimpíada
A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos e alunas de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.
O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
Nesta edição, a premiada escritora mineira Conceição Evaristo é a grande homenageada.
As inscrições estão abertas até o dia 13 de maio.
Clique aqui para fazer a inscrição
Volta às aulas: a importância do planejamento docente
sequência didática, gestos didáticos, planejamento docente, planejamento de aula
Poemas de Luiz Gama
poesia, poema, Luiz Gama, texto literário
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
línguas indígenas, literatura indígena, revista NPL, formação docente, educação para as relações étnico-raciais
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.