Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

QP Brasil: a importância de “saber argumentar”

Inicio do conteudo
Assunto: Jogo de tabuleiro
Autor: Programa Escrevendo o Futuro
17 Abril 2019

Jogo propõe que estudantes aprendam a trabalhar ideias e opiniões a partir de análise de questões relevantes de interesse público

Suzana Camargo

O Portal Escrevendo o Futuro acaba de disponibilizar uma nova versão do Questões Polêmicas do Brasil - O jogo da argumentação. Nesta versão em pdf, professores e professoras podem imprimir o arquivo e montar o seu próprio jogo.

QP Brasil é um jogo de tabuleiro que propõe a discussão de questões polêmicas a partir do desenvolvimento e confronto de argumentos consistentes e embasados, desenvolvendo a capacidade reflexiva e argumentativa de estudantes.

O jogo está organizado em torno de questões da atualidade veiculadas pela mídia, muitas delas, polêmicas, que podem gerar discussões, controvérsia, opiniões distintas de interesse público, uma vez que dizem respeito à vida de todos os cidadãos. Trata-se de uma atividade que pode complementar outras já desenvolvidas em sala de aula pelo professor, ao trabalhar com gêneros argumentativos. "No jogo, pode ser que o estudante tenha que defender uma ideia com a qual ele não concorde e isso o força a se colocar na pele de uma outra pessoa, dando a ele a oportunidade de reavaliar sua posição, seja para reforçá-la ou para descartá-la", exemplifica a Prof.ª Dra.ª Ana Luiza Marcondes Garcia, do Departamento de Linguística da PUC-SP.

A professora de Língua Portuguesa Maria Davina Landolfi Marques, da rede estadual do Espírito Santo, avalia o ganho educacional da aplicação do jogo. “Ele aumenta a competência argumentativa de nossos alunos, pois a partir de questões polêmicas do cotidiano, eles são levados a assumir um ponto de vista e fundamentá-lo, ou seja, sua argumentação deixa de ser vazia”.

Ana Luiza Marcondes ainda chama a atenção para o aspecto de que o exercício da argumentação, promovido pelo QP Brasil, é uma ferramenta importante também para a vida. “Ensinar o estudante a argumentar é prepará-lo para a vida em comunidade, para a vida pública, ou seja, é uma necessidade”. Ela ainda garante que “não ser capaz de tomar a palavra e colocar suas ideias em uma situação difícil é algo que aumenta a desigualdade social”.

Raio-x do QP Brasil

O jogo de argumentação desenvolvido pelo Programa Escrevendo o Futuro traz questões relevantes da atualidade, veiculadas pela mídia.

O objetivo é apresentar argumentos consistentes, contrários ou favoráveis, em relação a questões polêmicas do cotidiano, em especial, as que são veiculadas nas mídias (redes sociais, TV, rádio, jornais e revistas).

Por meio do jogo espera-se que os alunos:

• discutam questões socialmente relevantes;

• identifiquem diferentes tipos de argumento;

• compreendam a necessidade de buscar subsídios para a construção de seus próprios argumentos;

• reflitam sobre a qualidade das informações utilizadas.

 Clique aqui para baixar o jogo QP Brasil


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé