Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Escrevendo o Futuro: ações no território da Rede LEQT

Mariana Garcia

07 de agosto de 2023

Programa realiza formação presencial em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (RJ)

Rede Temática de Leitura e Escrita de Qualidade para Todos (LEQT), iniciativa do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), é formada por representantes de investidores sociais privados, organizações sociais, setor público, universidades, produção editorial, bibliotecários, autores e leitores. Contribui para o desenvolvimento da cultura escrita no Brasil, por meio de ações coordenadas e cooperativas entre o poder público e a sociedade civil, para superar a fragmentação e a descontinuidade nas políticas e programas de promoção da leitura e com a intenção de promover mais impacto nos territórios.

A rede atua principalmente em duas frentes: na criação de indicadores de qualidade em projetos de promoção da leitura e na realização de uma ação coletiva, com a participação dos diferentes parceiros integrantes da rede, em um território piloto pré-selecionado: Nova Iguaçu (RJ).

Integrantes da Rede LEQT, o Itaú Social e o CENPEC, idealizadores e coordenadores do Programa Escrevendo o Futuro, ofereceram no dia 12 de dezembro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, a oportunidade de reunir educadores das redes municipais e estadual de ensino, além de mediadores de leitura, para participarem de uma formação presencial de 8 horas, integrando a metodologia do Programa com as expectativas de capacitação das redes de ensino.

O encontro foi conduzido pela colaboradora do Escrevendo o Futuro, Patrícia Calheta, que propôs ao grupo refletir sobre o ensino de gêneros, com destaque ao trabalho com poemas. A escolha do gênero foi conjunta entre as técnicas da secretaria de educação e a formadora do Programa, considerando que o gênero poema é trabalhado pelos incentivadores de leitura e, por isso, seria uma ótima oportunidade de aprofundar o assunto, chamando a atenção para a importância da declamação e a escuta de poemas.

O público foi dividido nos períodos da manhã (8h-12h) e da tarde (13h-17h) e cerca de 30 participantes compareceram ao longo do dia. No período da manhã todos os presentes eram professores das salas de leitura das escolas de Nova Iguaçu (incentivadores de leitura) e, no período da tarde, professoras que trabalham em bibliotecas públicas também compareceram. 

As técnicas formadoras da equipe de incentivo à leitura - Andressa de Almeida Barroso, Ana Paula Monteiro Dionysio e Carla Pereira Ribeiro - acolheram a chegada de todos os participantes e encaminharam toda a organização do encontro. Os recursos formativos oferecidos pelo Programa Escrevendo o Futuro (Portal, cursos on-line, Percursos Formativos) foram apresentados, bem como a Olimpíada de Língua Portuguesa, concurso de produção de textos que mobiliza educadores, alunos e escolas de todo o país, que tem o lançamento da sua 6ª edição previsto para fevereiro de 2019.

A importância de considerar o repertório de conhecimento das crianças, relativo aos gêneros da tradição oral - como parlendas, quadrinhas, cantigas de roda – foi reforçada pela formadora, para favorecer o trabalho com a ampliação do conhecimento, por meio da apreciação de produções variadas, como poemas narrativos, limeriques, haicais, poemas visuais, entre tantos outros. “A formação favoreceu a oportunidade dos professores que atuam nas salas de leitura e em bibliotecas a refletirem sobre a riqueza do trabalho com poemas, contando com as diversificadas propostas do Caderno do Professor ‘Poetas da Escola’. Todos envolveram-se com os debates, e o encontro contribuiu para fomentar o incentivo às práticas de leitura, fundamentais para a formação dos estudantes, favorecendo também a troca de experiências exitosas, realizadas pelos professores da rede, como o "Chá literário", além da publicação de livros produzidos pela parceria entre professores e crianças da Educação Infantil e EFI”, destacou Patrícia Calheta.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

gestos didáticos, planejamento de aula, sequência didática, planejamento docente

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, poesia, Luiz Gama, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

literatura indígena, revista NPL, formação docente, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000