Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Home
Notícias
Sobre o Programa
Vem aí a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Vem aí a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Assunto: null
Autora: Mariana Garcia
01 Novembro 2018

Prepare-se: a próxima edição da Olimpíada de Língua Portuguesa será realizada em 2019 e chegará com muitas novidades!

Ao longo deste ano, o concurso de produção de textos que mobiliza professores, alunos e escolas
públicas de todo o país passou por um processo de redesenho, com o objetivo de reformular ações e conteúdos oferecidos pelo Programa Escrevendo o Futuro, em consonância com as políticas públicas de educação.

2018 se mostrou como uma etapa de muito trabalho, mobilização, reflexão e escuta. A equipe do Programa e seus colaboradores percorreram as regiões do país para conversar com professores de língua portuguesa, estudantes, técnicos de secretarias de educação, diretores de escolas, docentes de universidades públicas e representantes do Consed e da Undime. Além dos encontros presenciais, também foram realizadas entrevistas qualificadas, com diferentes públicos envolvidos no Programa. Nesses processos de diálogo, os participantes tiveram a oportunidade de contribuir com sugestões para a melhoria da próxima edição do concurso.

Temas como divulgação, mobilização nas escolas, adesão, categorias de inscrição, formação de professores, realização das oficinas em sala de aula, envio e seleção dos textos e a premiação foram amplamente discutidos para que centenas de contribuições fossem registradas e incorporadas na reformulação das propostas do Programa.

E o que vem de novo por aí?

Uma das principais novidades para a próxima edição é a inclusão de um novo gênero/categoria de inscrição, entre os já existentes: o Documentário. Professores e estudantes de todo o Brasil contarão com o apoio do Escrevendo o Futuro - que já está elaborando um caderno de orientação - para a realização das oficinas em sala de aula, que irão abordar a produção de documentários. Serão cinco gêneros, distribuídos da seguinte maneira:

Poema

5º ano EF

Memórias Literárias

6º e 7º anos EF

Crônica

8º e 9º ano EF

Documentário

1º e 2º anos EM

Artigo de Opinião

3º ano EM


As premiações para semifinalistas, finalistas e vencedores nas categorias Poema, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário também reservam surpresas e novidades que serão divulgadas em breve.

Por ora, gostaríamos de compartilhar com toda a comunidade escolar que a próxima edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro será lançada em fevereiro de 2019, e lembrar que o regulamento oficial apresentará com mais detalhes as novidades que vem por aí.

Ajude-nos a divulgar a volta da Olimpíada compartilhando a notícia com professores, diretores, coordenadores pedagógicos e secretarias de educação. E vamos envolver toda a comunidade nessa mobilização pela melhoria das práticas de leitura e escrita nas escolas de todo o país!


Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310