Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Sequências didáticas para produção de documentários

07 de agosto de 2023

Professores aceitaram o desafio apresentado pelo Programa Escrevendo o Futuro e desenvolveram SD’s para o trabalho com documentário em sala de aula

A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro será realizada em 2019 e virá com muitas novidades! Uma delas é a inclusão de um novo gênero: o documentário. Agora, professores e estudantes de todo o Brasil contarão com o apoio do Escrevendo o Futuro - que já está elaborando um caderno de orientação - para a produção de documentários em sala de aula. Dessa forma, o Programa tem investido na publicação de materiais como forma de antecipar e subsidiar esse trabalho. Na última edição da revista Na Ponta do Lápis, por exemplo, estão disponíveis os artigos “Práticas documentárias na escola, em busca de novos olhares” e “As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC” e uma entrevista com Estela Renner, cineasta e sócia-fundadora da produtora Maria Farinha Filmes.

Além disso, no início do ano o Programa Escrevendo o Futuro convidou cerca de 150 professores semifinalistas de 2016, que atuam no ensino médio, para elaborarem uma sequência didática para a escrita de um roteiro de documentário. Muitos desses professores aceitaram o desafio e receberam orientações e uma série de indicações de materiais para desenvolverem suas SD’s. Após esse processo de interlocução, chegamos a quatro sequências didáticas. O resultado você pode conferir na ferramenta Planos de Aula, localizada na seção Percursos Formativos, aqui no Portal Escrevendo o Futuro.

Nesta semana publicamos as SD’s das professoras Michele Mendes Rocha (Santa Maria – RS) e Rosa Maria Martins Pereira (Rio Grande – RS).

 

Clique aqui para acessar

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, texto literário, poema, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo
especiais

Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo

Confira o especial com artigos planos de aula, entrevistas e textos literários para as suas aulas

planejamento docente, educação para as relações étnico-raciais, literatura, educação antirracista, literatura negra

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

revista NPL, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, formação docente, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000