Curso on-line “Caminhos da Escrita” abre inscrições!

Assunto: null
Autor(a):
08 Agosto 2018

O Programa Escrevendo o Futuro oferece mais uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos! Dessa vez, inscrições para novas turmas do curso on-line Caminhos da Escrita serão abertas no dia 16/08, quinta-feira, em dois horários: 10h e 14h (horário de Brasília).

Serão oferecidas 520 vagas e as inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, aqui no Portal Escrevendo o Futuro.

Para conhecer melhor o curso e decidir se deseja inscrever-se, leia atentamente as informações abaixo:

Quais são os objetivos do curso?

Proporcionar a reflexão sobre as práticas de letramento como práticas culturais vinculadas às diversas esferas da vida social; e a elaboração, a partir dessa compreensão, de um projeto de práticas de letramento para ser realizado em sala de aula.

Quem pode participar?

Assim como as demais formações a distância oferecidas pelo Programa Escrevendo o Futuro, Caminhos da Escrita é gratuito e destinado a professores(as) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de escolas públicas de todo o país. Também são bem-vindos professores(as) de outros níveis de ensino que tenham interesse em trabalhar projetos de escrita nas suas aulas.

De quanto tempo preciso dispor?

A carga horária total é de 80 horas e o período de realização será de 20/08 a 25/11. Você poderá organizar seu tempo para fazer o estudo e as atividades nos horários mais convenientes para você, desde que cumpra com os prazos de entrega e participação finais.

Como funciona a avaliação e certificação?

O aluno será avaliado ao longo do curso, pelo mediador responsável pela sua turma, a partir da realização de diferentes naturezas de atividades:

  • autoformativas (exercícios realizados individualmente, com resposta automática, sem interação ou mediação);
  • interativas (debates em fóruns com outros cursistas e mediador);
  • colaborativas (realizadas coletivamente);
  • tarefas individuais (realizadas por escrito e enviadas pelo participante e comentadas pelo mediador).

O curso oferece duas categorias de certificação: um certificado parcial de 40 horas para os cursistas que realizarem 80% das atividades solicitadas até o final do Módulo 4, e obtiverem aproveitamento satisfatório. Ou um certificado pleno de 80 horas para os participantes que realizarem no mínimo 80% das atividades solicitadas até o final do Módulo 6, com aproveitamento satisfatório.

Quando, como e onde faço minha inscrição?

As inscrições serão abertas aqui no Portal Escrevendo o Futuro, ao final desta página, no dia 16/08, quinta-feira, às 10h e às 14h (horário de Brasília).    

Atenção: para realizar sua inscrição é obrigatório que você tenha seu cadastro atualizado no Portal e no momento de se inscrever você deve estar logado. Caso acesse a página com antecedência, recomendamos que você a atualize nos horários indicados (10h e 14h) para conseguir ter acesso ao botão de inscrição, que estará disponível ao final desta página.

Importante: Ao fazer a inscrição, os(as) professores(as) receberão um e-mail com instruções para a confirmação de matrícula. Fique atento, a confirmação é obrigatória para garantir a sua vaga!


As pessoas que não conseguirem se inscrever na turma, poderão se inscrever na lista de espera para ocupar as vagas de eventuais desistentes.

O que significa lista de espera?

Além das 520 vagas disponibilizadas para a turma, teremos uma lista de espera para ocupar as vagas de eventuais desistentes. Caso você não consiga a vaga na turma, pode se inscrever na lista de espera e terá chances de ser chamado nas duas primeiras semanas de curso.

Importante: enquanto estiver inscrito na lista de espera, durante as duas primeiras semanas de curso, não será possível inscrever-se em outros cursos oferecidos pelo Programa. Após o prazo de duas semanas, caso não tenha conseguido uma vaga, será possível inscrever-se em outros cursos deste semestre.

É possível me inscrever em mais de um curso do Escrevendo o Futuro ao mesmo tempo?

Para que o aluno possa se dedicar, e também para dar oportunidade a um maior número de educadores, não será permitido que uma mesma pessoa se inscreva ao mesmo tempo em mais de um curso on-line oferecido pelo Programa Escrevendo o Futuro.

Por isso, recomendamos que você verifique aqui as informações gerais sobre os cursos ofertados no segundo semestre deste ano, e a proposta de cada deles: quais os objetivos e tipos de atividades; se você prefere fazer um curso mediado ou autoformativo; e quanto tempo de dedicação é necessário em cada caso. E escolha qual atende melhor suas necessidades formativas neste momento. Confira também o calendário para poder se organizar!

Se desejar obter informações mais detalhadas sobre o curso, clique aqui.

Agora é só se planejar e garantir sua vaga! Participe!

 

 


Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310