Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Conheça a ferramenta “Planos de aula / Pautas de formação”

Inicio do conteudo
Assunto: null
Autor: Mariana Garcia e Esdras Soares
07 Junho 2018

Sabemos que elaborar um bom planejamento é fundamental para garantir um processo de aprendizagem mais qualificado. Além de orientar o trabalho que será desenvolvido, preparar planos de aula ou pautas pode ser um momento formativo para o próprio educador, que naturalmente vai refletir, pesquisar e organizar diferentes conteúdos nessa escolha de qual caminho percorrer.

Pensar esse processo nem sempre é fácil. Qual objetivo espera-se alcançar? O que os alunos precisam aprender e quais habilidades precisam ser desenvolvidas? Quais conteúdos devem ser abordados e em quanto tempo?

Pensando nesses desafios, o Programa Escrevendo o Futuro desenvolveu um recurso didático para educadores que trabalham com o ensino de língua portuguesa: a ferramenta “Planos de aula / Pautas de formação”. Trata-se de um dispositivo essencial para a organização do planejamento do trabalho docente.

A ferramenta está no mesmo ambiente dos Percursos Formativos, no ícone “Planeje seu trabalho”,  e oferece um espaço onde o educador poderá criar o seu plano de aula – para o caso do trabalho com alunos do ensino fundamental ao ensino médio – ou a sua pauta de formação – para aqueles que trabalham com formação de professores –, selecionando conteúdos dos Percursos Formativos e indicando como planeja utilizá-los em sua aula.

O recurso disponibiliza campos exclusivos para preenchimento com o número de alunos e de aulas, objetivos, avaliação da formação, bibliografia, entre outros. Também há a possibilidade de o educador fazer o upload de arquivos de apresentação, como PowerPoint ou Prezi, além de lista de exercícios ou outros materiais desenvolvidos por ele.

 

 

Compartilhamento, trocas e produções colaborativas

 

Após finalizar o plano de aula ou a pauta de formação, o professor pode arquivar o seu planejamento para consulta própria ou compartilhá-lo com outros usuários. Também é possível criar novas propostas a partir das já existentes e fazer comentários nos planos de aula disponibilizados por outros docentes. Dessa maneira, cria-se um banco dinâmico, atualizado e colaborativo de pautas de trabalho, oportunizando a troca entre educadores e a disseminação de boas práticas realizadas em todo o país.

Algumas propostas de atividades para desenvolver em sala de aula com seus alunos já estão disponíveis. Acesse, conheça a ferramenta e elabore, você também, o seu planejamento.

 

 

Clique aqui para acessar

 

 

Para auxiliar a utilizacão do ambiente Percursos Formativos, e dar maior clareza em relação aos recursos disponíveis na ferramenta, criamos um tutorial especial, com orientações sobre como navegar e aproveitar da melhor forma essa novidade.

Clique aqui para acessar


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé