Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Retrospectiva 2017: um ano para celebrar

Mariana Garcia e Esdras Soares

07 de agosto de 2023

É com satisfação que chegamos ao final de mais um ano, comemorando as ações realizadas pelo Programa Escrevendo o Futuro. Em 2017, caminhamos por muitos percursos formativos, desenvolvemos uma série de recursos pedagógicos e promovemos importantes reflexões, com o objetivo de adensar as discussões sobre a língua portuguesa e contribuir para a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras.

Confira os principais destaques deste ano:

 

Formações presenciais

Neste ano, o Programa realizou em parceria com as secretarias de educação 36 formações presenciais, em 28 cidades, com a participação de 2.008 professores de língua portuguesa e técnicos de secretarias de educação municipais e estaduais. Os encontros foram organizados e realizados com o apoio da Rede de Ancoragem do Programa, composta por representantes da Undime e do Consed, além de docentes de universidades públicas de todo o Brasil.  

 

Cursos on-line

Ao longo do ano foram oferecidas 27 turmas do curso “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas”, 27 turmas do curso “Caminhos da escrita”, e 4 turmas, com duas mil vagas cada, do curso “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula”. Acesse aqui para conhecer e saber mais sobre cada um deles.  

 

Seminário Nacional escrevendo o Futuro: com a palavra o professor-autor

O Programa promoveu, nos dias 3 e 4 de outubro, em São Paulo (SP), um encontro que reuniu cerca de 200 profissionais atuantes na área do ensino da língua portuguesa, com o objetivo de valorizar práticas docentes realizadas em diferentes regiões do Brasil e integrar discussões atuais sobre o ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas. Confira aquitudo o que aconteceu no seminário.  

  

 

 

Literatura em Movimento

O Portal Escrevendo o Futuro ganhou uma nova seção, voltada para a literatura e o ensino da leitura literária. Nesse novo espaço, educadores e professores de língua portuguesa encontram entrevistas, artigos e indicações literárias para auxiliar suas práticas pedagógicas. Saiba mais.

  

 

Especial Relatos de Prática

O Portal também lançou uma nova seção interativa, pensada especialmente para auxiliar os educadores a construírem a reflexão e a sistematização de sua prática, além de disponibilizar os escritos de professores de todo o Brasil, elaborados no âmbito do Programa Escrevendo o Futuro. Conheça aqui esse novo recurso.

  

 

Percursos Formativos

O diagrama interativo que abrange os eixos de Leitura, Oralidade, Escrita e Análise Linguística, constituindo um acervo de artigos, entrevistas, depoimentos, fóruns, jogos, vídeos e áudios, foi alimentado com conteúdos inéditos ao longo do ano, contribuindo para o aprimoramento do trabalho docente. Aqui o educador escolhe o caminho a percorrer por meio de textos de fundamentação teórica, orientações para a prática em sala de aula, recursos didáticos e depoimentos de experiências bem sucedidas. Saiba mais.  

 

Pergunte à Olímpia

Mais um ano de interação semanal com a Professora Olímpia se passou. Ela respondeu cerca de 40 perguntas para educadores de diversas regiões do país, sobre diferentes eixos temáticos abordados pelo Programa. Confira.

 

Revista na Ponta do Lápis

Neste ano, dois novos números da Revista Na Ponta do Lápis foram elaborados e distribuídos, com entrevistas, reportagens, orientações para a prática de ensino e muito mais. As revistas também foram disponibilizadas em versão digital e podem ser acessadas por aqui.

 

 

 

Cadernos Virtuais versão mobile

Uma grande novidade em 2017 foi a adaptação dos Cadernos Virtuais, voltados ao ensino dos gêneros textuais, para versão mobile. Agora, o principal recurso didático do Programa pode ser acessado pelo celular ou tablet. Navegando no aplicativo, as oficinas, critérios de avaliação, referências, textos, áudios e vídeos podem ser visualizados em poucos cliques. Saiba mais.

 

 

2018 está chegando por aí

Após 16 anos de intensa atuação – que nos permitiu chegar a quase todos os municípios brasileiros como referência no ensino da língua portuguesa – e frente aos desafios atuais, identificamos a necessidade de se repensar as ações que envolvem o Programa Escrevendo o Futuro e a Olimpíada de Língua Portuguesa. Por isso, aproveitaremos o ano de 2018 para ouvir professores, diretores de escolas, técnicos de secretarias de educação, especialistas de universidades, profissionais envolvidos com a formação de professores, entre outros parceiros do Programa, para juntos pensarmos novos arranjos e formatos do concurso, sem abrir mão da qualidade das nossas ações.

Por isso, a próxima edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, ou seja, o concurso de textos do Programa, previsto para o próximo ano, será realizado em 2019.

Em 2018, ampliaremos as ações de formação, investindo na mobilização de territórios, escolas, educadores e estudantes de todo o país, com o objetivo de qualificar o ensino da língua portuguesa. Novos cursos on-line serão lançados, encontros de formação presenciais e a distância serão realizados e trabalharemos os diversos recursos didáticos existentes no Portal Escrevendo o Futuro, como, por exemplo, os Percursos Formativos, que no próximo ano contarão com novas ferramentas interativas. Em breve, divulgaremos as novidades que vem por aí.

Desejamos boas festas e um feliz 2018!

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literatura de autoria feminina, literaturas e identidades, formação leitora, ensino de literatura

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, texto literário, Luiz Gama, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, formação docente, literatura indígena, revista NPL, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000