Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Crônica - paixão movida à leitura e escrita

Maira Andréa Leite da Silva / Edição: Camila Prado

07 de agosto de 2023

 

Foi a paixão incondicional por crônicas que fez a professora Maira Andréa Leite da Silva, da EMEF Harmonia, em Santa Cruz do Sul (RS) mover montanhas. Suas duas turmas de 9º ano, que no início deixavam bem claro o desinteresse pela leitura e escrita, começaram a observar a rotina com outros olhos e desataram a sugerir temas para novas produções. Maira contagiou os alunos a tal ponto que os três textos que ela planejava receber de cada um durante o projeto “Crônica: essa paixão que desvela o cotidiano” tornaram-se nada menos que sete. Aqui ela nos revela como a fotografia, a música e outras artimanhas foram aliadas nesse verdadeiro jogo de conquista.

 

Ah, professora, mas tem que ler? É o livro inteiro? E depois tem que escrever? Isso tudo vai dar muito trabalho. Era o que eu ouvia dos meus alunos ao propor exercícios de leitura e escrita. Livros não fazem parte de sua rotina. A escola, que fica na periferia da cidade, é o único lugar onde eles encontram acesso à cultura. Quando comecei o projeto, sabia que haveria resistência, mas pensei que a crônica conseguiria conquistá-los. São textos curtos, com linguagem acessível, que falam do cotidiano.

Iniciei o trabalho com a leitura, em duplas, das crônicas do Caderno do Professor.  Depois, ouvíamos o áudio, que tem no CD do Programa. Fomos entremeando momentos de concentração e de conversa. Aos poucos eles passaram a estar realmente ali, presentes na aula. A guarda deles começou a baixar, foram percebendo que a leitura poderia ser algo prazeroso e identificado com a realidade deles. Em outra atividade, os alunos pegaram livros de crônica na biblioteca. Leram individualmente e depois cada um escolheu a que mais gostou. Levamos as cadeiras para a rua e ali organizamos uma rodinha de conversa sobre o que haviam lido. Essa roda aproximou-os tanto do gênero textual como entre si – prestavam atenção na percepção do outro. A ida para a rua foi uma estratégia para que observassem também o mundo ao redor.

Como gostaram bastante de quebrar a rotina da sala de aula, propus que saíssemos algumas vezes para fotografar, em vez de pedir produções escritas de maneira descontextualizada, como costumava fazer antes de conhecer as práticas da Olimpíada. Fotografar foi a maneira que encontrei para despertar o olhar deles como cronistas, como se fosse mesmo um recorte das cenas com as quais eles estavam acostumados. Lembro que teve uma aluna que registrou uma casinha de joão-de-barro que apareceu no ginásio da escola. Em uma cena que poderia passar despercebida, ela encontrou um bom tema para sua crônica. Eles foram tendo ideias maravilhosas.

 

Escrevendo conforme a música

Mas começar a produção escrita não foi fácil, não. Ah, mas como eu começo?, Eu não sei escrever uma crônica, Será que isso é uma crônica? Foi quando disse para eles que eu também produziria um texto. O quê? A senhora também? Quando li para eles meu texto, até me aplaudiram! Isso me ajudou a conquistá-los. As rodas também ajudaram bastante. Todas as vezes que eu pedia para escreverem, fazíamos uma rodinha de leitura para que lessem suas crônicas. Os alunos que eram elogiados, não só por mim, mas pelos colegas, se sentiam poderosos, felizes, e incentivavam os outros. Escrever bons textos começou a fazer diferença na sala de aula.

Inicialmente planejei fazer três crônicas, mas houve muita empolgação e eles mesmos começaram a sugerir temas! No final, produziram sete crônicas cada um e acho que essas múltiplas produções, com uma variedade de assuntos, foram o grande diferencial para o desenvolvimento da turma. Mas a melhor aula, a que rendeu os melhores textos, foi Da canção à crônica. Lemos Como nasceu aquela Conversa, de Luiz Henrique Gurgel, baseada na música Conversa de botequim, de Noel Rosa, e depois eles escreveram crônicas em cima de músicas que conheciam. Nunca os tive atentos por tanto tempo! Lembro até que uma das meninas disse para alguém Psiu! Fique quieto que eu quero escutar. E eu achei que o Noel não iria interessá-los! Nesse processo, fiz para cada aluno um bilhete orientador caprichado. Ficaram espantados: O quê? A senhora escreveu um bilhete para mim?!

A participação dos pais também foi um momento muito especial. No lançamento da coletânea, os alunos sabiam que ganhariam um exemplar do livro, mas não imaginavam das mãos de quem iriam receber. Essa surpresa foi uma emoção única, ver ali pais que pouco vão à escola, orgulhosos de seus filhos, entregando os livros e bilhetes de incentivo para cada um. Estavam lá outros professores, a direção, a imprensa e a secretária de educação, que nos ajudou com a impressão. Até eu virei celebridade – os pais pediam para tirar foto comigo e com seus filhos! Realmente acredito que são as paixões que impulsionam as grandes conquistas. É o que move o mundo. Sou uma grande apaixonada pela leitura, pela escrita e pelas crônicas. Tentei fazer com que se encantassem pelo gênero também. É como dizia o meu conterrâneo, o poeta Mário Quintana, no poema Das utopias:

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!”

 

___________________

Assista ao vídeo da mesa que a professora Maira integrou durante o Seminário Nacional Escrevendo o Futuro:

 

___________________

Clique aqui para ler o relato da professora Maira.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

gestos didáticos, planejamento docente, sequência didática, planejamento de aula

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

Luiz Gama, poesia, poema, texto literário

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

revista NPL, formação docente, educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000