Volta às aulas: a importância do planejamento docente
gestos didáticos, planejamento docente, sequência didática, planejamento de aula
No dia 20 de novembro, o Programa Escrevendo o Futuro realizou uma nova formação presencial, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do estado da Paraíba. O encontro aconteceu no Auditório Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, em João Pessoa. Todo o trabalho realizado foi pautado nos materiais didáticos e ações desenvolvidas pelo programa.
O evento foi organizado pelas colaboradoras de nossa rede de ancoragem Alzenira Araujo da Silva, representante do CONSED, e Uilma Mendes Medeiros, representante da UNDIME. Com duração total de 4 horas e meia, o encontro contou com 105 participantes, entre professores da rede estadual e municipal, secretários e técnicos das secretarias de educação.
O encontro foi mediado por Maria de Fátima de Souza Aquino, docente da Universidade Federal da Paraíba, que organizou as ações formativas do dia. Destacam-se como pautas a discussão sobre os projetos dos professores selecionados para o Seminário Nacional Escrevendo o Futuro: com a palavra, o professor-autor; o aprofundamento das principais questões acerca da sequencia didática e do trabalho em gêneros textuais; e o debate sobre o ensino da leitura e escrita, tendo como foco o material produzido pelo programa Escrevendo o Futuro. Ao comentar sobre o encontro, Maria de Fátima nos fala: “Os participantes reagiram positivamente ao conteúdo. Destaco o protagonismo dado aos professores finalistas da OLP, em 2016, pois eles sentiram o reconhecimento do trabalho realizado”.
Maria Cecília Felix de Godoy, representante do Escrevendo o Futuro, acompanhou todo o evento e tirou dúvidas sobre as ações do programa. Ao comentar sobre o interesse dos convidados, destacou: “A formação foi muito bem recebida por todos. Muitas perguntas foram feitas sobre o Programa e também aos professores finalistas que estavam presentes”.
Volta às aulas: a importância do planejamento docente
gestos didáticos, planejamento docente, sequência didática, planejamento de aula
Poemas de Luiz Gama
poema, Luiz Gama, poesia, texto literário
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
línguas indígenas, revista NPL, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, formação docente
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.