Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
ensino de literatura, formação leitora, literatura de autoria feminina, literaturas e identidades
Nos dias 21 e 22 de novembro aconteceu a formação presencial no estado do Piauí. Idealizado pelo Programa Escrevendo o Futuro, o evento foi realizado no município de Teresina, no Tribunal de Contas do Estado, e foi organizado pelas membras da Rede de Ancoragem, Jesuíla Alves, do Consed, e Eudóxia Maria Dias Neta, representante da Undime. Participaram do evento cerca de 40 profissionais, entre professores da rede pública de ensino e integrantes das diretorias de ensino da capital e do interior.
O encontro contou com a participação de representantes dos municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Joaquim Pires, Morro do Chapéu, Teresina, Palmeirais, Luzilândia, Beneditinos, São Gonçalo do Gurgueia, Oeiras, Parnaíba, Alto Longá, São Raimundo Nonato, Paulistana, Luís Correia, Buriti dos Lopes, Inhuma, Campo Maior, Barras, Monsenhor Hipólito, Altos e Corrente.
A formação foi mediada por Shirlei Marly Alves, docente da Universidade Estadual do Piauí (UEPI) e membro da Rede de Ancoragem, que articulou o conteúdo para os participantes que atuarão na formação de professores dos municípios do estado. O encontro foi pautado nos materiais produzidos pelo Programa e no aprofundamento sobre os estudos de gêneros textuais. Entre as principais reflexões desenvolvidas, destacam-se o debate sobre a organização e as ações da Olimpíada de Língua Portuguesa, o papel do professor como mediador e as concepções subjacentes à metodologia da sequência didática. Para Shirley, “Os comentários dos participantes destacaram a organização e a relevância da formação. Realçaram as aprendizagens sobre como trabalhar com gêneros, sequência didática e integração com a análise linguística”.
Maria Antonieta Rizzotti, representante do Cenpec, acompanhou de perto o encontro, tirando dúvidas sobre as principais ações do Programa. Segundo Maria Antonieta, “Os participantes escreveram na avaliação que o estudo da sequência didática os fortaleceu para uma futura formação com professores”.
Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
ensino de literatura, formação leitora, literatura de autoria feminina, literaturas e identidades
Poemas de Luiz Gama
texto literário, poema, poesia, Luiz Gama
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
línguas indígenas, literatura indígena, revista NPL, educação para as relações étnico-raciais, formação docente
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.