Home
Notícias
Sobre o Programa
Programa Escrevendo realiza formação no estado do Piauí

Programa Escrevendo realiza formação no estado do Piauí

Assunto: null
Autor(a):
29 Novembro 2017

Nos dias 21 e 22 de novembro aconteceu a formação presencial no estado do Piauí. Idealizado pelo Programa Escrevendo o Futuro, o evento foi realizado no município de Teresina, no Tribunal de Contas do Estado, e foi organizado pelas membras da Rede de Ancoragem, Jesuíla Alves, do Consed, e Eudóxia Maria Dias Neta, representante da Undime. Participaram do evento cerca de 40 profissionais, entre professores da rede pública de ensino e integrantes das diretorias de ensino da capital e do interior.

O encontro contou com a participação de representantes dos municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Joaquim Pires, Morro do Chapéu, Teresina, Palmeirais, Luzilândia, Beneditinos, São Gonçalo do Gurgueia, Oeiras, Parnaíba, Alto Longá, São Raimundo Nonato, Paulistana, Luís Correia, Buriti dos Lopes, Inhuma, Campo Maior, Barras, Monsenhor Hipólito, Altos e Corrente.

A formação foi mediada por Shirlei Marly Alves, docente da Universidade Estadual do Piauí (UEPI) e membro da Rede de Ancoragem, que articulou o conteúdo para os participantes que atuarão na formação de professores dos municípios do estado. O encontro foi pautado nos materiais produzidos pelo Programa e no aprofundamento sobre os estudos de gêneros textuais. Entre as principais reflexões desenvolvidas, destacam-se o debate sobre a organização e as ações da Olimpíada de Língua Portuguesa, o papel do professor como mediador e as concepções subjacentes à metodologia da sequência didática. Para Shirley, “Os comentários dos participantes destacaram a organização e a relevância da formação. Realçaram as aprendizagens sobre como trabalhar com gêneros, sequência didática e integração com a análise linguística”.

Maria Antonieta Rizzotti, representante do Cenpec, acompanhou de perto o encontro, tirando dúvidas sobre as principais ações do Programa. Segundo Maria Antonieta, “Os participantes escreveram na avaliação que o estudo da sequência didática os fortaleceu para uma futura formação com professores”.

 


Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310