Volta às aulas: a importância do planejamento docente
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Mais duas formações presenciais foram realizados pelo Programa Escrevendo o Futuro, em parceria com Secretarias de Educação de diferentes estados. Desta vez, técnicos e professores de língua portuguesa, atuantes na rede básica de ensino, reuniram-se em Minas Gerais e no Amazonas. As atividades foram desenvolvidas com foco na metodologia da sequencia didática e no trabalho com os gêneros textuais. Os participantes também tiveram oportunidade de conhecer e navegar pelo Portal Escrevendo o Futuro, além de explorar melhor os recursos didáticos oferecidos pelo Programa. Confira, abaixo, os principais destaques.
Minas Gerais
Dois encontros foram realizados em Minas Gerais. A primeira formação ocorreu no dia 27/10, em Belo Horizonte, no Centro de Formação e Experimentação Digital. Organizado por Kátia de Laura Borges, representante do CONSED e parceira da Rede de Ancoragem do Programa, o evento teve duas turmas, uma de manhã e outra à tarde, com um total de 110 participantes, entre professores de língua portuguesa da rede pública, analistas de Português da SEE/MG, analistas educacionais das Superintendências Regionais de Ensino e coordenadores pedagógicos da educação básica, dos municípios de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Sabará, Contagem, Betim, Confins, Pedro Leopoldo, Ibirité, Brumadinho, Esmeraldas e Santa Luzia.
No dia 14/11, ocorreu uma nova formação em Belo Horizonte, em parceria com a Undime, na Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais. O evento foi organizado por Denize Assunção, representante da Undime/MG e também integrante da Rede de Ancoragem, e contou com 30 professores dos municípios de Belo Horizonte, Carandaí, Nova Serrana, Conselheiro Lafaiete, Juiz de Fora, Almenara, Janaúba, Itaúna, Brumadinho, Paracatu, São Geraldo da Piedade, Ponte Nova, Ponto dos Volantes, São José da Lapa, Itaobim e Carmo do Cajuru.
Maria Imaculada Pereira, professora e colaboradora do Programa, foi quem mediou as formações. Entre os trabalhos realizados com as turmas dos encontros, destacam-se as reflexões coletivas sobre o ensino de leitura e escrita a partir de seus respectivos usos na sociedade; o trabalho intenso com a concepção de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nas escolas públicas; a análise e trabalho das oficinas contidas no Caderno Pontos de Vista; e a discussão aprofundada sobre o projeto Escrita e Oralidade: Spots Radiofônicos, apresentado no Seminário Nacional Escrevendo o Futuro. Segundo Imaculada, “Vários professores vieram agradecer ao final as contribuições dadas pela formação. Muitos não conheciam o Portal e ficaram felizes por terem acesso aos materiais da Olimpíada”.
Amazonas
O encontro do estado do Amazonas aconteceu em Manaus, no Centro de Formação Padre José de Anchieta, no dia 13/11, em parceria com o Consed e Undime. O evento foi organizado por Francisca Hermógenes Pinheiro de França, representante da Secretaria Estadual de Educação, e Silleti Lucia de Lyra, secretária executiva da Undime/AM, e contou com a participação de 55 pessoas, entre professores da rede pública de ensino, representantes das coordenadorias distritais e da Undime, assessores pedagógicos das gerências do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (DEPPE), além de um representante da gerência das escolas estaduais indígenas.
Paulo Roberto de Souza Freitas, docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e membro da Rede de Ancoragem, ministrou a formação. Entre os principais pontos abordados estão a disseminação do conhecimento sobre gêneros textuais acumulado pelo Programa; a reflexão sobre o ensino de leitura e escrita como forma de empoderamento social do estudante; e o aprofundamento dos gêneros textuais trabalhados pela Olimpíada.
Todo o trabalho foi acompanhado por Maria Antonieta Rizzotti, que tirou dúvidas sobre as principais ações do Programa. Segundo Maria Antonieta, a satisfação dos participantes era clara: “Todos comentaram que a riqueza dos materiais e do Portal podem ajudá-los após essa formação. Eles mostraram interesse pelos Cadernos da Olimpíada e participaram dos grupos de leitura e discussão”.
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