Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
formação leitora, literatura de autoria feminina, literaturas e identidades, ensino de literatura
O programa Escrevendo o Futuro, em parceria com as Secretarias de Educação dos estados do Pará, Mato Grosso do Sul e Alagoas, realizou formações presenciais para professores e técnicos atuantes na rede básica de ensino. Os encontros foram centralizados no trabalho com os gêneros textuais e no desenvolvimento e aprofundamento da sequencia didática. O portal Escrevendo o Futuro também foi amplamente divulgado e os professores tiveram oportunidade de conhecer e navegar pelos recursos didáticos oferecidos pelo programa.
Belém - PA
A formação do Estado do Pará aconteceu em Belém, no dia 19/10, no auditório da Escola Técnica Anísio Teixeira, e foi organizada por Maria de Nazaré Vilhena, representante da SEDUC. O evento contou 115 participantes, entre técnicos de secretarias, professores da rede pública e representantes do CEFOR, oriundos dos municípios de Belém, Almeirim, Acará, Vitória do Xingu, Ananindeua, Terra Alta, Vigia, Barcarena, Castanhal, Bragança, Marapanim, São Miguel do Guamá, Paragominas, Icoaraci, Soure, Marituba, Mãe do Rio, Igarapé-Açu, Santa Isabel do Pará, Concórdia do Pará, Viseu, Tracuateua, Capanema e Cametá.
Com duração total de 8 horas, o encontro foi mediado por Luiz Percival Leme Britto, docente da UFOP, e Marcia Ohuschi, docente da UFPA,. Entre os assuntos discutidos estão principalmente as estratégias para visibilidade do trabalho dos professores finalistas e semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa no estado, o aprofundamento do trabalho com os gêneros textuais na escola e uma proposta para o desenvolvimento de uma rede on-line com os professores e formadores do CEFOR, tendo como objetivo discussões e orientações para oficinas. Márcia diz que “Os participantes demonstraram bom aproveitamento dos conteúdos abordados através da participação ativa a partir de comentários, perguntas e discussões”.
Todo o trabalho foi acompanhado por Maria Cecília Felix de Godoy, representante do Escrevendo o Futuro, que tirou dúvidas sobre o programa. Maria nos fala que “Houve grande participação e interesse de todos. Muitas perguntas foram feitas, tanto para os docentes quanto para os professores finalistas e semifinalistas que participavam da formação”.
Campo Grande – MS
O encontro de Mato Grosso ocorreu na cidade de Campo Grande, no dia 20/10, e durou cerca de 8 horas. Organizado por Célia Maria Ávalos, coordenadora de formação da SEE, e Manuelina Martins, representante da UNDIME, o evento contou com 133 participantes, entre técnicos de secretaria e professores dos municípios de Alcinópolis, Antônio João, Aquidauna, Baytaporã, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.
O docente Emilio Davi Sampaio, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, foi quem direcionou o andamento da formação. O material da Olimpíada foi aprofundado através de exposições orais, debates, discussões em plenária, atividades de leitura e oficinas. Diz-nos Emilio Davi “Penso que depois de nosso encontro, muitos saíram animados para levar o material e os conhecimentos do programa para as escolas”.
Maria Alice Mendes de Oliveira Armelin, representante do Escrevendo o Futuro, acompanhou de perto o desenvolvimento da pauta da formação, tirando dúvidas e auxiliando os participantes. Diz Maria Alice: “Houve boa participação dos municípios e todo o público esteve todo o tempo envolvido nos trabalhos”.
Maceió – AL
A formação do estado de Alagoas aconteceu no dia 25/10, em Maceió, no Auditório e Centro de Formação de Professores da Secretaria de Estado de Educação. O evento teve duração de 6h30 e foi organizado por Jair do Nascimento Porto, representante do CONSED, que articulou a presença de 23 participantes, entre professores e técnicos das redes estaduais e municiais de educação, oriundos dos municípios de Maceió, Palmeira dos Índios, Belém, Igaci, Quebrangulo, Major Isidoro, Maribondo, Caacinhas, Minador do Negrão, Tanque D'Arca, Estrela de Alagoas, Porto Calvo, Jacuípe, Junidá, Japaratinga, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Campestre, Barra de Santo Antônio, União dos Palmares, Branquinha, Colônia Leopoldina, Ibateguara, Murici, Santana do Mundaú, São José da Laje, Pão de Açúcar, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Monteirópolis, Palestina, São José da Tapera, Arapiraca, Coité do Noia, Craíbas dos Nunes, Feira Grande, Girau do Porciano, Lagoa da Canoa, Limoeiro da Anadia, São Sebastião, Taquarana ,Traipu, São Miguel dos Campos, Anadia, Roteiro, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campo Alegre, Junqueiro, Teotônio Vilela e Jequiá da Praia.
Mediado por Adna de Almeida Lopes, docente da UFAL, o encontro priorizou uma discussão coletiva sobre os materiais da Olimpíada, além de um trabalho com o vídeo Conhecendo um Projeto de Escrita, as coletâneas da OLP e o periódico Na Ponta do Lápis. Também foram organizados debates sobre intervenção didática nos textos dos alunos, o papel do professor/formador e as experiências com projetos de escrita desenvolvidos pelos professores. Diz Adna: “A gente deu novos caminhos. Foi um grupo muito heterogêneo, com pessoas mais experientes e pessoas que estavam começando agora como formadores. Essa troca foi significativa e enriquecedora.”
A formação teve acompanhamento da representante do Escrevendo o Futuro, Regina Andrade Clara, que sanou dúvidas sobre os materiais produzidos e as principais ações do programa. Diz Regina: “Tanto os participantes que não conheciam o portal, quanto aqueles que tinham feito apenas alguns acessos, ficaram surpresos com a variedade e volume de conteúdos e recursos oferecidos na plataforma”.
Os professores se entusiasmaram com os conhecimentos adquiridos na formação presencial.
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