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Pará, Bahia e Maranhão realizam formações presenciais

07 de agosto de 2023

Entre os meses de setembro e outubro, Programa Escrevendo o Futuro realizou formações presenciais, em parceria com as Secretarias de Educação dos estados do Pará, Bahia e Maranhão. As formações foram orientadas pelo material pedagógico desenvolvido pelo Programa, além dos conteúdos disponíveis no Portal Escrevendo o Futuro. Confira os principais destaques de cada encontro:

 

Pará

Realizado nos dias 28 e 29 de setembro, em Vitória do Xingu, o evento foi organizado por Ivanete da Silva Paixão, representante da Secretaria Estadual de Educação. O encontro contou com a participação de 85 professores e coordenadores pedagógicos dos municípios de Vitória do Xingu, Altamira e Senador José Porfírio.

Ministrada por Luiz Percival Leme Britto, docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOP) e membro da Rede de Ancoragem do Programa, a formação focou nos gêneros textuais trabalhados pela Olimpíada e na discussão sobre os relatos de experiência de professores e alunos do município.

Segundo a organizadora do encontro, um dos objetivos era o aprofundamento nos materiais do Programa, o incentivo à participação do estado na Olimpíada e o compartilhamento de experiências entre os professores, com vistas à melhoria da leitura e da escrita dos estudantes.

  

 

 

Bahia

A formação aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Educação, em Salvador, no dia 10 de outubro. Organizado por Nailton José Menezes Rocha, da Secretaria Estadual de Educação de Salvador, o evento contou com 100 participantes, entre técnicos e formadores das secretarias de educação e professores das redes municipais e estaduais dos municípios de Salvador, Irecê, Valença, Juazeiro, Jacobina, Ribeira do Pombal, Jequié, Santa Maria da Vitória, Alagoinhas, Itaberaba, Lauro de Freitas, Macaúbas, Amélia Rodrigues, Caldeirão Grande, Entre Rios, Caetité, Coronel João Sá, Marcilio Souza, Paripiranga, Pojuca, Terra Nova, Varzea do Poço, Itabuna, Jacobina e Eunápólis.

Lícia Maria Freire Beltrão, docente na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e parceira da Rede de Ancoragem, foi quem dirigiu o encontro. Lícia orientou a formação de forma dinâmica e interativa, onde espaços de fala dos participantes foram valorizados. Assim, a formação foi construída coletivamente, sempre destacando os princípios da metodologia do Programa. Para a docente: “O envolvimento dos professores e professoras foi significativo, marcado por curiosidades intelectuais importantes e com contribuições que enriqueceram o planejamento da formação”.

Jéssica Nozaki, representante do Programa, acompanhou todo o encontro e tirou as principais dúvidas. Segundo Jéssica: “Os participantes presentes demonstraram grande interesse pelos temas abordados, e encontraram diversos momentos de diálogo em que puderam ter voz e trazer suas experiências para a discussão”.

 

 

Maranhão

O evento foi realizado no Auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e contou com 60 participantes. Entre os convidados estavam técnicos da Secretaria de Educação e das Unidades Regionais de Educação, além de professores de língua portuguesa de diversos municípios do estado. Realizado no dia 16 de outubro, em São Luís, o encontro foi organizado por Eliúde Costa Pereira, representante do Consed, e Eliane Cunha Almeida, da Undime.

A docente Marilia de Carvalho Cerveira, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e membro da Rede de Ancoragem, foi quem conduziu a formação. O objetivo do encontro centralizou-se na discussão aprofundada sobre a sequência didática como metodologia e sua articulação com a prática de ensino de gêneros textuais. Para a docente: “Houve bastante interação por parte dos participantes. Eles fizeram perguntas e também compartilharam experiências com a Olimpíada de Língua Portuguesa”.

Maria Antonieta Rizzotti, representante do Programa, acompanhou a formação de perto: “O evento foi muito produtivo. Eles salientaram a aprendizagem com a Sequência Didática, se entusiasmaram e fizeram diversos comentários durante a formação”.

 

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