Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Formações presenciais em Pernambuco, Rio Grande do Sul e Espírito Santo

07 de agosto de 2023

O programa Escrevendo o Futuro realizou, no mês de Setembro, formações presenciais nos estados de Pernambuco, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Todas as formações contaram com um trabalho centrado no material pedagógico desenvolvido pelo projeto, além de um percurso pelo material formativo contido em nosso portal. As atividades foram acompanhadas por representantes do programa que, além de tirar dúvidas, também apoiaram o trabalho realizado em cada um dos estados. Segue abaixo os principais destaques de cada encontro:

 

Vitória - Espírito Santo

O evento foi realizado na Superintendência Regional de Educação, no dia 28/09, e contou com a presença de 60 participantes, entre Coordenadores Municipais e Técnicos das Superintendências Regionais de Ensino. Com duração total de 8 horas, o evento foi organizado por Silvana de Oliveira Medeiros, membro da rede de ancoragem, e por Elania Valéria de Souza, coordenadora da UNDIME.

A formação foi liderada por Andréa Antolini Grijó, docente da Universidade Federal do Espírito Santo. Os participantes foram divididos em grupos de discussão com o intuito de se debater questões relacionadas aos gêneros textuais e às sequências didáticas. Além disso, foram trabalhadas estratégias para reescrita de textos com os alunos, em um movimento entre teoria e prática. 

Maria Alice Armelin, representante do Escrevendo o Futuro, acompanhou de perto a atividade: “Apesar de o grupo ser grande, houve uma participação bastante ativa de todos. As discussões acerca dos conteúdos propostos em cada um dos momentos foram produtivas, tanto nos grupos como na conversa coletiva”.

 

 

Olinda – Pernambuco

Realizada no Auditório da Secretaria de Educação de Olinda, no dia 28/09, a formação foi organizada por Rosinete Salviano Feitosa, representante do CONSED, e por Maria do Socorro de Araújo Gomes, integrante da UNDIME/PE. Todo o trabalho foi acompanhado por Esdras Soares, integrante da equipe do programa Escrevendo o Futuro.

Foram convidados para o evento 60 professores, divididos entre os municípios de Garanhuns, Caruaru, Palmares, Nazaré, Limoeiro, Petrolina, Vitória de Santo Antão, Olinda, Paulista, Recife, Jaboatão, Camaragibe, Floresta, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Araçoiaba, Itaquitinga, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Trindade, Rio Formoso, Moreno, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Barreiros, Belém de Maria, Sirinhaém, Gameleira, Escada, Ribeirão, Bonito, Lagoa dos Gatos, Cortês, Palmares, Jaqeira, Caruaru, Chã Grande, Chã de Alegria, Ferreiros, Limoeiro, Pombos, Surubim, Vertente do Lério, Salgadinho, Amaraji, Altinho, Barra de Guabiraba, Passira, Vitória de Santo Antão, Bom Jardim, Santa Cruz do Capibaribe, Carpina, buenos Aires, Itambé, Condado, Macaparana, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Feira Nova, São Vicente Ferrer, Orobó, Vicência, Goiana e Paudalho. 

A formação foi conduzida por José Herbertt Neves Florencio, docente da Universidade Federal de Pernambuco. Entre os destaques da formação está a ampliação do repertório teórico dos professores frente aos conceitos de letramento e multiletramento e o fomento à reflexão sobre o ensino da leitura e escrita com foco nos gêneros textuais. Diz José Herbertt: “Muitos deles mostraram-se animados com o projeto e já estão alinhados para a multiplicação das formações.”

 

 

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

A formação foi realizada no Auditório Paulo Freire, no dia 29/09, no centro Administrativo Fernando Ferrari, e foi organizada por Maria do Carmo Mizetti, da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, e por Janaina Rodrigues Macedo, representante da UNDIME/RS. Denise de Oliveira Teixeira, representante do projeto Escrevendo o Futuro, acompanhou de perto todo o evento e sanou as principais dúvidas dos participantes sobre as ações do programa.

O evento contou com a participação de 75 professores de língua portuguesa, além de representantes das Secretarias Municipais de Educação, dos municípios de Porto Alegre, São Leopoldo, Estrela, Caxias, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Cruz Alta, Uruguaiana, Osório, Guaíba, Santo Angelo, Erechim, Bento Gonçalves, Santa Rosa, Rio Grande, Santana do Livramento, Palmeira das Missões, Três Passos, Vacaria, Cachoeira do Sul, Soledade, Canoas, São Luiz Gonzaga, São Borja, Ijui, Carazinho e Novo Hamburgo.

A docente Juliana Roquele Schoffen, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mediou o trabalho realizado com o grupo. Entre os objetivos do encontro, salienta-se a reflexão sobre o papel do professor como mediador da aprendizagem da escrita, em uma perspectiva interacional da construção de conhecimento, e a discussão da importância do ensino de leitura e escrita baseada na noção de gêneros do discurso, dando especial atenção aos gêneros abarcados pela Olimpíada de Língua Portuguesa. Comenta a docente: “Os participantes foram bem selecionados e demonstraram potencial de multiplicação do conhecimento adquirido”.

 

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

sequência didática, planejamento docente, planejamento de aula, gestos didáticos

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, poema, Luiz Gama, poesia

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

revista NPL, literatura indígena, línguas indígenas, educação para as relações étnico-raciais, formação docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000