Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Texto teatral – a luz de um gênero fora do script

Marta Regina Martins / Edição: Camila Prado

07 de agosto de 2023

 

A inexistência de um teatro ou qualquer outro espaço público de acesso à cultura em Monte Santo de Minas (MG) não intimidou a professora Marta Regina Martins na escolha pelo texto teatral como gênero a ser trabalhado no projeto “Autores e Atores nascem na sala de aula”. Aqui ela narra as melhores cenas dessa trama cheia de desafios desenvolvida com os alunos das suas duas turmas de 8º ano da Escola Estadual Dr. Wenceslau Braz.

 

“Só uma aluna levantou a mão quando eu perguntei quem já havia ido ao teatro no 8º ano A. Ela tem parentes em São Paulo e certa vez foi para lá ver a peça da Família Addams. Os outros alunos disseram ‘Ah, professora Marta, a única peça que vimos na vida foi aqui na escola’. Eu já havia trabalhado Pedro Bandeira, Shakespeare e Maria Clara Machado, feito adaptações e peças prontas, mas não tinha levado os alunos a escrever suas próprias obras. Adoro as sequências didáticas propostas pela Olimpíada de Língua Portuguesa, mas o desafio dessa vez foi criar a minha SD, com objetivo de desenvolver a leitura e, principalmente, a escrita do texto teatral.

Poderia ter escolhido crônica, poema ou outro gênero que faz parte da Olimpíada, mas como sou muito apaixonada pelo teatro, acho que consigo despertar essa paixão nos outros. Isso faz muita diferença! E como meus alunos têm uma veia cômica, humorística, segui por essa via. Levei Gil Vicente, Ariano Suassuna. Eles se divertiram muito durante o projeto. Quando apresentei o texto ‘Auto da Compadecida’ cada um queria fazer uma graça maior que a do outro. Se a aula fica mais interessante, eles aproveitam e aprendem mais.

Eles tiveram facilidade de perceber a crítica das obras que apresentei, até pela realidade social em que vivem. ‘O texto foi escrito em 1500 e já naquela época tinha o rico se achando melhor que o pobre’, refletiu um aluno sobre o fidalgo que queria entrar na barca da glória, no ‘Auto da Barca do Inferno’. São politizados, apesar da pouca idade. Monte Santo tem cerca de 22 mil habitantes. A maioria dos alunos mora longe da escola, que fica no centro, e outros vivem na zona rural. Aqui ainda é muito agrícola. São alunos dedicados e esforçados – e as famílias, vendo a empolgação deles, os incentivaram bastante durante o projeto.

Fizemos duas fases de escrita individual, e ao longo do processo fui ensinando a construir as rubricas próprias do gênero, que indicam como será a cena, os gestos e movimento dos atores etc. Conversamos sobre cenário, figurino, e na etapa de montagem contei com a parceria extraordinária da professora Márcia, de Educação Física. As crianças se envolveram muito. E eu ia estimulando: ‘Gente, tive retorno da Olimpíada, estamos sendo classificados!’. Iam ao delírio. O ponto máximo foi a visita da tutora Maria Alice Armelin. Essa visita ‘causa’! As crianças contaram tudo o que fizeram nos quatro meses de trabalho. Ela pediu que escrevessem o que sentiram e deixassem uma mensagem para quem quisessem. Um menino me emocionou demais: ‘Muito obrigada, professora Marta, por não desistir de mim’.

Auto dos engajados

Foi tanta inspiração que mesmo a greve de professores no meio do caminho serviu aos estudantes. Durante a paralisação, fizemos um trabalho de conscientização com eles e suas famílias. E vi que nosso discurso os atingiu. Eles produziram seis peças em grupo ao final do projeto, e a que foi encenada fez justamente uma crítica forte à reforma previdenciária. A fala ‘Não é porque moramos aqui, em Monte Santo de Minas, essa cidade pequena, que vamos cruzar os braços’ e os cartazes em punho com os dizeres ‘Nenhum direito a menos’ e ‘Chega de corrupção’ traduzem bem o engajamento da turma.

Inseriram nestas peças a realidade deles e o lugar onde a gente vive, citaram uma das poucas fábricas que tem aqui, que é a de alarmes, a antiga estrada de ferro, a Praça da Matriz, a alta no preço do combustível, a relação com os pais, o namoro via internet... Foram muitos assuntos! Na hora de escrever, criar, se empolgam muito, mas na hora de reescrever, não querem repensar. Ainda mais o aluno de ‘agora’.

Dou aula há 28 anos e há uma diferença muito grande de quando comecei. Eles ouvem música, mandam mensagem, assistem a uma série e falam ao telefone ao mesmo tempo. ‘Mas eu já escrevi, professora Marta.’ Só que essa etapa derradeira de reescrita acabou sendo muito bacana porque consegui notebooks da escola para que eles digitassem em sala de aula. Ficaram superanimados. Claro que valorizo muito o lápis e o papel, mas acredito que hoje a escola tem que usar a tecnologia de forma inteligente, senão eles perdem o interesse.

O que não faltou foi aventura nessa história! Estamos numa reforma interminável na escola. Nossa biblioteca está toda encaixotada. Cada livro que eu precisava, tinha que garimpar em caixas ou levar de casa. Encenamos a peça num cantinho do salão nobre que ainda estava de pé e hoje está no chão. Todas as restrições, inclusive a de acesso à cultura, só me fazem pensar o quanto a mágica do texto teatral enriqueceu a vida deles e a minha.”

___________________

Assista ao vídeo da mesa que a professora Marta integrou durante o Seminário Nacional Escrevendo o Futuro:

 

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

planejamento docente, sequência didática, gestos didáticos, planejamento de aula

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, poesia, Luiz Gama, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas, revista NPL, literatura indígena

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000