Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
ensino de literatura, formação leitora, literaturas e identidades, literatura de autoria feminina
As Secretarias de Educação do Distrito Federal, Mato Grosso e Goiás promoveram, em parceria com o Programa Escrevendo o Futuro, formações para professores e técnicos de secretaria.
As formações foram centralizadas no trabalho com a sequência didática desenvolvida pelo Programa e na reflexão sobre os gêneros textuais. Os participantes também tiveram a oportunidade de navegar pelo Portal Escrevendo o Futuro e conhecer seus materiais, recursos didáticos e cursos on-line.
Abaixo estão alguns destaques de cada encontro:
Distrito Federal
Realizada nos dias 14/09 e 21/09, na Escola de Governo, a formação foi organizada por Maria Susley Pereira, representante da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Oriundos das 14 Coordenações Regionais de Ensino do DF, participaram dos encontros 40 professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental e Médio, além de professores vinculados aos anos iniciais.
No dia 14/09, os trabalhos foram conduzidos por Denise Teixeira, representante do Escrevendo o Futuro, e pela organizadora do evento, Maria Susley Pereira. O Professor Doutor Kleber Aparecido da Silva, docente da Universidade de Brasília (UNB) e integrante da Rede de Ancoragem, foi quem ministrou o encontro do dia 21/09. Entre os conteúdos trabalhados na formação destacam-se as reflexões sobre a formação continuada, o desenvolvimento das competências leitoras e escritoras previstas no currículo de Língua Portuguesa e a necessidade do destaque da leitura e da escrita no trabalho pedagógico.
Mato Grosso
O encontro ocorreu nos dias 14/09 e 15/09, em Cuiabá, e foi organizado por Shirley Neves dos Santos, representante da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, e Cezarina Benites dos Santos, da Undime/MT. Entre os 40 participantes do evento, estavam representados professores, técnicos das secretarias municipais e estadual e integrantes do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO).
A docente Simone de Jesus Padilha, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e membro da Rede de Ancoragem, foi quem conduziu o encontro. Para explicar as bases metodológicas da sequência didática, Simone mobilizou debates entre os participantes, atividades de leitura de pequenos textos e de parte do material do Programa, além da produção de uma pequena sequência didática. Segundo a docente, o encontro “foi pautado numa perspectiva mais empírica, de contato com o material pedagógico”.
Maria Alice Armelin, representante do Escrevendo o Futuro, acompanhou o encontro e fez questão de sanar as dúvidas dos participantes. Para Maria Alice, “apesar de haver pessoas ‘veteranas’ no desenvolvimento das formações, parte do grupo presente participava pela primeira vez de uma formação presencial. Houve, porém, uma boa participação e envolvimento de todos, em função da metodologia e estratégias adotadas”.
Goiás
O encontro aconteceu no dia 18/09, no Auditório da Superintendência de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação de Goiás, e foi organizado por Lívia Aparecida da Silva, representante da Secretaria Estadual de Educação, e Rosiney Rosa de Freitas, representante da Undime/GO. O evento teve 34 participantes, entre professores e técnicos de secretaria dos municípios de Anápolis, Posse, Silvânia, Rio Verde, Goiânia, Goianésia, Goiatuba, Pirenópolis, Anicuns, Quirinópolis, Campos Belos, Aragarças, Catalão, Rialma, Vianópolis, Caldas Novas, Itapuranga, Aparecida de Goiânia, Alexânia e Minaçu.
Patrícia Calheta, representante do Programa Escrevendo o Futuro, conduziu a formação a partir de dinâmicas em grupo, priorizando o debate e reflexão em função de cada gênero proposto. Dessa forma, abordou estratégias de aplicação das sequências didáticas e do ensino dos gêneros textuais. Patrícia nos conta que “com a navegação ampla pelo Portal, grande parte do grupo mostrou-se surpreso com a variedade e qualidade de recursos produzidos e disponíveis, sendo possível realizar reflexões bastante consistentes sobre como utilizar os produtos do Portal nos momentos de formação, com vistas a uma ampla utilização nas salas de aula”.
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