Home
Notícias
Sobre o Programa
Roraima sedia encontro de formação presencial do Escrevendo o Futuro

Roraima sedia encontro de formação presencial do Escrevendo o Futuro

Assunto: null
Autora: Mariana Garcia
28 Setembro 2017

Mais um encontro de formação presencial foi realizado em parceria com o Programa Escrevendo o Futuro. Desta vez, a Secretaria Estadual de Educação do Estado de Roraima realizou, em Boa Vista, nos dias 17 e 18 de agosto, um encontro dirigido aos técnicos das secretarias municipais e estadual, professores de língua portuguesa e coordenadores regionais.

A organização do encontro ficou a cargo da representante da secretaria de educação, Narda Costa, e do representante da Undime/RR Kennedy Leite da Silva, responsáveis também por mobilizar aproximadamente 30 participantes, entre técnicos de secretarias e professores de língua portuguesa, vindos de nove municípios: Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Normandia e Uiramutã.

O trabalho formativo, fundamentado na metodologia e nos recursos do Programa Escrevendo o Futuro, foi ministrado por Carmem Vera Nunes Spotti, parceira da Rede de Ancoragem e docente da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ela destacou o interesse dos participantes em aprimorar suas práticas e replicar os conteúdos tratados: “os cursistas participaram ativamente das atividades nos dois dias, manifestaram motivação e interesse em multiplicar o conhecimento sobre os materiais do Programa em seus municípios e escolas”, ressaltou Carmem.

O objetivo maior foi orientar os participantes a trabalharem com os materiais do Programa, principalmente as oficinas dos Cadernos do Professor, organizadas em quatro gêneros textuais – poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião -, e utilizar os diversos recursos formativos do Portal Escrevendo o Futuro.

O encontro foi acompanhado por Esdras Soares, representante do Escrevendo o Futuro, que apoiou e tirou as dúvidas relacionadas às ações do Programa. Esdras destacou o trabalho realizado pela docente, a organização do encontro, a qualidade da pauta de formação e o envolvimento dos participantes: “Para elaborar a pauta, a docente utilizou artigos disponíveis na revista NPL e no Portal. Os participantes tiveram a oportunidade de navegar pelo Portal e conhecer diversas seções: Percursos Formativos, Pergunte à Olímpia, Pérolas da Imaculada e Jogos de Aprendizagem. O encontro teve início com o aprofundamento teórico, o que deu a base para discussões sobre as práticas. O grupo se mostrou bastante interessado e considerou o encontro muito proveitoso”.

 


Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310