Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Sergipe realiza formação presencial em parceria com o Escrevendo o Futuro

07 de agosto de 2023

A Secretaria de Estado da Educação de Sergipe, em parceria com o Programa Escrevendo o Futuro, promoveu no dia 16 de agosto um encontro de formação presencial para 10 técnicos das Diretorias Regionais de Ensino e 40 professores de Língua Portuguesa, vindos de diferentes municípios sergipanos.

O encontro foi organizado pela representante da Secretaria Estadual de Educação, Nadja Nayra Alves Monteiro, e realizado na sede da secretaria, em Aracajú, no Auditório Hermínia Caldas. Estiveram presentes participantes de diversos municípios: Aracaju, São Cristovão, Lagarto, Itabaiana, Japaratuba, Nossa Senhora das Dores, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Graccho Cardoso, Muribeca, Poço Redondo, Umbaúba, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Tomar do Geru, Feira Nova, Nossa Senhora de Lurdes, Cumbe e Pirambu.

Antonio Felix De Souza Neto, docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e parceiro da Rede de Ancoragem do Programa, foi o responsável por ministrar a formação, que teve como principal objetivo refletir sobre o ensino da leitura e da escrita, a partir do uso social da língua, articulando teoria e prática. 

O encontro teve início com a leitura do poema O grito da arte, do poeta Luann  Vianna. Em seguida, o secretario adjunto de Educação, José Siqueira, deu boas-vindas aos participantes.  Foram apresentados os objetivos do Programa e os diferentes recursos que se encontram disponíveis para o professor/formador no Portal Escrevendo o Futuro: os Percursos Formativos, as seções Literatura em Movimento e Pergunte à Olímpia, entre outros. As oficinas dos Cadernos do Professor, nos quatro gêneros textuais, também foram abordadas por meio da metodologia da Sequência Didática. As propostas de ensino de leitura e escrita foram discutidas, considerando modelos teórico-metodológicos que privilegiam os aspectos multimodais de letramento/multiletramento (social, cognitivo e interacional) dos gêneros textuais. O papel e a atuação dos técnicos da área pedagógica das secretarias de educação na formação dos professores também foram levantados, considerando o diálogo com os professores de língua portuguesa.

O trabalho foi acompanhado por Maria Aparecida Laginestra, coordenadora do Programa Escrevendo o Futuro, que apoiou e tirou as dúvidas relacionadas às ações do Programa. Cida destacou a qualidade da pauta e o trabalho docente: “a pauta desenvolvida estava atrelada as orientações propostas pelo Programa. Merece destaque a leitura dialogada do artigo Textos Multimodais: leitura e produção, de Cláudia Ribeiro Rodrigues, da Universidade Federal de Minas Gerais”. Nessa  atividade,  o  professor Felix evidenciou  a importância das práticas de ensino que  desenvolvam nos  alunos as  habilidades indispensáveis  para leitura  de  textos  multimodais que circulam atualmente.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, texto literário, Luiz Gama, poesia

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo
especiais

Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo

Confira o especial com artigos planos de aula, entrevistas e textos literários para as suas aulas

literatura, planejamento docente, educação antirracista, educação para as relações étnico-raciais, literatura negra

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, revista NPL, educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000