Volta às aulas: a importância do planejamento docente
planejamento de aula, sequência didática, gestos didáticos, planejamento docente
A Secretaria de Estado da Educação de Sergipe, em parceria com o Programa Escrevendo o Futuro, promoveu no dia 16 de agosto um encontro de formação presencial para 10 técnicos das Diretorias Regionais de Ensino e 40 professores de Língua Portuguesa, vindos de diferentes municípios sergipanos.
O encontro foi organizado pela representante da Secretaria Estadual de Educação, Nadja Nayra Alves Monteiro, e realizado na sede da secretaria, em Aracajú, no Auditório Hermínia Caldas. Estiveram presentes participantes de diversos municípios: Aracaju, São Cristovão, Lagarto, Itabaiana, Japaratuba, Nossa Senhora das Dores, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Graccho Cardoso, Muribeca, Poço Redondo, Umbaúba, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Tomar do Geru, Feira Nova, Nossa Senhora de Lurdes, Cumbe e Pirambu.
Antonio Felix De Souza Neto, docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e parceiro da Rede de Ancoragem do Programa, foi o responsável por ministrar a formação, que teve como principal objetivo refletir sobre o ensino da leitura e da escrita, a partir do uso social da língua, articulando teoria e prática.
O encontro teve início com a leitura do poema O grito da arte, do poeta Luann Vianna. Em seguida, o secretario adjunto de Educação, José Siqueira, deu boas-vindas aos participantes. Foram apresentados os objetivos do Programa e os diferentes recursos que se encontram disponíveis para o professor/formador no Portal Escrevendo o Futuro: os Percursos Formativos, as seções Literatura em Movimento e Pergunte à Olímpia, entre outros. As oficinas dos Cadernos do Professor, nos quatro gêneros textuais, também foram abordadas por meio da metodologia da Sequência Didática. As propostas de ensino de leitura e escrita foram discutidas, considerando modelos teórico-metodológicos que privilegiam os aspectos multimodais de letramento/multiletramento (social, cognitivo e interacional) dos gêneros textuais. O papel e a atuação dos técnicos da área pedagógica das secretarias de educação na formação dos professores também foram levantados, considerando o diálogo com os professores de língua portuguesa.
O trabalho foi acompanhado por Maria Aparecida Laginestra, coordenadora do Programa Escrevendo o Futuro, que apoiou e tirou as dúvidas relacionadas às ações do Programa. Cida destacou a qualidade da pauta e o trabalho docente: “a pauta desenvolvida estava atrelada as orientações propostas pelo Programa. Merece destaque a leitura dialogada do artigo Textos Multimodais: leitura e produção, de Cláudia Ribeiro Rodrigues, da Universidade Federal de Minas Gerais”. Nessa atividade, o professor Felix evidenciou a importância das práticas de ensino que desenvolvam nos alunos as habilidades indispensáveis para leitura de textos multimodais que circulam atualmente.
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