Volta às aulas: a importância do planejamento docente
sequência didática, planejamento de aula, planejamento docente, gestos didáticos
Mais um encontro de formação presencial foi realizado em parceria com o Escrevendo o Futuro. Desta vez, a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná mobilizou técnicos de Língua Portuguesa dos Núcleos Regionais de Ensino, que abrangem diversos municípios paranaenses, para um trabalho de formação fundamentado na metodologia e nos recursos do Programa Escrevendo o Futuro.
A organização do encontro realizado no dia 27 de julho, em Curitiba, foi feita pelo representante da secretaria de educação, Adilson Carlos Batista, responsável também por mobilizar a participação dos técnicos, representantes de 32 Núcleos Regionais de Ensino: Apucarana; Área Metropolitana Norte; Área Metropolitana Sul; Assis Chateaubriand; Campo Mourão; Cascavel; Cianorte; Cornélio Procópio; Curitiba; Dois Vizinhos; Foz Do Iguaçu; Francisco Beltrão; Goioere; Guarapuava; Ibaiti; Irati; Ivaipora; Jacarezinho; Laranjeiras Do Sul; Loanda; Londrina; Maringá; Paranaguá; Paranavai; Pato Branco; Pitanga; Ponta Grossa; Telemaco Borba; Toledo; Umuarama; União Da Vitoria; e Wenceslau Braz.
Eliana Merlin Deganutti de Barros, parceira da Rede de Ancoragem do Programa e docente da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP), foi a responsável por ministrar a formação. Ela destacou a importância do trabalho com os técnicos, para que os conteúdos cheguem até os professores: “O curso foi pensado como multiplicador, já que os técnicos de língua portuguesa dos núcleos, que participaram, irão repassá-lo aos professores de sala de aula. Foi também um momento de troca de experiências e discussões em relação ao ensino da Língua Portuguesa e à metodologia utilizada pelo Programa”, ressaltou Eliana.
O objetivo maior foi orientar os técnicos do Paraná a formarem os professores que trabalharão com os materiais do Programa, apresentando as oficinas dos Cadernos do Professor nos quatro gêneros textuais, além dos diversos recursos disponíveis no Portal Escrevendo o Futuro. No período da manhã, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor os diferentes materiais, navegar pelo Portal, principalmente pelos Percursos Formativos e pelas seções Literatura em Movimento e Pergunte à Olímpia. A docente também navegou, juntamente com os participantes, pelo Banco Acadêmico do Programa, pelos Cadernos Virtuais e pelo acervo da Revista Na Ponta do Lápis. No período da tarde, o foco foram as sequências didáticas dos quatro gêneros, a partir das quais Eliana elaborou sinopses comentadas.
O trabalho foi acompanhado por Jéssica Nozaki, representante do Escrevendo o Futuro, que apoiou e tirou as dúvidas relacionadas às ações do Programa. Jéssica destacou a organização do encontro, a pauta da formação e o comprometimento e o envolvimento dos participantes: “Foram momentos de reflexão sobre os aspectos teóricos que embasam a metodologia presente nos Cadernos, e uma oportunidade de entender melhor o quanto as sequências didáticas propostas pelo Programa dialogam com os conteúdos do currículo escolar. Um dos pontos altos foi a leitura de textos produzidos por estudantes nas últimas edições da Olimpíada, seguida de análise coletiva e comentários a respeito dos fatores sociodiscursivos e linguísticos dessas produções, nos quatro gêneros textuais”.
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