Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
literatura de autoria feminina, literaturas e identidades, ensino de literatura, formação leitora
Nos dias 26 e 27 de junho, o Programa Escrevendo o Futuro em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO), realizou mais uma formação para os técnicos das diretorias regionais de ensino e secretarias municipais.
O evento foi realizado no campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A proposta era trazer aos multiplicadores a metodologia da sequência didática para o processo de ensino da leitura e da escrita a partir dos materiais do Programa Escrevendo o Futuro, assim como possibilitar a reflexão com foco nos quatro gêneros trabalhados pelo Programa: Poema, Memórias Literárias, Artigo de Opinião e Crônica.
O grupo de dança da Escola Municipal de Tempo Integral Euridice Ferreira de Mello se apresentou na abertura do encontro, que contou com as presenças da diretora de Educação da Seduc, Joana dos Reis Neres Gomes, e do presidente da Undime, Bartolomeu Moura Junior.
Representante do Escrevendo o Futuro, a professora Patrícia Calheta destacou a importância das ações do Programa e dos diversos cursos de formação disponíveis hoje no ambiente virtual, além das ferramentas e recursos formativos que educadores de todo o Brasil encontram também no Portal Escrevendo o Futuro.
O público superou expectativas, com a participação de mais de 180 pessoas, entre dirigentes municipais e técnicos regionais da secretaria estadual de educação. Essa mobilização foi fruto do trabalho articulado entre as representantes do Consed, Roseli Bitzcof de Moura, e da Undime, Maria Solange Rodrigues.
Para aproximar a teoria da prática, professoras e alunas que chegaram à etapa nacional da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada em 2016, compartilharam suas experiências com o público. Da Escola Municipal Varjão, Paraíso do Tocantins, a professora Jesuína Bandeira Oliveira e a aluna Tatiane Pereira Gonçalves participaram na categoria Memórias Literárias. Da Escola Municipal Irmã Julita, a aluna Gisele Silva Andrade e a professora Gilvânia Neiva Rocha, em Poema. A professora semifinalista, em 2014 e 2016, em Artigo de Opinião, Gleice Fernandes Carvalho, da Escola Estadual Madre Belém, também dividiu com os participantes suas experiências.
A formação foi conduzida pela docente da Universidade Federal de Tocantins (UFT), Ângela Fuza, que apresentou os objetivos do Programa, desde a concepção interacionista de linguagem aos gêneros discursivos, até o passo a passo da sequência didática utilizada na produção de textos.
As técnicas da Seduc, orientadas pela professora Patrícia Calheta, se dividiram para explicar e acompanhar de perto o desenvolvimento dos gêneros com os participantes. Eliziane de Paula Silveira Barbosa conduziu o trabalho com o gênero Artigo de Opinião. Elizama Maurício de Paiva Santos e Mariana Castro Cavalcante Lima ficaram com Crônica. Fabrícia Ferreira da Silva e Luciana Pegoraro Penteado Gândara trabalharam com Memórias Literárias, e Maria da Glória de Castro Azevedo (UFT) conduziu o grupo que trabalhou com Poema.
O Caderno do Professor, a revista Na Ponta do Lápis e todo material do Programa Escrevendo o Futuro nortearam as oficinas fazendo com que os participantes vivenciassem experiências de forma dinâmica. Para a docente Ângela Fuza, o resultado é positivo e o encontro foi permeado por bastante envolvimento e comprometimento dos integrantes em relação à multiplicação dos conteúdos abordados.
“São muitos conhecimentos novos, mas os participantes demonstraram interesse, tendo em vista suas anotações e questionamentos sobre como poderiam levar os conhecimentos para os outros colegas.”, afirma a professora.
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