Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Formação de educadores é prioridade em 2017

Inicio do conteudo
Assunto: null
Autor(a): Mariana Garcia
10 Fevereiro 2017

O Programa Escrevendo o Futuro dá as boas vindas aos educadores e educadoras de todo o país, que iniciam mais um ano de muito trabalho. Sejam professores experientes ou docentes que estejam começando esta empreitada, planejar a aprendizagem da língua portuguesa é sempre um desafio. Um frio na barriga toma conta e as expectativas são grandes.

Considerando essas e outras questões, o Programa Escrevendo o Futuro terá como foco principal neste ano as ações de formação de educadores. Para isso, diversas atividades a distância e presenciais estão sendo planejadas e serão divulgadas nas próximas semanas de forma mais detalhada.

Veja abaixo algumas das ações previstas para este ano.

 

Portal Escrevendo o Futuro

O Portal Escrevendo o Futuro será o principal meio para a realização das ações a distância. A plataforma se caracteriza como um espaço de formação que oferece conteúdos pedagógicos, recursos didáticos interativos e trocas de experiências entre educadores de todo o Brasil, por meio dos cursos on-line e dos Percursos Formativos, entre outras ações. O Portal também traz informações sobre o andamento do Programa, além de notícias, reportagens, artigos e entrevistas. Os usuários cadastrados no Portal recebem um boletim semanal com as principais novidades publicadas a cada edição. Se você ainda não é cadastrado, clique aqui e cadastre-se para acompanhar e participar das ações do Programa.

 

Cursos on-line

O Programa oferecerá ao longo do ano novas turmas para os cursos “Caminhos da Escrita”; “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas”; e “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula”. Acesse aqui para conhecer e saber mais sobre cada um deles. Os cursos serão disponibilizados aos educadores bem como às secretarias de educação que desejarem estabelecer parceria com o Programa por meio da composição de turmas exclusivas. As informações sobre as datas de inscrições serão divulgadas aqui no Portal. Aguarde.

 

Percursos Formativos

Recurso de formação a distância que abrange os eixos de Leitura, Oralidade, Escrita e Análise Linguística. Em um diagrama interativo estão reunidos conteúdos do Portal e de sites afins, didaticamente organizados, constituindo um acervo de artigos, entrevistas, depoimentos, fóruns, jogos, vídeos, áudios, entre outros, onde o educador escolhe o caminho a percorrer. Os Percursos favorecem o entendimento da relação entre teoria e prática, oferece textos de fundamentação teórica, orientações para a prática em sala de aula, recursos didáticos e depoimentos de experiências bem sucedidas. Neste ano os Percursos Formativos serão alimentados com conteúdos inéditos, além de novas ferramentas para contribuir no trabalho docente.

 

Novidade no Portal

O Portal lançará em breve uma nova seção interativa com o objetivo de aprimorar a atuação de educadores que trabalham com leitura e literatura. A nova seção promoverá o diálogo, sobretudo com professores do Ensino Médio, contribuindo com experiências digitais no ensino da leitura e literatura de forma mais leve, dinâmica e interessante. A novidade disponibilizará conteúdos sobre o tema, abordando uma diversidade de autores, especialistas e linguagens.

 

Formações presenciais

As parcerias do Programa Escrevendo o Futuro com secretarias de educação de todo o país continuam em 2017. Os cursos de formação presencial podem ocorrer em todas as unidades da Federação, em âmbito estadual ou municipal. O objetivo é contribuir para a formação de profissionais da educação em escolas públicas, articulando saberes específicos de sua área de conhecimento com o saber pedagógico. Os encontros podem ser organizados e realizados com o apoio e a parceria da “Rede de Ancoragem” do Programa, formada por representantes da Undime e do Consed – que organizam as turmas em parceria com as secretarias de educação-, além de um docente de universidade pública do Estado em que ocorre a formação, ou pode ser solicitado diretamente pela secretaria de educação que tiver estrutura e disponibilidade para oferecer a formação à sua respectiva rede. Para mais informações sobre as parcerias de formação escreva para: olimpiada@cenpec.org.br.

 

Acompanhe as novidades aqui no Portal Escrevendo o Futuro! As ações serão divulgadas com mais detalhes nas próximas semanas.

Desejamos um bom início de ano e ótimo trabalho a todos.


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime
 
Conséd
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé