Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Encerrada a 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Inicio do conteudo
Assunto: null
Autor(a): Mariana Garcia e Esdras Soares
16 Dezembro 2016

Chegamos ao final da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Marcada pela mobilização, articulação e o engajamento das comunidades escolares de todo o país, a Olimpíada contou com o envolvimento de uma extensa rede de colaboradores, composta por técnicos de secretarias de educação, diretores de escolas, professores, alunos e familiares, comprometidos com a melhoria da qualidade da educação pública brasileira.

Os números são expressivos e mostram a abrangência da 5ª edição: 4.873 municípios aderidos, mais de 80 mil professores inscritos e cerca de 5 milhões de alunos participantes, que produziram textos em todo o país, com o tema “O lugar onde vivo”, escritos em quatro gêneros textuais: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.

Após um longo percurso formativo, os 20 alunos e professores vencedores, cinco por cada categoria de inscrição, foram anunciados no evento de Premiação Nacional, realizado no dia 13 de dezembro, em São Paulo (SP), em uma cerimônia repleta de expectativas e emoção. Estavam presentes no evento os 152 professores e alunos finalistas, acompanhados por um familiar ou responsável, além do(a) diretor(a) da escola participante.

A cerimônia foi conduzida por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, apresentadores da TV Escola, e teve início com uma homenagem ao poeta Manoel de Barros, que neste ano completaria 100 anos. A plateia também assistiu a animada apresentação da Filarmônica de Pasárgada, grupo formado em 2008 por alunos do curso de música da USP.

Para falar sobre a experiência como participante da Olimpíada, a professora Juliana Wilczek de Oliveira, do Paraná, subiu ao palco em nome de todos os professores participantes, e em seguida, o aluno Leonardo Silva Brito, de Rondônia, surpreendeu a todos com uma fala encantadora, sobre as vivências e aprendizagens ao longo do processo, representando os alunos participantes desta edição.

Conheça os vencedores da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e confira as fotos da Premiação Nacional.

A publicação que apresenta os 152 textos finalistas, 38 em cada gênero, foi distribuida ao final do evento. Clique aqui para conhecer os textos.

 

 

 


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé