Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Aconteceu nas Oficinas Regionais...

Jéssica Nozaki

07 de agosto de 2023

Felicidade, valorização, amizade, conhecimento, interação. Essas foram algumas das palavras escolhidas pelos participantes para descrever a Etapa Regional da 5a edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 

Os encontros aconteceram entre os dias 25/10 e 24/11/2016 e, neles, foram reunidos os 500 alunos semifinalistas e seus professores, vindos de todos os cantos do país, do Oiapoque ao Chuí. Divididos conforme as categorias pelas quais concorriam, eles vivenciaram três dias intensos e inesquecíveis: foram oficinas de formação, atividades para aperfeiçoamento do texto, produção de um novo texto, palestras, rodas de conversa e muita troca de experiências. Também aconteceram as livrarias, onde professores e estudantes puderam adquirir títulos variados com o vale-presente fornecido pela Olimpíada. 

Além desses pontos comuns a todas as oficinas regionais, o Encontro de cada gênero também contou com passeios culturais e atividades específicas. Confira, a seguir, os principais destaques dos encontros e acesse os blogs para ver fotos, vídeos, áudios e saber tudo o que aconteceu em cada um.

 

Artigo de Opinião

Data e local: A oficina aconteceu em São Paulo (SP), ao longo de três dias quentes, de 25 a 27/10. A megalópole acelerada e marcada pela pluralidade foi o palco perfeito para nossos articulistas exercitarem outros pontos de vista e debaterem todas as ideias e opiniões que efervesciam a cada minuto. 

Passeio: Os participantes visitaram a maior exposição de arte da América Latina, a 32a Bienal de Arte de São Paulo, sob o título “Incerteza viva”. Lá, tiveram a oportunidade de conhecer importantes obras de arte contemporânea que buscam discutir as condições de vida nos tempos atuais. 

Atividade especial: Foi organizado um debate sobre uma questão mais do que atual e pertinente para os estudantes: “Ações afirmativas são políticas adequadas e eficientes na garantia do acesso à universidade?”. A partir desse tema, os jovens expuseram seus argumentos de forma perspicaz, levantando seus posicionamentos sobre direitos sociais, meritocracia, cotas e programas de governo.

Acesse o Blog de Artigo de Opinião

 

Crônica

Data e local: Foi a cidade de Porto Alegre (RS), terra de grandes escritores como Mario Quintana e Luis Fernando Veríssimo, que abrigou nossos semifinalistas nos dias 08, 09 e 10/11. A capital, que mescla modernização e arquitetura tradicional, pôde oferecer belos cenários e instigantes cenas urbanas aos nossos cronistas. 

Passeio: O roteiro foi feito inteiro a pé para que os participantes admirassem todas as belezas do centro histórico. Eles também conheceram o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, onde fizeram uma visita monitorada, o Centro Cultural Mário Quintana e ainda puderam fazer compras na 62a Feira do Livro de Porto Alegre. 

Atividade especial: Os estudantes participaram de um workshop em que aprenderam algumas técnicas para tirar boas fotos com o celular. Todas as dicas foram aplicadas durante o passeio: nas ruas do centro histórico, eles registraram flagras cotidianos pensando na relação entre a captura de imagens e a escrita de uma crônica. A partir disso, produziram um novo texto, baseado em uma das fotografias registradas.

Acesse o Blog de Crônica

 

Memórias Literárias

Data e local: O encontro aconteceu de 16 a 18/11, em Fortaleza (CE), cidade onde nasceu o célebre romancista José de Alencar. O vento forte que caracteriza a capital soprou boas lembranças e muita inspiração para nossos memorialistas. 

Passeio: Alunos e professores visitaram o Instituto Dragão do Mar, um dos maiores centros culturais e artísticos do país.  Depois, seguiram para o píer de Fortaleza, na beira-mar da praia de Iracema, onde puderam apreciar – muitos, pela primeira vez! – o exuberante mar do Nordeste. 

Atividade especial: Com a finalidade de produzir um novo texto de memórias literárias, os alunos tiveram a honra de entrevistar um artista de enorme talento e genuína simplicidade: Stênio Diniz, desenhista, xilogravador, compositor e poeta popular. Os estudantes elaboraram perguntas tanto para entender melhor a biografia de Stênio quanto para recuperar as lembranças dele sobre sua terra, Juazeiro do Norte.

Acesse o Blog de Memórias Literárias

 

Poema

Data e local: Os semifinalistas entraram no ritmo (e no calor) de Salvador (BA) para a oficina que aconteceu entre 22 e 24/11. A terra de Dorival Caymmi – do “vento que faz cantiga” e das “ondas verdes do mar” – trouxe toda a musicalidade para os versos e as estrofes dos pequenos poetas. 

Passeio: Alguns dos maiores pontos turísticos da capital baiana estavam contemplados no roteiro de visita dos participantes. O passeio começou com o Elevador Lacerda, seguiu para o Mercado Modelo e terminou no Farol da Barra, com a vista para o mar e para um poético pôr-do-sol. 

Atividade especial: Em um estúdio montado especialmente para a oficina, os estudantes gravaram trechos de seus poemas. Esses trechos foram agrupados por temas e musicados com trilhas sonoras sensíveis, que dialogavam com cada verso declamado. Tudo isso se transformou em CDs, entregues a alunos e professores.

Acesse o Blog de Poema

 

O que vem por aí

A Etapa Regional chegou ao fim e, portanto, já foram escolhidos os 38 textos finalistas de cada categoria.  Agora, cabe à Comissão Julgadora Nacional, que será realizada no dia 05/12, ler e avaliar todas as produções a fim de selecionar os cinco vencedores por gênero. 

O anúncio desses vencedores acontecerá no dia 13/12, na cerimônia de premiação que será realizada em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo Portal Escrevendo o Futuro. Os alunos finalistas de todo o país viajarão para participar da cerimônia, acompanhados de um parente, de seu professor, e do diretor ou representante da escola, com as despesas custeadas pela Olimpíada. 

Estudantes e professores vencedores serão premiados com medalha, notebook e impressora. Já as escolas dos participantes receberão computadores, impressoras, projetor e telão para projeção, além de diversos livros para a biblioteca. 

Acompanhe em breve aqui no Portal mais informações sobre o evento final de premiação. 

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo
especiais

Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo

Confira o especial com artigos planos de aula, entrevistas e textos literários para as suas aulas

planejamento docente, literatura negra, educação antirracista, educação para as relações étnico-raciais, literatura

Imagem de capa de Contos, minicontos e microcontos na escola: a arte de contar histórias
especiais

Contos, minicontos e microcontos na escola: a arte de contar histórias

Confira sequências didáticas e projetos de escrita para inspirar suas aulas

formação leitora, miniconto, escrita, microconto, conto, leitura, literatura

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL, literatura indígena, formação docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000