Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
ensino de literatura, literaturas e identidades, literatura de autoria feminina, formação leitora
Prepare-se, a fase mais emocionante e decisiva da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro está prestes a começar. Trata-se da Etapa Regional, que terá início no dia 25/10 e seguirá por quatro semanas, até o dia 24/11.
Esse é o momento de reunir os 500 alunos semifinalistas e seus professores para celebrar as conquistas individuais e coletivas; trocar experiências; participar de atividades culturais e de formação; e aprimorar o trabalho realizado. Também é a hora de mergulhar num verdadeiro mar de diversidade; afinal, esses mil participantes vêm de cada um dos estados brasileiros, trazendo os sotaques e a riqueza dos mais diferentes cantos do país.
Para chegar até aqui, muita coisa já precisou acontecer nesta 5ª edição da Olimpíada. Confira, a seguir, um resumo do caminho percorrido ao longo deste ano:
Professores de escolas públicas de todo o país se inscreveram e realizaram as oficinas com seus alunos.
Cada escola organizou uma comissão julgadora para escolher os melhores textos de cada gênero.
As comissões avaliaram os textos enviados pelas escolas e fizeram uma nova seleção, de acordo com o número de vagas a que a cidade tinha direito.
Os avaliadores se reuniram presencialmente para eleger os 500 textos semifinalistas em todo o Brasil, sendo 125 por categoria.
Os semifinalistas participam de encontros de formação enquanto a comissão regional seleciona os 38 finalistas de cada categoria.
A Etapa Regional é composta por quatro encontros, cada um dedicado a um dos gêneros textuais trabalhados no Programa: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.
Esses encontros têm duração de três dias e, neles, são realizadas oficinas de formação, palestras, passeios culturais e diversas outras atividades com o objetivo ampliar o repertório e as habilidades de leitura e escrita dos alunos, além de apresentar, aos professores, propostas destinadas a contribuir para a melhoria do trabalho docente.
Participam presencialmente os 500 alunos semifinalistas e seus professores, 125 em cada gênero, que viajam para uma das capitais brasileiras escolhidas para sediar os eventos. As viagens são totalmente custeadas pelos realizadores da Olimpíada e, em 2016, acontecerão nas seguintes datas e locais:
Categoria | Data | Local |
Artigo de Opinião | 25 a 27/10 | São Paulo (SP) |
Crônica | 08 a 10/11 | Porto Alegre (RS) |
Memórias Literárias | 16 a 18/11 | Fortaleza (CE) |
Poema | 22 a 24/11 | Salvador (BA) |
Não só de formação é feita a Etapa Regional. Ao mesmo tempo em que serão realizadas as oficinas com estudantes e professores, também acontecerão as Comissões Julgadoras Regionais.
Compostas por representantes do Ministério da Educação, da Fundação Itaú Social, do Cenpec, da Undime, do Consed, das Secretarias de Educação, e por docentes de universidades públicas, as comissões têm a difícil missão de avaliar os textos semifinalistas e selecionar os 38 textos de cada categoria que passarão à Etapa Nacional, ou seja, à final do concurso.
Nessa etapa, os avaliadores participantes das comissões julgadoras têm a oportunidade de verificar a autoria dos textos dos alunos, por meio de novas produções textuais que acontecem ao longo das oficinas regionais.
Assim como na última edição do concurso, a equipe da Olimpíada vai fazer a cobertura completa de tudo o que acontece em cada encontro regional. Entrevistas, curiosidades, histórias, a rotina de professores e alunos: tudo será disponibilizado praticamente em tempo real nos blogs de cada categoria.
Essa é uma forma de levar um pouco da vivênciados semifinalistas para suas famílias, para a comunidade escolar e para todos que quiserem acompanhar bem de perto os acontecimentos das oficinas.
Fique de olho aqui no Portal Escrevendo o Futuro, pois, em breve, serão divulgadas mais informações sobre os blogs.
Enquanto isso, que tal entender um pouco melhor o que acontece na Etapa Regional, desde a viagem de professores e alunos até as atividades específicas das quais eles participam? Para isso, assista aos vídeos com os registros das semifinais de 2014:
Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
ensino de literatura, literaturas e identidades, literatura de autoria feminina, formação leitora
Poemas de Luiz Gama
Luiz Gama, poema, texto literário, poesia
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
literatura indígena, formação docente, revista NPL, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.