Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

A Etapa Estadual da Olimpíada foi encerrada

07 de agosto de 2023

Etapa Regional

 

A Etapa Estadual da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi encerrada. De 26 de setembro a 11 de outubro, avaliadores das 27 Unidades da Federação (UF’s) vivenciaram o desafio de avaliar e selecionar os textos semifinalistas, nas Comissões Julgadoras Estaduais.

A organização desta etapa foi realizada pelas Secretarias Estaduais de Educação, por meio dos(as) parceiros(as) representantes do Consed, integrantes da Rede de Ancoragem da Olimpíada. Cada comissão foi presidida por um(a) docente representante de uma universidade pública, que também integra a Rede de Ancoragem do Programa, e contou com o acompanhamento e suporte de um(a) representante da equipe de coordenação da Olimpíada.

Os avaliadores convidados tiveram que se preparar antes do encontro presencial, fazendo o curso autoformativo “Avaliação de textos – Orientações para seleção de textos nos gêneros: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião”, disponível no Portal Escrevendo o Futuro. Também avaliaram previamente os textos no ambiente virtual da Olimpíada, antes de cada encontro presencial.

O processo todo foi organizado de forma a garantir imparcialidade na avaliação e seleção das produções. Os textos foram apresentados para os avaliadores sem o nome dos alunos, das escolas e dos professores. Cada texto foi avaliado no ambiente virtual por dois especialistas, e posteriormente no encontro presencial, pelos demais avaliadores do grupo.

O processo de composição das comissões foi fundamental para garantir a participação das diferentes redes de ensino, promover troca de conhecimento entre os avaliadores e garantir a qualidade das avaliações seguindo os critérios sugeridos para cada gênero literário. Por isso, as comissões são compostas por professores de Língua Portuguesa, docentes das universidades públicas e representantes das redes municipal, estadual e federal de ensino.

Maria Aparecida Laginestra, coordenadora da Olimpíada, acompanhou algumas comissões estaduais: “Em um ano de tantos desafios nas redes públicas de ensino, mais uma vez, constatamos a consistência e compromisso do professor, no trabalho com a produção escrita em sala de aula. Acompanhamos, em cada um dos estados, a difícil tarefa dos avaliadores em selecionar os textos semifinalistas. Pela escrita dos alunos-autores, pudemos enxergar situações políticas, sociais e ambientais que afetam a vida da população. Tivemos oportunidade de ler depoimentos envolventes de antigos moradores, cenas do cotidiano descritas com humor, críticas e até pitadas de ficção. Isso sem falar dos versos dos pequenos poetas, retratando com leveza e sonoridade as peculiares de seu lugar”. Ela lembrou ainda que “Logo mais, nas oficinas regionais, estudantes e professores terão oportunidade de potencializar o diálogo e trazer para outras escritas a diversidade de saberes e cultura do país.”

Nas comissões estaduais foram selecionados 500 textos semifinalistas, 125 por categoria, garantindo que cada Estado brasileiro e o Distrito Federal tivessem, no mínimo, um representante em cada um dos quatro gêneros. Para conhecê-los, acesse o Mapa das Inscrições, clicando em cada Estado.

Professores e estudantes semifinalistas já estão se preparando para participar das Oficinas Regionais, que acontecerão de 25/10 a 24/11.

Relatos de prática

Na Etapa Regional os professores semifinalistas também submetem suas produções escritas a uma comissão - é o chamado relato de prática, que se trata de um gênero que apresenta as vivências em sala de aula, no decorrer do desenvolvimento da sequência didática de um dos gêneros da Olimpíada. Para saber mais, leia o texto “Dicas para a elaboração do ‘relato de prática”, escrito pela professora Olímpia.

Professores semifinalistas já podem encaminhar seus relatos por meio do Portal Escrevendo o Futuro. Clique aqui para acessar o ambiente de envio.

O envio deve ser feito no máximo em até 24h antes da Oficina Regional de cada gênero no qual o professor foi classificado. Confira as datas abaixo:

São Paulo/SP - Artigo de Opinião 25/10 a 27/10
Porto Alegre/RS - Crônica 08/11 a 10/11
Fortaleza/CE - Memórias Literárias 16/11 a 18/11
Salvador/BA - Poema 22/11 a 24/11

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

Luiz Gama, poesia, texto literário, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo
especiais

Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo

Confira o especial com artigos planos de aula, entrevistas e textos literários para as suas aulas

planejamento docente, educação antirracista, literatura, literatura negra, educação para as relações étnico-raciais

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas, revista NPL, literatura indígena

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000