Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

É hora de selecionar os textos nas escolas

Inicio do conteudo
Assunto: null
Autor(a):
28 Julho 2016
Comissão Julgadora Escolar

Depois de tanto trabalho, chegou a hora de enviar os textos!

A 5ª edição da Olimpíada de língua Portuguesa Escrevendo o Futuro segue a todo o vapor! Ao longo deste ano, muito trabalho foi realizado nas escolas: professores de língua portuguesa de todo o Brasil desenvolveram atividades com seus alunos e muitos textos foram escritos e reescritos. Chegamos à Etapa Escolar, ocasião para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nas salas de aula.

O prazo para as escolas enviarem os textos foi prorrogado até às 18h do dia 20 de agosto!

Mas atenção: para cadastrar o texto, o ambiente virtual da etapa escolar deve ser acessado com os dados do(a)diretor(a) da escola, informados no momento da inscrição.

 

Comissão Julgadora Escolar (CJEsc): o que é e como fazer?

Essa Comissão tem a difícil tarefa de selecionar entre os melhores textos da escola apenas um por categoria da qual participa, conforme os anos escolares que atende.

A direção da escola deverá constituir a Comissão Julgadora Escolar (CJEsc) para escolher o melhor texto de cada categoria inscrita nesta edição. A CJEsc deve ser coordenada pelo(a) diretor(a) da escola e composta por 3 a 5 avaliadores, que devem ser professores da língua portuguesa (não inscritos na Olimpíada); representantes dos pais de alunos; representantes da comunidade que dominem a língua portuguesa (como jornalista, escritor(a), ou representante da secretaria de educação). Mas atenção: nenhum professor(a) inscrito ou pessoa que tenha vínculo familiar ou socioafetivo com os alunos participantes da Olimpíada poderá ser membro da Comissão.

Para orientar o processo avaliativo, a Olimpíada oferece o curso autoformativo (sem mediação) “Avaliação de Textos – Orientações para seleção de textos nos gêneros: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião”, destinado a todos os integrantes das Comissões Julgadoras Escolares, Municipais e Estaduais. O curso está disponível on-line no Portal Escrevendo o Futuro e pode ser realizado pelos avaliadores nos horários de sua conveniência, sem a necessidade de um mediador ou orientador.

A Olimpíada promoverá no dia 08/08, às 17h, um bate-papo virtual com Cristiane Mori sobre "Avaliação de textos". Envie suas dúvidas aqui nos comentários, no final desta página, e participe desta conversa. As questões podem ser enviadas até a data da transmissão, aqui no Portal Escrevendo o Futuro.

Como enviar o(s) texto(s)?

Os textos selecionados pela Comissão Julgadora Escolar deverão ser digitados no ambiente do Portal Escrevendo o Futuro, bem como impressos e enviados para a Comissão Julgadora Municipal.

ATENÇÃO: o acesso ao ambiente de envio do(s) texto(s) é disponibilizado apenas para o(a) diretor(a) da escola. Para entrar no ambiente é necessário ser cadastrado no Portal Escrevendo o Futuro, caso o diretor(a) não seja cadastrado no Portal será necessário realizar o cadastro.

Para conhecer o passo a passo de envio dos textos acesse o tutorial desta etapa e o folder com todas as orientações:

 

Acesse as orientações para a Comissão Julgadora Escolar

 

Não deixe para última hora, o prazo final para envio dos textos é dia 19 de agosto e não será prorrogado.

Incentive a sua escola a enviar o(s) texto(s)!

Do lugar de cada um, o saber de todos nós.


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé